Muitas empresas ao redor do mundo se mostram cada vez mais preocupadas com a procedência da matéria-prima ou da origem dos produtos que comercializam. Uma boa maneira de ter certeza que está adquirindo produtos que respeitam o meio ambiente e remunerando de maneira justa o produtor é integrando a rede fairtrade.
Através desse movimento global presente em mais de 115 países, as empresas podem obter a certificação fairtrade, um selo que atesta internacionalmente que elas pertencem a uma cadeia produtiva consciente. Quer saber mais sobre a rede fairtrade e sobre esse selo? Acompanhe a leitura.
O que é a certificação Fairtrade?
A certificação Fairtrade define requisitos corporativos sobre o comércio justo, sustentabilidade ambiental e socioeconômica. Esta norma tem um duplo significado. Primeiramente, ela permite que seja garantida ao consumidor uma compra consciente e sustentável, de acordo com padrões sociais, econômicos e ambientais.
Também, garante aos produtores preços mínimos e bonificações pelo seu trabalho, respeitando as exigências.
O selo, ou certificação, atesta que aquele produto que está sendo comercializado foi produzido seguindo os princípios de comércio justo. Produtores e comerciantes de mais de 115 países participam da rede.
Mas, afinal, o que engloba o comércio justo? Participar da rede Fairtrade significa cumprir com uma série de responsabilidades sociais, econômicas e ambientais que tornarão a cadeia produtiva mais justa, menos exploratória e mais harmônica com a natureza.
Divisão da cadeia produtiva
Cada membro da cadeia produtiva tem suas normas a serem seguidas. A cadeia está dividida em dois grandes elos:
- Agricultores, trabalhadores e outros produtores primários;
- Empresas, fabricantes e compradores.
Agricultores, trabalhadores e outros produtores primários
O elo envolvendo agricultores, trabalhadores e outros produtores primários trata do topo da cadeia produtiva. As normas nesse caso estão divididas em quatro grupos, cada um visando traçar diretrizes para tipos específicos de produtores:
- Normas para pequenos produtores: descreve as normas especificando cada um dos tipos de produtos primários e secundários;
- Normas para organizações trabalhistas contratadas: especifica as normas aplicadas a organizações que empregam mão de obra contratada para fornecer produtos certificados pelo Fairtrade;
- Normas para produção por contrato: normas para pequenos produtores que ainda não estão totalmente organizados. Trata-se de uma situação temporária;
- Padrão ouro para minas artesanais: normas voltadas a organizações de mineração artesanal e de pequena escala em países específicos.
Empresas, fabricantes e compradores
Se os agricultores representam uma ponta da cadeia produtiva, as empresas, os fabricantes e os compradores representam outra. Empresas que comercializam produtos com o selo Fairtrade são reconhecidas e prestigiadas internacionalmente, mas também precisam seguir algumas normas. São elas:
- Trader Standard: normas para empresas que comercializam produtos com selo Fairtrade
- Padrão climático: normas para empresas que pretendem obter créditos de carbono Fairtrade;
- Padrão têxtil: normas para toda a cadeia de valor da indústria têxtil.
Como funciona o Fairtrade?
Todos os produtores e empresas que seguem as normas Fairtrade estabelecidas para seu ramo de atuação e fazem parte da rede global recebem um selo, ou certificado, atestando que aquele produto foi produzido e está sendo comercializado seguindo rigorosas normas internacionais.
O padrão é propriedade da Fairtrade International, uma associação sem fins lucrativos. Várias organizações, como o organismo de certificação Flocert, fazem parte do comércio justo e estão envolvidas na verificação e monitorização do cumprimento dos requisitos.
Uma vez dentro da rede, grupos de produtores podem participar de redes locais de produtores, que representam produtores da América Latina, Caribe, África e Ásia. Também estão assegurados em uma série de iniciativas do comércio justo, como a precificação mínima e algumas bonificações.
Por se tratar de um movimento global, a Fairtrade possui em sua rede multinacionais, além de empresas importadoras e exportadoras. Comercializar produtos com o selo agrega valor à marca, além de contribuir para uma cadeia produtiva mais sustentável.
Fairtrade em resumo
Os produtores que aderem ao Fairtrade devem cumprir uma série de critérios sociais, econômicos e ambientais que garantem boas práticas de trabalho, respeito aos direitos humanos, proteção ao meio ambiente e gestão democrática e transparente das organizações.
