Manter contatos com os colegas de profissão é indispensável para progredir na carreira. Entenda como fazer o networking.
Para se destacar no ambiente corporativo, é importante construir o networking. Esse termo se refere a uma rede de contatos profissional, em que você interage com vários colegas, troca experiências e passa a ser visto. Mais do que isso, tem a chance de se tornar uma referência.
É por esse motivo que adotar essa prática pode potencializar muito o sucesso da sua carreira profissional. Afinal, ela ajuda a gerar oportunidades e a conhecer pessoas que você nem imaginava.
Isso é importante tanto para se conseguir uma vaga melhor, uma promoção no trabalho atual ou até mesmo para criar parcerias visando ao empreendedorismo. Portanto, qualquer pessoa deve realizar o networking, se quiser fortalecer o digital branding e a sua marca corporativa ou pessoal.
Para ajudar nessa empreitada, criamos este conteúdo com as informações sobre essa prática, 10 dicas para construir a sua rede profissional e os erros que precisam ser evitados. Continue lendo e saiba mais.
O que é networking?
O networking é o termo utilizado para definir o desenvolvimento de uma rede de contatos. O objetivo é que as pessoas troquem informações, conhecimentos e experiências. Dessa forma, é possível estimular negócios e parcerias, patrocinar ideias e contribuir para o crescimento profissional de todas as partes envolvidas.
Por isso, essa é uma ferramenta profissional, que pode ser utilizada em qualquer nível hierárquico. Além disso, não é utilizada apenas em um segmento de atuação. É possível adotá-la de maneira ampla, por qualquer profissão e em todos os cargos.
No ambiente corporativo voltado para o que é empreendedorismo, é ainda mais relevante. Isso porque você cria conexões úteis e parcerias para o seu negócio. Porém, o relacionamento ainda vai além, porque as ações têm objetivos mais amplos do que o crescimento da empresa. Afinal, também existe o lado pessoal, que é fortalecido nesse cenário.
Qual a importância do networking?
O estabelecimento de uma rede de contatos é tão importante que existe até uma rede social com esse objetivo: o LinkedIn. Seja nesse ambiente virtual, seja no físico, o fato é que o mundo conectado gera oportunidades para quem sabe aproveitá-las. Por isso, expandir o seu relacionamento é a chance de fazer seu negócio se destacar.
Isso porque você faz conexões sinceras e de qualidade. Por isso, o seu foco não deve ser a quantidade de contatos, mas sim se realmente está em contato com eles e se é possível criar algo a partir disso.
Afinal, você deve efetivar um verdadeiro relacionamento, em vez de cultivar apenas pessoas aleatórias. Para entender a diferença, basta pensar no empreendedorismo. Se você vai começar um negócio, precisará de auxílio para viabilizar a ideia.
Com o networking, consegue fazer parcerias e/ou ter investimentos para sua startup. Por exemplo, por meio do Investimento Estrangeiro Direto (IED). Por sua vez, se tem apenas contatos, contará com potenciais clientes. No entanto, eles não trarão benefícios reais para a sua empreitada em um primeiro momento
Por tudo isso, vale a pena desenvolver essa rede de contatos. Ela também pode ser firmada com profissionais de outros países para que você possa prestar serviços para o exterior. Tudo depende dos seus objetivos.
Como fazer networking?
Assim que você entende por que vale a pena fazer uma rede de contatos, está na hora de saber como colocar essa iniciativa em prática. Lembre-se de que qualquer profissional deve estabelecer essas conexões.
Além disso, elas podem ser firmadas em vários locais. Por exemplo, em um MBA, em um evento ou feira de negócios, na exportação de serviços para o exterior e em várias outras situações. Com isso em mente, veja como aplicar o networking no seu dia a dia.
1. Tenha objetivos claros
Estabeleça bem o que você pretende alcançar com a sua rede de contatos. Os objetivos podem mudar ao longo do tempo. Por exemplo, em um primeiro momento, você pode buscar uma recolocação profissional. Porém, alguns meses ou anos depois, será possível focar no empreendedorismo.
Qualquer que seja a opção, o propósito é ter uma fala mais direcionada. Afinal, o networking não é uma amizade. Ter precisão na linguagem ajuda a atingir melhores resultados e saber quais são os reais interesses. Dessa forma, também é uma maneira de respeitar o limite entre vida pessoal e profissional, e evitar constrangimentos.
