O que é CRO: descubra como aumentar sua taxa de conversão

Entenda o que é CRO, a sigla que engloba uma série de estratégias para potencializar o alcance de um site, aumentando seu tráfego e convertendo mais visitantes.

Quando o assunto é ter uma estratégia eficiente para seus canais digitais, a grande preocupação dos gestores é garantir um alto índice de conversões. Pensando nisso, o CRO é uma tática útil que colabora para tornar leads em clientes.

Independentemente do tamanho ou do nicho do seu negócio, o CRO é uma técnica que precisa ser considerada para alavancar resultados e elevar também o ROI do negócio.

Mas, afinal, o que é CRO e como isso favorece as conversões? Continue lendo este artigo para saber mais como essa estratégia funciona, seus benefícios, como aplicá-la e muito mais. Aproveite a leitura!

O que é CRO?

CRO é uma sigla para Conversion Rate Optimization — Otimização da Taxa de Conversão, em português. Dessa forma, ela representa um conjunto de estratégias voltadas para aprimorar um site, e-commerce ou canal digital, de modo a atrair e converter mais usuários.

Sua função é justamente aprimorar processos para que o número de conversões seja satisfatório. Dessa maneira, todo processo de venda se torna mais eficaz, o que se reverte em lucros.

Para atingir esse objetivo, são aplicadas uma série de ferramentas de CRO e testes. Eles procuram entender as melhores formas de estimular visitantes ou leads a cumprir a ação desejada nas páginas online. Ou seja, a ideia central é otimizar esse caminho ao longo da jornada do cliente, de modo a convencer pessoas a chegar ao fim da jornada.

O que é uma conversão?

Conversão é um termo importante para o marketing digital. Em essência, ele diz respeito ao cumprimento de uma ação que foi determinada em uma estratégia.

Vamos exemplificar: imagine que sua empresa criou uma landing page para promover uma nova solução digital. Sua ideia é que as pessoas preencham os campos com seus dados pessoais e cliquem em um botão que diz “agendar uma demonstração” ou “conversar com um especialista”.

O próximo passo é você divulgar essa página especial em diversos canais online. Agora, digamos que 2 mil pessoas entraram nessa página, mas apenas 300 preencheram seus dados e clicaram no botão para fazer o agendamento.

Realizar a ação de clicar no botão é, nesse caso, uma conversão. E o número 300 fornece a taxa de conversão que sua landing page atingiu.

Sendo assim, uma conversão pode ser muitas coisas; tudo depende de seus objetivos com a iniciativa de marketing. Alguns exemplos são:

  • efetuar uma compra;
  • entrar em contato;
  • assinar uma newsletter;
  • solicitar um teste ou demonstração;
  • clicar em um banner;
  • clicar em um convite para seguir suas redes sociais.

De modo geral, determinar que tipo de conversão você quer ou que faz sentido para sua campanha é o primeiro passo para medir resultados.

Para aplicar técnicas de CRO, o gestor precisa, antes de tudo, definir a ação que ele vai direcionar ao visitante.

Quais são as vantagens de uma estratégia de CRO?

Agora que você sabe o que é conversão, é mais fácil entender porque é tão importante manter suas taxa altas para se ter melhores resultados.

Ter uma alta taxa de conversão significa que você está atingindo seus objetivos de marketing, e tendo mais vendas, lucros, leads , clientes, etc.

Contudo, esse caminho não é fácil, e é aqui que CRO entra. Essa estratégia visa garantir a máxima performance da sua iniciativa. Entenda por que ela é tão vantajosa.

Traz agilidade e redução de custos

Conversões não acontecem da noite para o dia, mas o ideal é conquistar um bom resultado gastando menos tempo e dinheiro o possível. Técnicas de CRO potencializam o alcance e o sucesso de suas páginas online, ajudando você a chegar lá mais rápido.

Aumenta vendas e lucros

Com estratégias de CRO, você atinge as pessoas certas. Quanto mais conversões, maiores são as chances de as pessoas concluírem uma compra com sua empresa.

Reduz o índice de oportunidades perdidas

Muitas pessoas desistem de clicar em um botão, fechar uma compra ou realizar uma ação em um site. Mas por que isso acontece? Ao usar táticas de CRO e descobrir os motivos, você poderá saná-los e trabalhar em ideias que estimulem os clientes a seguir em frente.

Como aplicar CRO em uma estratégia?

Afinal, como colocar o CRO em prática? Vamos conhecer os elementos básicos que você precisa considerar.

Coleta de dados

O CRO se apoia em pesquisa e testes para entender as melhores maneiras de ampliar conversões. Logo, não se trata de palpites, mas sim de coletar informação concreta e qualificada para corrigir erros e realizar mudanças de forma acertada. Para obter dados, você pode:

  • realizar pesquisas no seu site ou redes sociais;
  • conversar com clientes atuais e entrevistá-los a fim de saber mais sobre sua experiência de compra;
  • fazer testes de usabilidade;
  • usar ferramentas que analisam métricas.

Interpretação de dados

Agora que você tem um montante suficiente de dados, é hora de apurá-los e identificar oportunidades.

O que as informações coletadas estão lhe dizendo sobre as necessidades e dores do seu público em potencial? Como sua marca pode ajudar a sanar essas questões? Investigue o que pode ser melhorado para convencer visitantes a ficar no seu site.

Rodada de testes

Testar suas hipóteses vai ajudar a apontar os melhores caminhos. Testes A/B são simples e funcionam, fornecendo resultados úteis que ajudam na otimização.

Otimização da estratégia

Coloque em prática as ideias que teve com os testes e acompanhe os resultados. Use indicadores de desempenho para monitorar o andamento desses ajustes de perto.