Os comerciantes que compram produtos Fairtrade devem pagar um preço mínimo que cubra os custos de produção sustentável, além de uma premiação extra que os produtores podem investir em projetos sociais, educacionais ou ambientais de sua escolha.
Os consumidores que escolhem produtos Fairtrade contribuem para melhorar as condições de vida e trabalho dos produtores, além de apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades. Eles também podem conhecer a origem e o impacto dos produtos que consomem, graças ao selo Fairtrade que identifica os produtos certificados.
Como as empresas podem obter o selo Fairtrade
A solicitação pode ser feita no próprio site da Fairtrade International. O passo a passo para obter o selo Fairtrade é o seguinte:
- Faça uma pesquisa inicial e entenda os princípios do comércio justo;
- Determine quais produtos de sua empresa são elegíveis para a certificação Fairtrade;
- Se necessário, entre em contato com seus fornecedores para garantir que eles atendam aos requisitos do selo Fairtrade em termos de condições de trabalho, salários, práticas agrícolas sustentáveis, entre outros;
- Entre em contato com uma organização de certificação Fairtrade autorizada;
- Preencha o formulário de inscrição fornecido pela organização de certificação;
- Se necessário, faça os ajustes necessários em suas práticas de produção, sourcing e operações para cumprir os requisitos;
- Envie a documentação necessária para comprovar sua conformidade com os critérios Fairtrade;
- Pague as taxas de certificação e licenciamento exigidas;
- Após a certificação, sua empresa será submetida a um monitoramento contínuo para garantir que você continue atendendo aos padrões;
- Uma vez certificado, você pode usar o selo Fairtrade em seus produtos e materiais de marketing.
Ao integrar a rede, sua empresa passa a ter o direito de exibir o selo de parceira do movimento global.
Quais são as bases da prática comercial Fairtrade?
Para ganhar a certificação Fairtrade, as empresas precisam atender a alguns critérios, como:
- Transparência: os termos e condições das transações são detalhados em contratos assinados por produtores e compradores;
- Preço justo: na hora de definir os preços, os produtores recebem pelo menos um preço mínimo preestabelecido. Esse valor visa cobrir os custos médios da produção sustentável ou o preço de mercado, o que for maior;
- Fairtrade Premium: além do preço mínimo, os produtores recebem uma bonificação chamada Fairtrade Premium, que podem usar para investir em seu próprio desenvolvimento;
- Informações sobre mercado para planejamento: os produtores recebem informações sobre as perspectivas do mercado, o que permite que planejem melhor suas atividades;
- Pré-financiamentos: os produtores têm acesso a pré-financiamento, para ajudá-los a financiar suas operações;
- Negociando com integridade: os operadores das cadeias de suprimentos do fairtrade se comprometem a não se envolver em práticas comerciais desleais;
- Trabalho e meio ambiente: os comerciantes das cadeias de suprimentos devem cumprir todas as leis trabalhistas e ambientais.
Por que é importante que o Fairtrade seja internacional?
É importante que o Fairtrade seja internacional porque ele garante o comércio justo no mundo todo. As principais vantagens são:
- Garante que produtores em países em desenvolvimento tenham acesso justo aos mercados globais;
- Ajuda a reduzir a pobreza no mundo tudo;
- Promove práticas de produção ecológicas em nível global;
- Sensibilizar os consumidores do mundo todo sobre origem e produção responsável;
- Incentiva empresas e governos de diferentes países a adotarem práticas mais justas;
- Alinha-se aos objetivos de crescimento econômico inclusivo e proteção ambiental no mundo todo.
Além disso, essas certificações são muito importantes no comércio exterior porque facilitam o processo de compra e venda.
Se você trabalha com exportação de produtos agrícolas, entenda também o que é o processo de fumigação e sua importância para o transporte de produtos internacionalmente.
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Perguntas frequentes
A certificação Fairtrade é um selo que atesta que produtos foram produzidos e comercializados de forma ética e sustentável, respeitando princípios de comércio justo e socioambientais.
Produtores e empresas que seguem as normas Fairtrade recebem um selo que atesta a produção e comercialização seguindo rigorosas normas internacionais. A certificação é administrada pela Fairtrade International em conjunto com organizações de certificação como a Flocert.
É preciso entrar no site do Fairtrade International, encontrar um afiliado da rede global mais perto de você e entrar em contato. Além disso, é fundamental ler e aplicar as normas cabíveis a cada membro da cadeia produtiva.