Segundo o relatório The Global Media Intelligence Report 2021, a população mundial passa em média 2 horas e 29 minutos por dia navegando nas redes sociais. Isso faz com que elas sejam parte importante na estratégia de marketing de empresas no mundo todo. E para ajudar empresas a criarem conteúdo e monitorarem suas redes, existem ferramentas, como o Buzzsumo.
Para quem trabalha na área de marketing digital, faz ações para sua própria empresa ou mesmo criadores de conteúdo online, o Buzzsumo é uma ferramenta prática para ter sempre à mão. Entenda abaixo como ela funciona, suas principais funcionalidades e quanto custa. Confira!
O que é o Buzzsumo?
O Buzzsumo é uma ferramenta de monitoramento de mídia social. Ela é usada para monitorar palavras-chave para a indexação dos conteúdos, concorrentes e tendências de mercado.
Com o uso dos dados coletados pelo Buzzsumo, é possível criar conteúdos de alta performance. A ferramenta de marketing também ajuda a monitorar o desempenho e identificar os influenciadores que falam sobre temas que sejam compatíveis com seu conteúdo, oferecendo a possibilidade de iniciar parcerias importantes.
Para que serve o Buzzsumo?
O Buzzsumo (buzz = murmúrio) é uma ferramenta de pesquisa e monitoramento que serve para:
- Encontrar o conteúdo mais compartilhado nas redes sociais;
- Encontrar os maiores influenciadores para determinados tópicos;
- Receber alertas com base em palavras-chave, marca, link, nome do autor ou domínio;
- Monitorar os concorrentes e fazer uma análise com base em seu conteúdo.
Quais as ferramentas do Buzzsumo?
O Buzzsumo possui diversas ferramentas para ajudar na criação e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais, como pesquisa de palavras-chave, ideias de conteúdo e até pesquisa de influenciadores. Confira as principais.
Pesquisa de palavra-chave
Esta ferramenta fornece uma lista das consultas mais populares sobre um tópico de interesse. Basta digitar a palavra-chave no campo de busca para saber quem e como falou sobre aquele determinado tema, em quais canais (Twitter, Facebook, LinkedIn) e com quais índices de engajamento.
Ainda, é possível afunilar essa busca utilizando alguns filtros como: data, conteúdo publicado por marcas b2b, área geográfica, idioma, tipo de conteúdo, contagem de palavras, tamanho do editor e domínio.
Alertas de conteúdo
Assim como o Google Alerts, o Buzzsumo permite ativar notificações sobre novas menções de marcas, concorrentes, domínios da internet e até novos conteúdos publicados por um determinado autor.
Também é possível definir a frequência de recebimento e o idioma que o alerta deve ser ativado.
Gerador de ideias de conteúdo
Se você está sem ideias, o BuzzSumo mostra o que é tendência no momento e te ajuda a encontrar novas ideias. Ao pesquisar uma palavra-chave ou tópico específico, você obtém uma visão geral do conteúdo mais popular nos principais canais sociais nas últimas 24 horas e/ou 12 meses.
Relatórios de análise de conteúdo
Após escolher seu conteúdo, o Buzzsumo sugere exemplos de como propor conteúdo ao público. Então, basta clicar em “Análise” e a plataforma fornece um relatório detalhado sobre o tamanho e o formato do conteúdo de maior sucesso.
Para cada artigo, o BuzzSumo mostra o resumo dos compartilhamentos em redes sociais como Facebook, LinkedIn, Twitter e Google+. Ainda, a ferramenta permite salvar a pesquisa e exportar os dados para arquivos CSV. Outra possibilidade é refinar sua pesquisa com as configurações de pesquisa avançada.
Pesquisas de influenciadores
Com a ajuda do Buzzsumo, uma marca pode descobrir quais influenciadores têm o perfil indicado para falar com seu público-alvo. A plataforma permite buscar palavras-chave retornando resultados dos perfis de quem inseriu o termo em sua biografia nas redes sociais.
Por meio da pesquisa compartilhada de conteúdo, é possível descobrir quais influenciadores podem estar interessados em compartilhar conteúdo sobre um tópico específico com base em publicações anteriores.
A partir da lista de resultados, você poderá contatar tais influenciadores para propor parcerias.
