Quando o assunto é marketing digital, muitas siglas surgem. Nesse contexto, saber o que é CPC faz toda a diferença. Afinal, o chamado Custo por Clique é fundamental para planejar os investimentos em anúncios pagos nas plataformas digitais.
A precificação dos anúncios não ocorre de forma fixa. Tanto é que você consegue encontrar opções dos mais variados preços e que se alinham aos mais diversos objetivos. Essa é uma grande vantagem para valorizar ainda mais os seus investimentos.
Neste post, entenda melhor o que é CPC, um dos custos envolvidos em campanhas de mídias pagas e veja como usá-lo a favor do seu negócio!
O que é CPC?
O Custo por Clique (CPC) é um tipo de métrica para campanhas pagas nas mídias digitais. As empresas que contratam serviços de anúncio pagam conforme a quantidade de cliques recebidos. O cálculo é feito por meio da divisão entre o total gasto pelo número de cliques.
Dessa forma, é possível avaliar se um anúncio foi bem-sucedido ou não. Por exemplo, ao trazer poucos cliques, o negócio não tem tantos custos. Porém, se a campanha desperta o interesse do público, o CPC tende a ser maior.
Para que o valor pago nesse tipo de anúncio produza um Retorno Sobre Investimento (ROI) satisfatório, é importante que esses cliques sejam convertidos em compras. Desse modo, os investimentos se tornam mais vantajosos para o negócio e os serviços com CPC se tornam mais estratégicos.
Para que o custo por clique serve?
O custo por clique é uma métrica que serve para gerar valores mais justos para os anunciantes, muito utilizada em plataformas de publicidade na internet. Além disso, o CPC ajuda a mensurar os resultados das campanhas e melhorar o planejamento de marketing.
A contratação de anúncios nas redes sociais e plataformas digitais é uma forma de promover o negócio de uma maneira eficiente e relativamente barata. Já que outros modelos de divulgação tendem a ser mais caros. Então, o CPC mostra que é possível aumentar consideravelmente o alcance da marca e gastar pouco com marketing.
Caso seu produto não receba um maior tráfego ou engajamento, esse é um sinal de que as campanhas por cliques não saíram como o esperado. Dessa forma, o CPC baixo também ajuda a investigar as falhas nas estratégias de marketing e solucionar os problemas.
Já se o custo por clique aumentar, isso significa que seus objetivos foram minimamente alcançados. Dessa maneira, é possível observar quais estratégias foram bem-sucedidas para repeti-las no futuro.
O CPC tem uma grande utilidade para mensurar o interesse do público nos seus anúncios. Além de avaliar se as boas práticas de marketing estão sendo realizadas e, principalmente, ter um maior controle financeiro sobre os investimentos em divulgação da marca.
Como usar o CPC?
Para usar o CPC é necessário escolher a plataforma que vai receber a campanha. Para calculá-lo, é preciso dividir o total gasto pelo número de cliques recebidos. Isso pode ser feito ao definir um valor máximo por clique nos seus anúncios ou estabelecer uma meta de cliques.
Ao determinar a plataforma para realizar a campanha, é necessário se atentar ao tráfego de visitantes. Quanto maior o engajamento, maior a possibilidade de sucesso na estratégia. Assim, você pode aproveitar essa praticidade econômica nos anúncios em redes sociais, pelo Google Adwords e em vários outros espaços digitais.
Além disso, ao definir um valor máximo por clique nos seus anúncios, as plataformas estimam a quantidade de anúncios e o perfil alvo. A partir disso, calculam o preço médio por cada clique e definem o seu CPC.
Outra opção é definir uma meta de cliques. Dessa forma, seu anúncio só acaba após atingir o objetivo estabelecido. Nesse caso, é possível ter um planejamento financeiro ainda maior, já que o CPC é elaborado na contratação e não tem muitas chances de sofrer alteração.
Qual a diferença entre CPA, CPC E CPM?
