Os negócios digitais estão em crescimento no Brasil. Segundo um levantamento Harvard Business Review (HBR), o país é o 35º no mundo mais favorável para criar negócios online. Além disso, a pandemia do Coronavírus colaborou muito para o aumento desses números. Para se ter ideia, o comércio eletrônico tinha um crescimento esperado para 2020 de 18% e com a pandemia foi de 30%.
No entanto, para analisar todo esse crescimento, empreendedores devem se atentar às métricas que são essenciais para avaliar o sucesso de seu empreendimento, alinhar estratégias e garantir o crescimento de qualquer empresa.
Acompanhe o artigo abaixo para entender quais são as melhores métricas para avaliar a saúde de negócios digitais. Vamos lá?
Qualquer negócio deve ser acompanhado de perto, só assim é possível saber se ele é lucrativo ou não. É para isso que existem as métricas, que são indicadores preciosos sobre a saúde do seu negócio digital.
As métricas são responsáveis por indicar se o negócio digital está ou não tendo sucesso. Além disso, elas servem para apontar:
Por meio da utilização de métricas em negócios digitais, todas as medidas tomadas podem ser mensuradas, quantificadas e analisadas. Isso permite aprimorar a operacionalização do negócio, além de reduzir custos.
As métricas também servem para você entender quais são os pontos fortes e fracos das estratégias e da forma como têm sido executadas, além de analisar quais estão dando certo ou não. Consequentemente, focar apenas nas estratégias que geram um melhor retorno para a empresa.
Além de auxiliar em uma tomada de decisões mais estratégicas, as métricas ajudam a ter uma melhor visão sobre novas oportunidades e as ações necessárias para alcançá-las. Ela também pode apontar quando um investimento é necessário e quais as falhas de operação e como elas podem ser solucionadas.
Métricas devem ser elaboradas e analisadas com periodicidade e conforme as necessidades apresentadas. Mas você sabe quais devem usar em negócios digitais?
É importante mencionar que cada negócio é único e, portanto, possui suas próprias métricas. No entanto, existem algumas comuns em diversos tipos de negócios digitais.
Custo por Aquisição, ou CPA, é uma métrica que deve revelar quais custos foram necessários para um negócio digital conseguir um novo cliente. Ela é muito importante para acompanhar o sucesso de campanhas nos canais de tráfego pago, por exemplo. É essa métrica que permite direcionar o orçamento do negócio e alinhá-lo com as metas estipuladas.
Para calcular o CPA, deve-se somar o valor do investimento em marketing em um determinado período e dividir pelo número de novos clientes conquistados nesse tempo.
Outra métrica muito importante para negócios digitais é o Retorno sobre investimento (ROI), que esclarece quais são os lucros do negócio. O cálculo se dá assim:
Quanto maior o resultado, maior o sucesso do empreendimento. Com o ROI é possível saber qual tem sido o real lucro do negócio com base no investimento realizado, o que pode melhor adequar os objetivos do negócio ao orçamento proposto.
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Quanto em média seus clientes gastam nas compras em sua empresa? Essa é a resposta dessa métrica. Para calcular, basta dividir o valor total das vendas pelo número de vendas realizadas.
Caso o valor seja muito baixo, é possível utilizar estratégias para aumentá-lo.
Essa é uma das principais estratégias para as ações de marketing de um negócio digital. A conversão acontece quando um cliente toma uma decisão consciente, como adquirir um produto, preenche um formulário de e-mail ou baixa um e-book, por exemplo.
Essas decisões têm impacto direto no sucesso de um negócio porque são elas que se transformam em vendas de fato.
Quando uma campanha é mal segmentada, a taxa de conversão será baixa, por isso, as ações de marketing digital devem ser bem elaboradas.
Já a taxa de vendas tem como objetivo apontar quais foram as vendas, de acordo com o número de atendimentos realizados. Com essa métrica, é possível saber se a queda ou aumento das vendas é feita por um único vendedor, ou é o trabalho em equipe que está dando resultados.
O Índice de satisfação do cliente (Net promoter score ou NPS) é uma métrica muito importante para negócios digitais. É esse indicador que mostra o quanto um cliente está satisfeito com sua empresa e quais as chances dele indicar sua marca para outras pessoas. Além disso, é ela que aponta o nível de fidelização dos clientes.
Diferente das métricas acima, esse é um indicador qualitativo. Uma boa forma de calcular o NPS é por meio de pesquisas de satisfação com o cliente após a venda, por exemplo.
É muito importante que essas métricas sejam analisadas com frequência em um período pré determinado, mas também todas as vezes que os gestores julgarem necessário.
Essas métricas podem ajudar a mudar estratégias sempre que necessário. Além disso, é possível que você reavalie se essas próprias métricas estão sendo eficazes para o seu modelo de negócio digital.
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