Monitoramento
É possível entender o grau de influência de uma marca ou produto inserindo uma palavra-chave relevante. A plataforma permite criar listas de influenciadores por tópico para acompanhar o que eles estão compartilhando online e do feedback recebido.
Outra possibilidade é monitorar sites ou palavras-chave de interesse, ativando alertas e comparando seu desempenho.
Feed de notícias
O Buzzsumo também mostra um feed com as principais notícias do dia. Para isso, ele identifica e categoriza as postagens mais virais do dia (últimas 24 horas) e mostra as principais tendências do dia.
É possível personalizar o feed de acordo com seu nicho de mercado, sendo que a quantidade de feeds personalizados irá depender do seu plano escolhido.
Análise de concorrentes
Por fim, o BuzzSumo também permite que você analise o desempenho de seus concorrentes em suas estratégias de marketing digital. Para isso, basta colocar o domínio do concorrente e conferir a análise feita.
Essa ferramenta é importante para você entender o tipo de material que sua concorrência está produzindo e como está seu desempenho e, assim, mudar suas próprias estratégias, caso seja necessário.
Quanto custa o Buzzsumo?
O Buzzsumo possui um plano gratuito, com recursos limitados. Para quem busca opções mais robustas, há planos entre US$ 99 e US$ 299 ao mês.
Todos os planos da plataforma possuem alguns recursos como:
- Feed de notícias;
- Gerador de ideias de conteúdo;
- Relatórios de análise de conteúdo;
- Relatórios de domínio;
- Pesquisas de influenciadores;
- Backlinks;
- Perfis de jornalistas.
Entenda os principais diferenciais de cada plano:
Free | Pro | Plus | Large | |
Preço mensal | Gratuito | US$ 99 | US$ 179 | US$ 299 |
Pesquisas mensais | 10 | Ilimitado | Ilimitado | Ilimitado |
Usuários | 1 | 5 | 10 | 15 |
Exportações mensais | Não | 50 | 150 | 200 |
Alertas | Não | 5 | 10 | 30 |
Feed personalizado | 1 | 10 | 20 | 50 |
projeto de conteúdo | 1 (máximo de 100 itens) | Projetos e itens ilimitados | Projetos e itens ilimitados | Projetos e itens ilimitados |
Analisador do YouTube | Não | Não | Não | Sim |
Analisador de página do Facebook | Não | Não | Não | Sim |
Ainda, se optar pelo pagamento anual, recebe um desconto de 20% no valor. Também é possível contratar um plano empresarial voltado para quem quer opções ainda mais robustas. Para isso, é preciso criar uma opção personalizada com a equipe do Buzzsumo. Basta entrar em contato via e-mail: help@buzzsumo.com
Como economizar no pagamento do Buzzsumo
O pagamento do Buzzsumo deve ser feito em dólares americanos (USD), tornando a plataforma uma opção mais cara porque o pagamento com o cartão de crédito em moeda internacional terá taxas altas como IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de até 6,38% além da conversão da moeda com o dólar turismo.
Por isso, existem alternativas mais econômicas para pagar o Buzzsumo e outras plataformas estrangeiras, como a Remessa Online, que consegue uma economia de até 30% na hora de pagar as invoices de serviços internacionais.
Entre os principais benefícios de usar a Remessa Online podemos citar:
- Não há cobrança de Imposto de Renda;
- IOF de apenas 0,38%;
- Cotação comercial na hora da conversão da moeda.
Para usufruir dos benefícios da Remessa Online para pagar serviços internacionais, basta criar um cadastro gratuito na plataforma.
Perguntas frequentes
O Buzzsumo é uma ferramenta de criação de conteúdo e monitoramento de redes sociais. Com ele, é possível encontrar palavras-chave, tendências de mercado e influenciadores para fazer parcerias.
O Buzzsumo possui um plano gratuito, com recursos limitados. Além disso, é possível pagar por opções mais robustas entre US$ 99 e US$ 299 ao mês.
As principais funcionalidades do Buzzsumo são: pesquisa de palavras-chave, alerta de conteúdo, gerador de ideias de conteúdo, relatórios de análise de conteúdo, pesquisas de influenciadores, monitoramento, feed de notícias e análise de concorrentes.
Para economizar com o pagamento do Buzzsumo é possível usar a Remessa Online para pagar invoices internacionais e pagar IOF de apenas 0,38% além de não pagar taxas a mais na hora da conversão da moeda.