2. Participe de feiras e eventos
Uma forma de se mostrar sempre presente é participar de feiras e eventos. Aproveite esses momentos para se conectar com outros profissionais e se tornar conhecido. Você ainda pode se envolver em palestras, congressos e outros encontros de negócios.
Tenha em mente que “quem não é visto, não é lembrado”. Por isso, coloque-se à frente dessas situações, sejam online, sejam presenciais. Os últimos são especialmente importantes, porque ajudam a fortalecer mais os relacionamentos e permitem trocar cartões de visita. Então, invista neles.
3. Faça uso das mídias digitais
As redes sociais mais usadas e outros canais online são úteis para fortalecer a sua presença digital. No entanto, foque mais a qualidade do que a quantidade. Isso porque o número de seguidores ou de interações nem sempre representa o potencial de fechar parcerias.
Então, o que fazer para ter sucesso? Vale a pena adotar boas práticas, confira abaixo!
- Divulgue seus projetos e ideias. Essa é uma forma de compartilhar pensamentos, encontrar suporte e achar parceiros de negócio;
- Mantenha seus perfis atualizados. Pouco importa se você usará apenas as redes sociais, se terá um site e um blog ou os canais adotados. Deixe as informações sempre em dia para evitar problemas;
- Coloque várias informações nas suas redes sociais e faça postagens frequentes. Essa é uma forma de ser lembrado e se tornar uma referência;
- Use os canais sempre de forma positiva. Seja um perfil pessoal, seja corporativo, posicione-se de maneira adequada, produza conteúdo e comunique seus valores. Especialmente, as redes sociais permitem conhecer melhor o seu mercado de atuação. Apenas evite ser invasivo ou desrespeitoso. Ou seja, se o seu interlocutor não der retorno, nunca insista;
- Crie um calendário de publicações. Qualquer que seja o meio utilizado, elabore uma programação de postagens. Construir uma rede profissional passa por apresentar conteúdos frequentes, que demonstrem o seu conhecimento, compartilhem experiências, troquem informações e muito mais.
4. Busque pontos em comum
Interesses em comum são um bom ponto de partida em qualquer relacionamento de negócios. Por isso, vale a pena buscar pessoas com quem tenha afinidade. Assim, você cultivará apenas relações importantes e que podem agregar valor à sua carreira ou ao seu negócio.
Perceba que, com o networking, o propósito é se desenvolver nos âmbitos pessoal e profissional. Por isso, curta e comente postagens de pessoas que nem sempre são próximas, mas apresentam pontos de vista em comum com você.
Além disso, comece a formar a sua rede de contatos a partir das pessoas que já conhece. Com elas, você poderá interagir com outros profissionais, que farão a diferença na sua carreira. Ainda lembre de ouvir opiniões e experiências e estar aberto a isso para tomar decisões mais acertadas.
5. Crie uma rede variada
Ainda que você trabalhe em determinada área de atuação, converse com profissionais de outros setores. Eles podem trazer uma visão diferenciada sobre suas ideias e contribuir com os seus projetos. Ainda podem ser necessários para fechar parcerias voltadas ao empreendedorismo.
Por isso, aceite convites para reuniões, conversas, happy hours etc. Aceite feedbacks e respeite a concorrência. Isso porque eles são um benchmark a perseguir.
Aqui, também vale comparecer a coworkings. Esses ambientes de trabalho coletivos contam com profissionais de diferentes áreas, que podem gerar várias oportunidades. De toda forma, o propósito é ter uma rede de contatos ativa, que ajude a trazer credibilidade para o seu lado profissional e o torne uma autoridade no assunto, qualquer que ele seja.
6. Saiba diferenciar amigos de colegas de profissão
Os seus amigos também podem ser contatos profissionais. No entanto, é importante não confundir esses dois papéis. Os primeiros são pessoas com quem você tem afinidade, intimidade e afeto. Elas frequentam sua casa e sabem o que acontece na sua vida pessoal.
Por sua vez, os colegas de profissão apresentam interesses em comum com você e podem ter afinidade. Porém, não frequentam sua casa e têm conversas mais restritas às questões corporativas. Portanto, existe uma relação totalmente diferente daquela estabelecida com os amigos.
7. Esteja disposto a ajudar
O networking é uma relação de troca, bem ao estilo ganha-ganha. Assim como você recebe informações e dicas de seus contatos, também se disponha a ajudar sempre que necessário. A ideia é fazer a diferença e ter o reconhecimento de seus pares com relação à sua atitude.