CPA (custo por aquisição), CPC (custo por clique) e CPM (custo por mil) são métricas de cobrança utilizadas no marketing digital. A diferença é que o CPA é calculado conforme o número de conversões, o CPC pelo número de cliques e o CPM pelo número de impressões.
Você confere, a seguir, as diferenças entre CPA, CPC e CPM. Além disso, vai saber como calcular corretamente a precificação dos anúncios para ter uma melhor gestão de investimentos.
Custo por aquisição (CPA)
No custo por aquisição, também conhecido como CPA, o anunciante só paga pelo que recebe. Ou seja, o investimento é referente aos anúncios que alcançaram os objetivos do negócio.
Por exemplo, você contratou uma plataforma para divulgar uma campanha no formato de vídeo para apresentar os produtos ou serviços prestados em uma dinâmica mais atrativa. Nesse caso, o CPA pode ser estabelecido a partir da visualização desse vídeo. Sendo assim, você só paga pela quantidade de pessoas que assistiram ao conteúdo.
A desvantagem do CPA é que o valor máximo definido, geralmente, é o dobro do que realmente você vai gastar. Os investimentos que não forem utilizados são devolvidos ao final da campanha, mas ainda assim, é preciso um saldo inicial maior para produzir o anúncio.
Custo por clique (CPC)
O custo por clique também tem uma relação com a conversão. No entanto, os parâmetros de custo são estabelecidos pela quantidade de cliques no seu anúncio.
Pegando como exemplo um anúncio em vídeo, os custos não estariam destinados à quantidade de usuários que assistiram a uma boa parte do conteúdo. Na verdade, seus gastos seriam proporcionais ao número de pessoas que apenas clicaram no que você divulgou.
É por isso que o CPC é mais indicado para CTAs ou anúncios que direcionam para outra página. Assim, é possível fazer com que os cliques sejam mais produtivos e, a partir deles, apresentar uma oferta interessante aos usuários.
Custo por Mil Impressões (CPM)
O custo por mil impressões, cuja sigla é CPM, tem foco na atração de clientes e não na conversão. Dessa forma, ele é baseado na quantidade de pessoas que visualizam seu anúncio. A partir de um conjunto de 1 mil visualizações, suas campanhas começam a ser cobradas por um determinado valor.
Por conta dessa dinâmica, o CPM é um dos tipos de métricas que precisam ser aplicadas em uma plataforma com grande volume de visitantes. Assim, uma quantidade maior de pessoas visualizará seu anúncio e uma parcela desses usuários buscará sua empresa. Somente assim é possível obter resultados significativos.
Nesse caso também, é importante que o anúncio seja ainda mais atrativo. Caso contrário, os investimentos podem não gerar um retorno satisfatório. Afinal, a cobrança ocorre de qualquer maneira, com o usuário interagindo ou não, desde que o conteúdo chegue até ele.
É por isso que, na maioria das vezes, para investir no CPC, é necessário desembolsar uma maior quantia de dinheiro. No entanto, se a campanha for um sucesso, os resultados podem ser compensatórios. Tendo em vista que o alcance também pode ser bem maior, em comparação com as outras opções.
Como calcular o custo por clique?
Para calcular o custo por clique (CPC), basta dividir o quanto você investiu pela quantidade de cliques gerados. Para estimar qual será o custo do seu CPC, vale mais a pena definir o custo por clique máximo.
Assim, você vai precisar estabelecer o lucro bruto desejado (LB). Para isso, encontre o valor total da venda (VT) e os custos de produção (CP). Depois disso, basta aplicar a seguinte fórmula: LB = VT – CP.
Por meio do lucro bruto fica mais fácil definir o custo por clique, principalmente ao ter a taxa de conversão desejada (TC). Sendo assim, o seu CPC máximo seria: CPCmax = LB x TC.
Cada negócio pode definir o seu CPC ideal. No entanto, contar com uma conversão 5:1 pode ser a melhor saída. Isso significa que a cada 100 cliques gerados, são obtidas, pelo menos, 2 vendas. Assim, é possível conquistar um lucro bruto satisfatório e um faturamento cada vez mais alinhado às expectativas do negócio.
