As startups são empreendimentos que estão dominando os serviços no mercado, por serem empresas tecnológicas que oferecem praticidade e inteligência. Quem está envolvido nesse meio, certamente já ouviu falar sobre o termo MVP – Minimum Viable Product ou MVP Startup.
Essa metodologia é essencial para a estratégia das startups, pois permite ter uma versão simplificada do produto final. A partir das informações é possível ter maior direcionamento das decisões e testar o encaixe do produto no mercado.
Conhecer e aplicar essa metodologia é fundamental para desenvolver ideias relevantes que desde o início do projeto sejam passíveis de sucesso. Pensando nisso, confira neste post o que é, como fazer um MVP para alavancar a sua startup!
O que é MVP?
O MVP é a sigla para o Minimum Viable Product, que em tradução direta significa Produto Mínimo Viável. Basicamente, consiste em uma versão simplificada de um produto que será apresentado no mercado por uma startup.
É uma das etapas iniciais do processo para empreender. Implantar a MVP significa coletar e reunir informações sobre os clientes e desenvolver soluções práticas e inovadoras para que a startup identifique o que falta para aperfeiçoar os serviços e preços.
O que é MVP em uma startup?
Na prática, o MVP em startups é a metodologia que permite que a empresa ou equipe do projeto possa coletar o maior número de aprendizados sobre o produto ou serviço lançado com os próprios clientes em menor tempo e esforço possível.
Segundo um artigo publicado na Harvard Business Review, 75% das startups fracassam no lançamento de seus produtos e serviços ao adotarem o modelo tradicional de desenvolvimento de produtos.
Sem a estratégia MVP, muitos empreendedores ainda gastam fortunas e anos desenvolvendo o produto para que, após muito tempo dedicado no desenvolvimento, descubram que não é de interesse do público ou que ainda precisa ser muito readequado.
Em um cenário volátil e acelerado, esse tempo perdido pode ser irrecuperável, especialmente para as startups, que muitas vezes só conseguem implementar suas ideias através de investidores.
Para prevenir esse problema, surgiu a metodologia lean startup. Entre as várias abordagens desse método está o uso do MVP.
O MVP em startups estabelece que o sucesso do negócio está em ouvir o público-alvo e testar.
Isso porque o lançamento de um Produto Mínimo Viável já é o suficiente para conseguir medir a recepção e colher pontos importantes de melhorias e acertos, como:
- Quais os melhores canais de distribuição;
- Melhores formatos e ações de comunicação e marketing;
- Preço competitivo de mercado;
- Funcionalidades e atributos do produto.
De modo geral, pode-se dizer que o MVP Startup é uma forma de criar hipóteses ao lado dos clientes e, a partir delas, alcançar o sucesso em menor tempo.
Qual a importância do MVP para as startups?
O modelo MVP é importante para as startups pois ajuda a direcionar os investimentos em produtos com grandes possibilidades de ter sucesso com redução dos riscos.
Além disso, é uma ferramenta útil para prever o comportamento do público e ter maior embasamento nas ações, sejam de marketing ou de produtos e serviços para atender melhor às necessidades dos clientes.
É fundamental para a startup começar bem, pois lida diretamente com informações sobre diversos fatores de risco.
Exemplo disso são a volatilidade do mercado, nível da concorrência, instabilidade no faturamento e possíveis influências em períodos de crise.
Como implementar o MVP nas startups?
Entender a importância do MVP para o projeto da startup e considerar implementá-lo é o primeiro passo para ter solidez no negócio.
É um processo que requer muito planejamento e avaliação cuidadosa, de dados e indicadores.
Veja a seguir como fazer o MVP na sua startup e exemplos!
Conte com uma boa equipe
Uma equipe qualificada e motivada consegue alcançar os objetivos com mais facilidade. Por isso, é importante ter profissionais especializados que tenham a capacidade de identificar deficiências e propor melhorias, além de entender sobre gestão e tecnologia.