Portanto, evite ser aquela pessoa que estabelece contato somente quando precisa de algo. Caso contrário, você pode não ganhar a ajuda que precisa no momento em que desejar. Afinal, passa a ser conhecido como interesseiro.
8. Mantenha frequência com os contatos mais importantes
Defina quais são as pessoas mais importantes do seu networking e mantenha contato periódico. Perceba que o networking nunca acaba. Por isso, não adianta apenas ter um profissional adicionado ao seu perfil nas redes sociais. Também é necessário conversar de vez em quando.
9. Mantenha sua lista de contatos atualizada
Cuide para que a sua lista de contatos esteja sempre em mãos com os contatos corretos. Por mais que isso seja difícil no dia a dia, mantenha os dados atualizados para acessá-los quando necessário.
A dica é ter uma planilha com os números certos salva na nuvem. Além disso:
- anote os dados de cartões de visita;
- adicione colegas de trabalho nas redes sociais;
- mantenha contatos antigos.
Ao fazer dessas práticas um hábito, você evitará problemas quando precisar entrar em contato com alguém.
10. Participe de grupos de discussão
Atualize-se sobre os assuntos da sua área e interaja com outros profissionais por meio de grupos de discussão. Mantenha-se ativo e mostre interesse para aumentar seu conhecimento e se destacar entre os pares.
Principais erros ao fazer networking
Apesar de tudo isso, muitas pessoas ainda cometem erros ao estabelecer contatos profissionais. Veja o que fazer ao fazer networking.
Egocentrismo
Evite deixar tudo sobre si. Assim como você deve compartilhar suas experiências e conhecimentos, também deve ouvir e ajudar outras pessoas. Ser egoísta é ruim em qualquer relação, especialmente se for profissional.
Esquecer o nome dos contatos
Todo mundo gosta de ser lembrado e ter o nome dos colegas de profissão é uma forma de demonstrar apreço e respeito. Quando você esquece desse detalhe, indica que está entrando em contato apenas por interesse.
Não alinhar expectativas nas relações
As parcerias e os contatos do networking sempre têm uma perspectiva. O objetivo é que todos contribuam entre si. Porém, de nada adianta manter uma conversa se você deseja um sócio para seu negócio e a outra pessoa quer uma vaga de trabalho.
Saber o que esperar de cada colega e o que precisa de cada um deles ajuda a evitar problemas na relação. Ao mesmo tempo, impede que você passe a impressão de ter somente interesses pessoais. Afinal, todos sabem o que esperar de cada contato.
Usar o e-mail como principal canal de networking
Apesar de ser indicado usar vários meios de contato, é importante variá-los. Utilizar apenas o e-mail é insuficiente. Também é importante estabelecer uma aproximação mais pessoal. Por isso, utilize esse canal para compartilhar alguns tipos de informações, conversar de vez em quando e trocar algumas experiências.
Não pedir favores
Muitas pessoas querem ajudar, mas se você não faz essa solicitação, fica difícil estabelecer um relacionamento. Portanto, deixe claro o que você deseja e não tenha receio em pedir auxílio. Inclusive, você pode usar a prática do Open Innovation para inovar e encontrar soluções por meio de parcerias relevantes.
Como fica claro, o networking é necessário, mas precisa ser bem estabelecido. Caso contrário, você pode prejudicar o seu relacionamento com os colegas de profissão. Porém, quando bem estruturado, ajuda a chegar a um patamar diferenciado na sua carreira, com possibilidade de se tornar referência, trabalhar no exterior e fortalecer sua marca.
E você, quer ver mais dicas para melhorar o seu negócio e a sua reputação profissional? Assine a newsletter da Remessa Online e veja como é possível trabalhar ou prestar serviços em outro país.
Resumindo
O networking consiste em estabelecer uma rede de contatos para firmar parcerias, trocar experiências e conhecimentos, e prestar auxílio.
Alguns exemplos que ajudam a entender o que é networking são publicar atualizações em mídias digitais, divulgar informações relevantes, criar conteúdo de valor e mais.
O networking é a prática de formar uma rede de contatos. Você pode usar meios online e offline para alcançar esse objetivo.
Algumas formas são usar as redes sociais, participar de eventos e de grupos de discussão, e manter uma frequência de contato.