Golpe com cartão de crédito usando o nome Neo Bank é relatado por usuários

Durante o início de 2024, o site Reclame Aqui tem sido inundado com reclamações sobre fraudes cometidas por pessoas usando o nome de uma empresa chamada Neo Bank.

A fraude consistia na oferta de um cartão de crédito pré-pago, com benefícios como cashback e isenção de consulta ao SPC e Serasa, com uma cobrança de R$ 37 e mais outra de R$ 50 para a emissão do cartão. Segundo consumidores, a entrega não é realizada e o valor não é devolvido.

O nome da suposta empresa informada pelos golpistas não se encontra na lista de instituições financeiras regulamentadas pelo Banco Central do Brasil.

Continue a leitura e entenda o que é o golpe usando o nome Neo Bank e como se proteger de fraudes.

O que é Neo Bank?

O Neo Bank se apresenta como uma fintech, ou seja, uma instituição financeira totalmente digital. Contudo, não há registro de autorização para operação dessa instituição com essa denominação social no Banco Central do Brasil. 

Usuários, atraídos pela publicidade fraudulenta usando o nome Neo Bank, alegam ser vítimas de golpes ao serem abordados com promessas de um cartão de crédito com muitos benefícios e alto limite. Na fraude, seria cobrada uma taxa para a emissão do cartão, que nunca era entregue ao usuário.

Como os golpistas atraem as vítimas usando o nome Neo Bank?

Usuários relataram que golpistas atraem as vítimas com uma publicidade usando Inteligência Artificial (IA) para imitar a voz de influenciadores digitais falando em nome de uma suposta empresa, chamada Neo Bank. Os criminosos buscam estabelecer credibilidade perante a vítima. Nessa publicidade são feitas promessas sobre um cartão de crédito com limites elevados, principalmente para pessoas negativadas. Ela destaca facilidades como a isenção de anuidade e a dispensa de consulta no SPC e Serasa.

A similaridade da suposta marca usada pelos golpistas, chamada de Neo Bank, com o cartão Neo, do Banco Bradesco, pode confundir usuários menos atentos. Além disso, todo o contato da suposta empresa é realizado exclusivamente pelo WhatsApp.

Como se proteger de golpes como o praticado usando o nome do Neo Bank? 

Para evitar cair em golpes, como o que está sendo praticado usando o nome do Neo Bank, o consumidor deve desconfiar de promessas de rápido retorno financeiro e da necessidade de pagar antecipadamente para receber algo, como cartões de crédito. Atente-se à promessa de crédito para pessoas negativadas e entenda que a cobrança de taxa para emitir cartões não é uma prática comum dos bancos. Além disso, você deve consultar o nome da instituição no Banco Central do Brasil e verificar sua regularidade.

Como consultar se uma instituição financeira é regulada pelo Banco Central do Brasil?

  1. Entre no site https://www.bcb.gov.br/meubc/encontreinstituicao;
  2. digite o nome da instituição que você deseja consultar;
  3. clique em pesquisar;
  4. do lado direito aparecerá informações sobre a instituição pesquisada.

Caso apareçam informações sobre a instituição, isso significa que ela é regulada pela Bacen. Se durante a pesquisa a mensagem “Nenhuma instituição encontrada.” for mostrada, a instituição pesquisada não consta como empresa regulamentada pelo órgão.

Ficou interessado com esse tema e não quer perder mais atualizações, então, siga a Remessa Online no InstagramLinkedInX (antigo Twitter)Facebook e YouTube.

Resumindo

O que é Neo Bank?

O Neo Bank se apresenta como uma fintech, ou seja, uma instituição financeira totalmente digital. Contudo, não há registro de autorização para operação dessa instituição com essa denominação social no Banco Central do Brasil.

Como se proteger de golpes como o praticado usando o nome do Neo Bank?

Para evitar cair em golpes, como o que está sendo praticado usando o nome do Neo Bank, o consumidor deve desconfiar de grandes promessas feitas por instituições bancárias e consultar o nome da instituição no Banco Central do Brasil e verificar a regularidade da mesma.

Related posts

Calendário Bolsa Família 2024: confira as datas dos pagamentos de novembro

De Olho no Câmbio #304: Euro se prepara para uma forte rodada de desvalorização

Paridade Euro-Dólar à caminho