Diariamente são feitas milhares de operações financeiras registradas e armazenadas no Sisbacen, um sistema eletrônico do Banco Central (Bacen) que centraliza todas as operações financeiras de cada CPF e CNPJ realizadas no país em um só lugar.
Para entender melhor o que é o Sisbacen, leia o abaixo e veja como acessar e consultar suas informações no sistema. Ainda, confira quais dados você pode encontrar.
O que é o sistema Sisbacen?
O Sisbacen (Sistema de Informações do Banco Central) é um sistema eletrônico que reúne e centraliza todas as informações financeiras do Brasil. Ele está atrelado ao Banco Central do Brasil (Bacen) e é por meio dele que são coletadas, registradas e armazenadas as informações sobre todas as operações financeiras e bancárias realizadas no país.
Dentro da plataforma do Sisbacen existe o Sistema de Informação de Crédito do Banco Central (SCR), responsável por reunir informações sobre operações de crédito, financiamentos, investimentos e empréstimos.
Também há o Cadastro de Clientes em Sistema (CCS) que coleta os dados dos usuários nas instituições financeiras, como conta, data de abertura e em quais bancos estão atrelados. Os bancos enviam esses dados mensalmente para o sistema, mantendo as informações do Banco Central atualizadas.
Dessa forma, o Sisbacen é uma maneira de unificar o sistema financeiro no país. Isso faz com que ocorra maior rapidez e segurança na concessão de crédito. Além disso, todo o Sistema Financeiro Nacional funciona de modo integrado, evitando fraudes e o seu possível colapso.
Quais informações posso consultar no Sisbacen?
Pessoas físicas e jurídicas podem consultar suas informações financeiras, de outras empresas, contribuintes, além de órgãos e entidades do Poder Público.
As principais informações para pessoas físicas são:
- Empréstimos e financiamentos em seu nome;
- Lista dos bancos e instituições financeiras onde você possui algum tipo de relacionamento;
- Chaves Pix cadastradas;
- Consulta a dívidas inscritas em seu nome no Cadin Federal;
- Dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais;
- Se você não possui conta ativa em um banco, pode emitir a certidão de Inexistência de contas em bancos.
Já as pessoas jurídicas podem consultar:
- Relatórios de empréstimos e financiamentos;
- Relatório de contas e outros relacionamentos em bancos;
- Relatório de Câmbio de transferências internacionais,
- Relatório de dívidas com o setor público federal (Cadin),
- Registro Declaratório Eletrônico (RDE).
A importância do Sisbacen
O Sisbacen é uma ferramenta muito importante para a economia brasileira. Isso porque, ele colabora com a transparência entre as instituições, uma vez que tem como função disponibilizar as informações que armazena, com segurança e garantindo o sigilo do cidadão.
O sistema auxilia no bom funcionamento do Banco Central do Brasil porque facilita o tratamento e a divulgação de informações de interesse do BC. Para o cidadão, o Sisbacen é muito importante para que ele possa entender sua própria vida financeira e fazer a gestão corretamente.
Vale ressaltar que todas as divulgações de dados do Sisbacen seguem as políticas de sigilo e proteção de dados. Além disso, qualquer divulgação deve ter a autorização do interessado.
Sendo assim, os dados do Sisbacen colaboram para a tomada de decisões de pessoas físicas e jurídicas, oferecendo mais segurança. Por exemplo, um banco pode fazer uma consulta da capacidade de pagamento do cliente antes de conceder um empréstimo.
Aliás, o sistema ajuda a garantir o bom funcionamento do sistema bancário e financeiro do Brasil. Por exemplo, o Banco Central utiliza os dados do Sisbacen para intervir na compra e venda de moeda estrangeira.
Como fazer consulta no Sisbacen?
Para fazer consulta no Sisbacen, é necessário ter um CPF ou CNPJ. O acesso é feito via internet por meio do aplicativo SisbacenWeb.
Dessa maneira, para acessar o SisbacenWeb é necessário estar previamente cadastrado no Sisbacen. Porém, estão suspensos novos cadastros e recuperação de senha do login no site do Banco Central. Caso você já tenha o registro, é possível utilizar normalmente, mas novos não estão sendo feitos.
Caso você tenha acesso à senha, deve entrar no SisbacenWeb e clicar na tecla F4 do seu computador para que uma senha seja enviada para o e-mail cadastrado no Sisbacen. Então, deve informar os seguintes dados, se for pessoa física:
- Instituição – 98000
- Dependência – 0001
- Operador/CPF – CPF sem dígito verificador
- Transação – PISP650 para CADIN ou MENU para ver transações disponíveis
- Senha
Já pessoas jurídicas ou MEI/Empresário Individual devem usar os seguintes dados de acesso:
- Instituição – 85123
- Dependência – 0567
- Operador/CPF – maria
- Transação – PISP650 para Cadin ou MENU para ver transações disponíveis
- Senha
O que é o Autran?
Vale lembrar que o Autran é o sistema de segurança do Sisbacen. Por meio dele, é realizado o gerenciamento do acesso e identidade ao sistema. Dessa forma, garante que apenas pessoas devidamente autorizadas tenham acesso aos dados do Sisbacen.
Dessa forma, a administração da segurança do sistema é descentralizada, de forma que cada instituição tenha seus próprios gestores setoriais de segurança (másteres). O Deinf é responsável pela gestão geral de segurança.
Perguntas frequentes
O Sisbacen (Sistema de Informações do Banco Central) é um sistema que coleta, registra e armazena todos os dados financeiros e bancários realizados no país. Por isso, ele é usado para unificar o sistema financeiro brasileiro.
Para fazer a consulta no Sisbacen é necessário já ter cadastro no sistema e acessar o SisbacenWeb. Novos cadastros estão temporariamente suspensos.
O Sisbacen é um sistema eletrônico que centraliza todas as informações do país. Ele é importante para consultas sobre créditos, financiamentos e investimentos. Também garante a transparência entre as instituições financeiras no Brasil.