O bom gerenciamento do CAPEX é importantíssimo para os empresários de todos os ramos, já que ele pode impactar diretamente na saúde financeira de qualquer negócio. Portanto, é fundamental que os empresários e administradores tenham conhecimento do que é o CAPEX e saibam como gerenciá-lo de forma adequada.
O que é CAPEX?
CAPEX é a sigla, em inglês, de Capital Expenditure, e significa despesas de capitais. Na prática, ele representa os investimentos em bens de capitais de uma empresa. Isso significa que o CAPEX está relacionado aos custos que a empresa tem ao adquirir determinados equipamentos e/ou instalações.
Essas aquisições têm como objetivo melhorar o serviço prestado, o produto fabricado ou mesmo a empresa por si só. Podemos citar como exemplos de CAPEX: aquisição de computadores e maquinários para a produção ou terrenos e prédios.
Antes de explicar como gerenciar o CAPEX, é fundamental que você conheça e entenda o que é o OPEX e a diferença entre os dois.
Aproveite e saiba como fazer uma planilha de gastos para MEI.
O que é OPEX?
Outra sigla muito comum no mundo corporativo e cujo conceito precisa ser bem compreendido é OPEX. Ela vem do inglês, Operational Expenditure, e significa despesas operacionais. Ou seja, essas despesas são referentes aos custos que a empresa tem para manter o seu funcionamento. Portanto, o OPEX está relacionado à operação e à manutenção de equipamentos.
Para ficar mais claro, alguns exemplos de OPEX são: salário dos funcionários, manutenção de equipamentos, impostos, terceirização de serviços, dentre outros. Desta forma, enquanto o CAPEX faz referência a aquisição de um equipamento, o OPEX trata da manutenção do mesmo.
Como faço para gerenciar o CAPEX?
Conhecendo a diferença entre OPEX e CAPEX, agora vamos entender como fazer o gerenciamento do CAPEX.
É fundamental lembrar que as decisões envolvendo a aquisição de bens geralmente são custosas e de longo prazo. Por exemplo, você precisa comprar um novo equipamento para a sua empresa que tem um custo bastante alto. Nessa hora, provavelmente você vai precisar parcelar o pagamento ou irá adquirir um financiamento para conseguir efetuar a compra. Além disso, espera-se que o equipamento dure por muitos anos. Ou seja, essa é uma decisão que impactará a empresa por um bom tempo e que não pode ser facilmente desfeita. Portanto, precisa ser bem pensada.
O que tem sido cada vez mais comum nas empresas nos dias atuais é a troca entre um CAPEX por um OPEX. Ou seja, ao invés de adquirir um bem, a empresa pode simplesmente alugar um equipamento para realizar o mesmo serviço, mas sem ter os custos de compra e manutenção do produto. Mas e como é possível fazer isso?
Pense em uma empresa que precisa trocar todas as suas impressoras (CAPEX). Consequentemente, ela terá que arcar com os custos de manutenção, toners, eventuais problemas e ainda a desvalorização e desatualização dos equipamentos (OPEX).
Mas, e se ao invés disso, fosse feito um contrato de aluguel de impressoras, já incluindo a manutenção, os toners e ainda troca de equipamentos após algum tempo de uso? Nesse caso, ao invés de imobilizar uma parte do patrimônio com a compra, o empresário poderá incluir esse gasto como um OPEX.
Além disso, o principal benefício é que a empresa ainda conseguirá economizar. Isso porque, de acordo com a lei, o OPEX permite a dedução de impostos, enquanto que o CAPEX não. Ainda, é importante lembrar que todos os bens e imóveis que você compra para a sua empresa desvalorizam com o tempo, semelhante ao que ocorre com um carro zero quando você tira ele da concessionária.
Receba pagamentos do exterior com a Remessa Online
Viu como é importante saber como gerenciar melhor o CAPEX para manter a saúde financeira da sua empresa? Então que tal continuar com o planejamento e tornar o recebimento de pagamentos do exterior também mais fácil, seguro e barato?
Tudo isso é possível através da plataforma brasileira Remessa Online. A empresa é credenciada pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e todas as transações são feitas online e oferecem a segurança da criptografia.
Outra vantagem é que a Remessa Online faz a conversão das moedas com a cotação do câmbio comercial, sem nenhuma taxa adicional, além de cobrar taxas menores em comparação aos bancos convencionais.
Para conseguir utilizar esses serviços e aproveitar todas essas vantagens, é preciso apenas criar a sua conta gratuitamente diretamente no site da Remessa Online.
E para continuar acompanhando mais dicas de como administrar melhor a sua empresa, continue acompanhando o blog da Remessa Online.