Entenda a dor do cliente
Esse passo é fundamental, pois entender a dor do cliente vai ajudar a elaborar estratégias para o produto atender totalmente as necessidades e expectativas. Dessa forma, propor uma solução ideal vai ficar muito mais fácil.
Defina o produto
Com as informações sobre as necessidades do seu cliente, sobre o mercado e reunindo uma equipe qualificada, é o momento de definir o produto.
Defina claramente as funcionalidades e teste as variáveis durante o lançamento — essa etapa é chamada de construção de script.
Coloque em prática
Após concluir as etapas anteriores é hora de eliminar os excessos e colocar o projeto em prática para o acesso do público. É importante entregar o MVP com a mesma qualidade do produto final.
Defina metas e objetivos
Saiba exatamente o que esperar do MVP, para tanto, estabeleça metas realistas para alcançar os objetivos do negócio.
As metas permitem avaliar melhor os resultados e concluir se o MVP está de acordo com o esperado.
Invista na melhoria contínua
Por mais que a aceitação inicial do produto seja boa no mercado, é essencial se manter em busca da melhoria contínua, ou seja, do aperfeiçoamento.
Dessa forma, você pode identificar oportunidades para reduzir custos e ter excelência nos serviços, fator indispensável para conquistar o público.
O MVP é uma ferramenta importante para a gestão da startup e serve para analisar o desempenho e comprovar as hipóteses.
Ou seja, é uma metodologia moderna que proporciona a transparência para o início do projeto em um momento relevante que pode determinar se o negócio será promissor ou não.
O que é MVP em projetos?
O MVP em projetos representa o desenvolvimento de um produto mínimo como prioridade para começar a testar a ideia e recepção do público-alvo.
Ou seja, dentro do planejamento e acompanhamento de projetos, está previsto que aquele produto ou serviço será, possivelmente, lançado ainda “incompleto” ou sem todas as funcionalidades desenvolvidas.
Nos projetos, o MVP é uma metodologia estratégica para conseguir medir o sucesso do produto final e antecipar dificuldades, problemas e melhorias.
A área de TI, por exemplo, é bastante conhecida por utilizar o método MVP. Soluções em TI podem apresentar problemas inesperados que somente com o teste dos usuários podem ser identificados e corrigidos.
Por isso, normalmente é desenvolvido um lançamento controlado para poucos usuários, para evitar frustração no público geral e causar uma imagem ruim para o produto ou startup.
Também é frequente o MVP duplo (teste A/B), em que duas versões podem ser lançadas para comparar qual é melhor recebida pelos clientes.
Outros tipos de MVP em projetos são o MVP Fumaça, MVP Concierge, MVP Mágico de Oz, MVP Single Future e Prototipo.
Todos os modelos possuem vantagens e desvantagens de acordo com o tipo de projeto.
O que é MVP Concierge?
O MVP Concierge é um método de lançamento de produto ou serviço para atender às necessidades dos clientes de maneira única.
Assim como na profissão Concierge, a função é atender de forma personalizada e com foco nas pessoas.
Por conta disso, muitas vezes o MVP Concierge não é utilizado, por não ser um modelo escalável.
Contudo, muitas startups estão voltadas para a estratégia, por entenderem que esse tipo de MVP faz toda a diferença para o sucesso de um produto.
Nessa estratégia, a startup pode adotar como forma de validação a apresentação do produto ou serviço para um grupo selecionado de usuários e colher desse seleto grupo informações valiosas como feedback.
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Resumindo
O que é o MVP?
Sigla para o Minimum Viable Product, que em tradução direta significa Produto Mínimo Viável. O MVP é, basicamente, uma versão simplificada de um produto que será apresentado no mercado por uma startup.
Como implantar?
- conte com uma boa equipe
- entenda a dor do cliente
- defina o produto
- coloque em prática
- defina metas e objetivos
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