No entanto, essa conta só pode ser feita no final da campanha de CPC. Então, fique atento!
Qual o custo por clique ideal?
Para grande parte das empresas, o custo por clique ideal é mensurado por um CPA de 20% ou produção de R$ 5 de receita a cada R$ 1 gasto. Entretanto, esse valor vai depender do seu ROI.
Como criar uma campanha otimizada?
Para dar início a uma campanha otimizada, é fundamental contar com boas estratégias e ferramentas de marketing.
Saiba como otimizar a sua campanha online!
1. Defina seu objetivo
Ter os objetivos dos seus anúncios claros ajuda a formular o problema principal, cuja campanha será responsável por resolver.
Se a finalidade da campanha é tornar a marca mais conhecida, divulgar o lançamento de um produto ou aumentar as vendas, a estratégia precisa estar focada. Por esse motivo, inicie o planejamento da sua campanha com essa etapa.
Para começar, reflita sobre o que você quer com os anúncios. É tornar sua marca mais conhecida? Divulgar o lançamento de um novo produto ou serviço? Fazer com que as vendas aumentem em uma determinada taxa?
2. Saiba quem é seu público-alvo
Agora é hora de escolher seu público alvo e focar seus anúncios generalizados. Afinal, com anúncios sem objetos de interesse definidos, a tendência é gerar menos resultados e desviar das suas metas.
Por esse motivo, conheça o comportamento dos seus clientes ideais, saiba o que consomem nas plataformas digitais e identifique os elementos que mais atraem esse público. O Neuromarketing pode ajudar muito aqui. A partir disso, é possível criar uma campanha que gere mais tração e, a depender das próximas etapas, conversão e retenção dos clientes.
3. Escolha o tipo de anúncio
O formato do seu anúncio também é relevante. A decisão vai depender do perfil do seu público-alvo. Afinal, vídeos longos podem não ser a estratégia mais indicada para seu negócio. Caso seus clientes ideais tenham falta de tempo no dia a dia e sua proposta propõe praticidade para acessar algum serviço.
Portanto, não esqueça de alinhar o formato do anúncio às expectativas e necessidades do público-alvo. Esse é um ponto fundamental para estimular a conversão do cliente.
4. Estabeleça o orçamento máximo para a campanha
A fim de evitar prejuízos por conta dos investimentos em anúncios CPC, o mais indicado é estabelecer um orçamento que seja adequado para sua empresa. Para ser possível calcular quantos cliques serão necessários para atingir as principais metas e gerar um retorno positivo.
O orçamento máximo também ajuda na escolha da plataforma que veicula as campanhas, assim como permite projetar os resultados. Afinal, o valor que será pago é proporcional ao número de cliques gerados.
5. Acerte na escolha da plataforma
Por fim, é importante também acertar na escolha da plataforma em que a campanha será difundida. Para começar, você não precisa se limitar a apenas um espaço. Inclusive, testar diferentes redes sociais ou o Google é uma maneira de observar quais ambientes trazem mais resultados positivos.
No entanto, se o orçamento estiver apertado, é interessante fazer apenas um investimento. Nesse caso, é ainda mais importante fazer uma escolha alinhada ao perfil do seu público-alvo, ao formato do anúncio e à quantidade de cliques desejada.
Viu só porque saber o que é CPC é tão importante? Por meio disso, é possível planejar as campanhas com muito mais eficiência e garantir um maior controle sobre os resultados. Dessa maneira, seus anúncios conseguem gerar muito mais valor para a promoção da marca. Assim, o negócio pode aumentar as vendas e fidelizar os clientes.
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Resumindo
CPC é a sigla para custo por clique. Trata-se de uma métrica que ajuda a estimar a cobrança pelos anúncios realizados em plataformas digitais, com base na interação dos usuários com a campanha.
Você pode definir um CPC máximo e estabelecer o limite do orçamento nos anúncios. Além disso, pode escolher quantos cliques deseja receber na sua campanha e, a partir disso, conhecer o custo total.