Aprendizado e repetição

A jornada não termina aqui. Reflita sobre o que aprendeu e recomece. O mercado e as pessoas mudam repentinamente, e você não pode se apagar de resultados passados. É preciso continuar fazendo testes e reciclando sua estratégia.

O que é um teste A/B?

O teste A/B é um instrumento comumente associado à CRO. Sua função é testar uma hipótese para se ter uma ideia concreta do que realmente funciona, antes de fazer mudanças radicais em um site.

Ele consiste em criar suas versões de uma mesma iniciativa e verificar qual delas terá o melhor desempenho. Para entender melhor, acompanhe o exemplo.

Imagine que você deseja descobrir porque determinada landing page não exibe uma boa taxa de conversão. Nas suas pesquisas, sua hipótese é que visitantes desistem, pois há muitos campos dados pessoais para serem preenchidos.

Então, você cria duas versões da mesma landing page: a versão A, com cinco campos de dados e a versão B, com apenas dois. Em seguida, publica as versões randomicamente e monitora os resultados.

Se no final de um determinado período a versão B se sair melhor, há indícios de que é necessário ajustar a quantidade de campos nessa estratégia.

Testes A/B podem ser usados para comprovar diferentes variações, mudando cores, imagens, fontes, etc. Além disso, o ideal é medir seus resultados com ferramentas especializadas, para se ter um resultado com significância estatística.

Quais são as melhores ferramentas de CRO?

Hoje em dia, felizmente, existe uma ampla gama de ferramentas que ajudam profissionais a aplicar estratégias de CRO com maior eficácia e precisão. Conte com elas para ter resultados seguros e objetivos.

O recomendado é avaliar as opções e adotar um conjunto de ferramentas para realizar diferentes tarefas. Conheça as melhores opções a seguir para cada categoria de CRO.

Avaliação de métricas

Para acompanhar indicadores, aposte em:

  • Google Analytics: é a ferramenta de análise de métricas mais conhecida e usada globalmente. Além de acompanhar indicadores, permite também a criação de testes A/B;
  • Kissmetrics: é um software completo que ajuda a identificar problemas em uma página que estão atrapalhando a conversão;
  • Mixpanel: uma ferramenta também cheia de funções, que oferece soluções para aumentar o engajamento do público com sua página.

Pesquisas

Colete dados do seu público mais facilmente com:

  • TypeForm: permite a criação de formulários simples e atrativos, que funcionam como se fosse uma ‘conversa’ com o respondente. Graças a seu design convidativo e agradável, promete maiores taxas de respostas;
  • SurveyMonkey: ferramenta amplamente conhecida, oferece vários recursos para criação de questionários;
  • Google Forms: a solução faz parte do pacote de aplicativos do Google, é gratuita, fácil de usar e compartilhar e possibilita também inúmeras personalizações.

Testes

Realize testes de performance das suas páginas com:

  • Optimizely: é um software robusto que permite criar testes e personalizar a jornada e navegação de uma página;
  • Google Optimize: outra ferramenta gratuita do Google, oferece muitas opções de testes A/B e outras variações em um site para entender o que melhor agrada o público;
  • CrazyEgg: o software usa mapas de calor e ajuda profissionais a entender como os visitantes se comportam em um site.

Quais são os erros mais comuns em CRO?

Se você chegou até aqui, certamente já entendeu as vantagens e a importância de uma estratégia de CRO. No entanto, é preciso evitar algumas armadilhas que podem colocar seus esforços a perder.

Muitas vezes, até profissionais no assunto acabam minando suas táticas por conta de certos deslizes. Conheça 3 deles e saiba como evitá-los.

1. Não ter paciência para realizar testes

Se você vai fazer uma rodada de testes A/B para verificar uma hipótese, não tenha pressa. Se rodar o teste por pouco tempo, pode fazer ajustes e tomar uma decisão precipitada que vai causar prejuízos.

Tenha paciência e dê o tempo necessário para ter um resultado consistente. Muitas vezes, eventos externos como mudanças sociopolíticas ou sazonalidades podem alterar o curso das respostas e o padrão das tendências.

2. Testar múltiplas variáveis em uma só rodada

Se sua ideia é testar várias hipóteses simultaneamente para ganhar tempo, dê dois passos para trás e recomece. Existem grandes chances de isso não dar certo.

Fazer uma versão A e uma versão B com mais de uma alteração dificilmente indicará qual foi o elemento que influenciou a conversão.

Se você decide mudar o conteúdo, a imagem e as cores tudo ao mesmo tempo, como saber qual foi de fato o item que cativou o visitante? Para saber com segurança, faça uma alteração por vez para testar.

3. Copiar testes de outras pessoas

Sua mãe já lhe dizia que você não é todo mundo, não é mesmo? O que funciona para uma campanha, estratégia ou empresa não é receita de sucesso para outra.

Por mais válido que seja estudar testes de concorrentes como benchmark, aprenda com eles, mas não copie. Somente uma investigação com seu público-alvo, sua persona, e com base em seus dados e estratégias é que vai nortear um bom teste.

Táticas de CRO são extremamente importantes para maximizar os resultados de uma campanha ou ação online. Por isso, considere as dicas e práticas deste post para ter melhores resultados e impulsionar as conversões de seu negócio digital!

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Resumindo

O que é CRO?

CRO (Conversion Rate Optimization) é uma estratégia para otimizar a taxa de conversão de um site. Para tal, são aplicadas um conjunto de ferramentas e práticas que visam melhorar o tráfego, a usabilidade e demais elementos que estimulem visitantes a cumprir a ação desejada.

Por que CRO é importante?

CRO, Otimização da Taxa de Conversão, é importante para garantir o aumento do número de conversões em um site e entender o melhor caminho para atrair visitantes. Isso garante melhores resultados, ganho de tempo e impacta também indicadores como Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

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