Em transações de compra e venda de produtos ou serviços temos a nota fiscal como um documento oficial para regulamentar o processo. A nota fiscal conta com informações sobre o produto ou serviço, o vendedor e comprador. Quando falamos em exportação, o documento mais importante é a declaração única de exportação.
A declaração única de exportação (DU-E) é um documento que reúne informações comerciais, administrativas e financeira relativas à operação de comércio exterior.. Entenda melhor como funciona a declaração única de exportação e qual é sua importância.
Entenda o que é a declaração única de exportação
A Declaração Única de Exportação (DU-E) é um documento eletrônico que reúne informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam as operações de exportação.
O documento integra o novo processo de exportação, que tem como objetivo simplificar os processos que eram utilizados no passado. Com a adoção desse novo processo, a DU-E passou a substituir o Registro de Exportação (RE), a Declaração de Exportação (DE) e a Declaração Simplificada de Exportação (DSE). A DU-E inclui as informações necessárias para todo o trâmite necessário na operação de exportação.
Por meio da DU-E, o exportador pode realizar suas exportações de três formas:
- exportação própria;
- exportação por meio de operador de remessa expressa ou postal;
- exportação por conta e ordem de terceiro.
A criação desse novo processo tem o objetivo de adequar o controle aduaneiro e administrativo ao processo logístico das exportações. Assim, serão realizados com maior eficácia e segurança, evitando atrasos desnecessários ao fluxo das exportações.
Por que a Declaração Única de Exportação é importante para os exportadores
Comparado com o modelo anterior, a DU-E oferece mais benefícios para os exportadores. Isso porque a utilização dos dados disponíveis em outros documentos. Com a DU-E, as informações não são repetidas e a liberação das mercadorias acontece com maior agilidade.
A DU-E aproveita as informações da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), com isso elimina a duplicação de dados e as inconsistências entre o documento fiscal e a declaração de exportação.
Se você ainda não conhece a Remessa Online for Business, precisa conhecer! Trata-se de uma plataforma digital brasileira de transferências internacionais. Credenciada pelo Banco Central, a Remessa Online te ajuda tanto a enviar valores ao exterior quanto a receber pagamentos do exterior, tudo isso com o menor custo de serviço do mercado! Se inscreva e aproveite as vantagens de usar a plataforma.