O que é e como funciona o DDA (Débito Direto Autorizado)?

O DDA (Débito Direto Autorizado) é um sistema de pagamento de boletos.

O DDA Débito Direto Autorizado é um recurso bancário que permite a identificação e o agendamento dos pagamentos dos boletos registrados no CPF de uma pessoa. Dessa forma, é possível garantir o pagamento dos débitos no prazo. Acompanhe no artigo abaixo como o recurso funciona e como pode ajudar na sua vida financeira. 

O que significa a sigla DDA?

O DDA (Débito Direto Autorizado) é um sistema de pagamento de boletos que permite aos usuários visualizarem e pagarem seus registros de débito diretamente em suas contas bancárias, sem a necessidade de emitir e imprimir boletos em papel. 

Lançado em 2009 pela Febraban, o DDA tinha como objetivo economizar recursos naturais, como árvores, água e energia elétrica. Um ano após o seu lançamento, já contava com 4,8 milhões de usuários

Embora a maioria das instituições ofereça esse serviço, ele pode não estar habilitado automaticamente para todas as contas e, em alguns casos, pode envolver custos, portanto, é aconselhável verificar as condições antes de utilizá-lo.

O que é DDA no CPF?

O DDA no CPF é o sistema de pagamento de boletos que identifica todos os registros pendentes para o CPF de cada pessoa. Com o recurso, os registros de débito de um CPF são gerados e disponibilizados para pagamento diretamente na conta da pessoa. Não sendo necessária a emissão desses boletos em papel. Isso simplifica o processo de pagamento, reduz o uso de papel e agiliza a quitação de contas.

Como funciona o DDA do banco?

Quando um boleto é gerado no CPF de um cidadão brasileiro, incluindo seu nome, valor e prazo de pagamento, o sistema do DDA identifica essa cobrança e comunica ao banco. A cobrança é lançada diretamente na conta do devedor, mesmo que o credor do débito seja outro banco. 

A forma de identificação e geração de cobranças pode variar de acordo com o banco, mas, em geral, ao acessar o internet banking ou o aplicativo do banco e selecionar a opção de pagamentos e DDA, você verá uma lista de boletos que ainda não venceram. 

É possível verificar os boletos a vencer pelo internet banking.

O cliente pode escolher qual boleto deseja pagar imediatamente ou agendar o pagamento para uma data futura. Quando o pagamento é autorizado, o valor é debitado diretamente na conta do cliente e é repassado para o credor do boleto eletrônico.

Qual é a diferença entre DDA e débito automático?

A principal diferença está na forma como os pagamentos de boletos são processados. Enquanto o débito automático é uma autorização para os pagamentos serem feitos automaticamente na data de vencimento, o DDA permite que o cliente registre boletos na conta e autorize individualmente o pagamento de cada um, em qualquer data após o registro.

Entenda as principais características de cada um:

DDA (Débito Direto Autorizado):

  • Os boletos são registrados e identificados na conta do cliente;
  • O cliente precisa autorizar o pagamento individualmente para cada boleto registrado na conta;
  • É possível utilizar o DDA em vários bancos;
  • O pagamento pode ser realizado em qualquer dia e não apenas na data de vencimento especificada no boleto.

Débito Automático:

  • Cobrança automática onde o cliente autoriza o banco a debitar automaticamente os valores das contas diretamente em sua conta bancária;
  • O cliente faz um cadastro por boleto e, a partir desse momento, os pagamentos são realizados automaticamente na data de vencimento;
  • Para interromper os débitos automáticos, o cliente precisa desativar essa função;
  • O pagamento ocorre na data de vencimento especificada no boleto.

Como ativar o DDA?

O cadastro varia de acordo com o banco, tanto a ativação, quanto a oferta da solução. Mas, em geral, os passos são:

  1. Acesse sua conta bancária por meio do aplicativo, internet banking, central de atendimento por telefone ou diretamente na agência bancária;
  2. Encontre a seção de DDA ou Débito Direto Autorizado;
  3. Verifique se há alguma cobrança extra;
  4. Dentro dessa seção, você deve encontrar a opção para ativar o serviço. Geralmente, com um botão ou link para iniciar o processo de ativação;
  5. Leia e aceite os termos e condições;
  6. Registre seu CPF ou CNPJ;
  7. Autorize a ativação do DDA e confirme a ativação;
  8. Os boletos que se qualificarem para esse serviço serão listados na sua conta bancária, e você poderá escolher quando autorizar o pagamento.

Quando o DDA estiver ativado, você será avisado sempre que novos boletos forem cadastrados. Lembre-se de gerenciar cada um e autorizar ou programar seus pagamentos para manter todas as contas em dia.

Em 2024, o Banco Central deve lançar o PIX Automático, que também deve facilitar os pagamentos de boletos, inclusive daqueles não aceitos pelo DDA, como luz ou água. Confira mais detalhes sobre o PIX automático e quando deve ser lançado

Perguntas frequentes

O que é o DDA (Débito Direto Autorizado)?

O DDA é um sistema de pagamento de boletos que permite visualizar e pagar registros de débito diretamente em suas contas bancárias, sem a necessidade de emitir boletos em papel. Ele foi criado para simplificar o pagamento de contas. 

Como ativar o DDA na minha conta bancária?

O processo de ativação do DDA pode variar de acordo com o banco, mas, em geral, você deve encontrar a seção de DDA em sua conta bancária, ler e aceitar os termos e condições, registrar seu CPF ou CNPJ e autorizar a ativação do DDA. 

Como funciona o DDA do banco?

O DDA do banco identifica boletos registrados no CPF do cliente e os disponibiliza para pagamento direto na conta bancária. Assim, quando autorizado, o valor é debitado da conta do cliente.

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