As networks do YouTube oferecem o suporte necessário aos canais para o alcance de melhores resultados. Entenda como elas atuam e quais são as principais para quem é produtor de conteúdo.
Os conteúdos em vídeo são cada vez mais significativos na internet. E quem deseja ganhar dinheiro como freelancer precisa considerar esse formato de material. A questão é: como se destacar em meio à grande concorrência? Uma possibilidade são as networks do YouTube.
Essa é uma rede em que você entra e foca a produção de conteúdo do seu canal. Para isso, a empresa responsável pela network oferece a ajuda técnica para escalar o seu trabalho. Parece estranho? Na verdade, é apenas um reflexo do uso dos vídeos na internet.
A expectativa é que o ano de 2020 termine com 82% do tráfego online gerado por esse formato. O motivo é que 80% dos usuários optam por assistir a um conteúdo, em vez de ler um texto. Em relação ao Brasil, o país é o segundo maior mercado do YouTube — e isso diz muita coisa.
Diante desse cenário, que tal aproveitar para se tornar um produtor de conteúdo visual? Veja como participar das networks do YouTube e o que fazer para ter sucesso!
O que são as networks do YouTube?
As networks do YouTube são empresas que atuam na plataforma sem ter vínculos a ela. Ao ingressar em uma dessas redes, você conta com o auxílio especializado, já que receberá suporte, consultoria, informações sobre direitos autorais, materiais para criação dos vídeos, ferramentas de gestão do canal, etc.
Essa é uma forma eficiente de produtores de conteúdo e/ou youtubers focarem sua atuação e terem apoio com essas questões mais burocráticas. Afinal, a rede é uma intermediadora na plataforma.
Ao mesmo tempo, as networks se tornam comunidades ativas. Nelas, é possível interagir com outros profissionais e fazer parcerias. Para ter acesso a esses benefícios, é preciso pagar. O que acontece é um desconto de parte dos ganhos obtidos com o AdSense de cada vídeo monetizado.
O surgimento dessas redes
Esse formato de redes foi criado há alguns anos nos Estados Unidos devido aos canais americanos. A ideia foi incentivar, gerenciar e contribuir para a melhor monetização dos perfis que fazem parte da network.
Desde o início, o trabalho era separado por categorias. Os canais eram reunidos de acordo com sua linha editorial e conteúdo. O motivo é ter mais facilidade para conseguir os clientes e anunciar de modo mais específico.
Com o tempo, o trabalho se especializou e essas empresas já contam com vendedores do seu catálogo. Essas pessoas entram em contato com companhias de determinado setor — por exemplo, games — e perguntam se há interesse em pagar um valor um pouco maior para anunciar somente em canais relacionados à atuação do negócio.
Ao concordar com a proposta, o anunciante tem certeza de que seus anúncios serão exibidos em canais de qualidade e condizentes com seus produtos. Com isso, a tendência é alcançar resultados melhores.
Outro trabalho das networks do YouTube é na área de suporte, a fim de investir no relacionamento com os canais e auxiliar na parte técnica. Desse modo, o produtor de conteúdo sabe o que precisa fazer para produzir mais e melhor.
Quais são as principais networks do YouTube?
Existem várias redes do YouTube das quais você pode participar. O ideal é ingressar em uma delas que tenha relação com o conteúdo produzido. Como destacamos, essa é uma forma de alcançar melhores resultados.
Se você ainda desconhece as opções e tem dúvidas de quais networks são as mais interessantes, listamos as principais a seguir. Confira!
Fullscreen
A Fullscreen tem uma atuação mais ampla e ajuda vários canais a se destacarem na plataforma de vídeos. A Fullscreen é uma subsidiária da Otter Media e, diferente de outras networks do YouTube, não tem atuação específica.
Alguns produtores de conteúdo reconhecidos no Brasil e no mundo são Karina Garcia, RiceGum, Galo Frito e mais. Todos recebem consultoria relacionada a relacionamento com os seguidores, monetização multiplataforma, patrocínio de marcas e mais.
Por todo seu trabalho, a Fullscreen destaca que já engajou mais de 600 milhões de inscritos. Esse processo ocorreu, principalmente, pelo uso de tecnologia. Por meio dela, os youtubers identificam como foi o desempenho de seus canais.
Paramaker
É uma subrede da Maker Studios, estratégia usada por essa network do YouTube. A empresa foi comprada pela Disney e se destaca pelo atendimento aos parceiros. No caso da Paramaker, especificamente, o foco é a inovação na produção de conteúdo audiovisual.
Ela está relacionada à rede de games IGN Network, que vamos apresentar a seguir. O motivo é a união dessas redes para ganhar mais força. Qual a vantagem? Essa parceria tem uma base no Brasil, o que ajuda os youtubers do País.
IGN
Surgiu a partir da união entre a IGN Brasil e a Paramaker. Foi criada para fornecer suporte aos youtubers brasileiros. Por isso, desde o início contribui com a divulgação de vídeos jornalísticos sobre games e cultura pop.
A IGN também tem um canal próprio em que são postados vídeos de entretenimento relacionados aos games. Assim, mais que o suporte, também é feita a divulgação — uma vantagem quando comparado a outras networks. Alguns dos canais mais conhecidos são Rato Borrachudo, Ei Nerd e Malena010102.
Creative Nation
A Creative Nation é uma das networks do YouTube mais recentes. Por isso, gerencia canais pequenos e grandes, sem distinção. Uma vantagem é a oferta de serviços de qualidade e com alta receita, porque a Creative Nation ainda não tem um grande número de parcerias.
Sem atuação com um nicho específico, qualquer produtor de conteúdo pode se associar à rede. A maior parte deles, porém, é de gamers.
Vale a pena ingressar em uma network?
Existem algumas vantagens ao optar por uma rede do YouTube. Você paga parte da monetização que ganhar com os vídeos, mas tem uma chance maior de alcançar bons resultados. Afinal, tem todo o apoio necessário, com a indicação das melhores práticas para produzir conteúdos.
Apesar disso, também existem desafios a ultrapassar. Entre eles, estão:
- ausência de responsabilização do YouTube em caso de prejuízo. Afinal, as redes são independentes;
- ausência de garantia de maior monetização, porque os rendimentos também dependem da forma como os vídeos vão gerar gastos.
Para evitar esses problemas, é importante escolher a network ideal do YouTube. Chegar a essa conclusão exige a consideração de alguns fatores. Veja quais são eles:
- especificidade do seu canal: se tem um nicho específico, é melhor ingressar em uma rede focada nesse tipo de conteúdo. As chances de sucesso são maiores;
- compreensão do inglês: se você tem dificuldades no idioma, precisa fazer parcerias apenas com empresas que oferecem suporte em português;
- disposição para aprender: se você quer aprimorar seu canal e ter um relacionamento mais próximo com a network do YouTube, é melhor encontrar uma rede menor e mais focada. No entanto, o processo de entrada é mais difícil.
Agora que você entendeu o que são as networks do YouTube e a importância delas para os produtores de conteúdo, é só colocar as ideias em prática. Escolha a rede ideal para o seu canal e veja os resultados aparecerem.
Ao atuar na plataforma de vídeos, você também precisa ter alguns cuidados. Confira 4 cuidados que você precisa tomar para não perder direito ao AdSense no YouTube e evite prejuízos!
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Resumindo:
As principais redes são IGN, Paramaker, Fullscreen e Creative Nation.
Canais pequenos podem ter resultados melhores com redes específicas. Elas têm um processo de entrada mais rigoroso, mas oferecem um atendimento próximo.
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