O termo EBITDA é comum para empresários que acompanham o mercado financeiro e investem em ações. Esse é um indicador importante para investidores analisarem as empresas de capital aberto, pois vai além das informações de lucro ou prejuízo de uma companhia.
O indicador é, acima de tudo, uma ferramenta gerencial que permite a avaliação do desempenho financeiro de uma empresa, independentemente do seu porte. Para entender o que é o EBITDA, para que serve e como calculá-lo, acompanhe este artigo!
O que é o EBITDA?
O EBITDA é um indicador da saúde financeira da empresa que serve para compreender o potencial de geração de caixa e manter o controle das finanças do negócio. Ele aponta o quanto os resultados de uma empresa podem crescer por conta própria ao mostrar apenas os lucros gerados por meio das atividades operacionais, desconsiderando possíveis impostos, empréstimos ou investimentos.
O indicador permite analisar se uma determinada empresa realmente é saudável financeiramente e se vem melhorando diante de seus concorrentes. O termo vem do inglês Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português, o indicador é conhecido como LAJIDA, sigla de Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.
Para que serve o EBITDA?
O EBITDA serve para calcular a eficiência e a produtividade de uma empresa com mais precisão. O índice permite mensurar de forma efetiva os resultados de uma instituição porque seu cálculo desconsidera variáveis mais complexas, como financiamentos e mecanismos de impulsionamento financeiro.
Quando o valor do indicador aumenta, é sinal de que a empresa tem boa produtividade e eficiência. É preciso ficar atento quando o valor diminui, pois a empresa não está crescendo. Vale ressaltar que esse não é o único indicador que deve ser avaliado na hora de decidir comprar ações de uma empresa. Informações como lucro líquido, endividamento, lucro por ação, evolução do faturamento também são fundamentais.
Como utilizar o EBITDA?
Para utilizar o EBITDA, é preciso fazer a soma do lucro líquido e calcular as despesas relacionadas ao imposto de renda e às contribuições sociais, além da depreciação e amortização dos recursos de um determinado período. Com isso, é possível analisar os resultados e verificar se estão de acordo com os objetivos de investimento.
Como calcular o EBITDA?
O valor do EBITDA é calculado pela fórmula: EBITDA = Lucro Operacional Antes do Imposto de Renda e Receitas/Despesa Financeira + Depreciação + Amortização
Já o cálculo do lucro operacional é feito da seguinte forma: Lucro operacional = receita líquida – custo das mercadorias comercializadas – despesas operacionais – despesas financeiras líquidas
Quais as vantagens de utilizar o EBITDA?
As principais vantagens de usar o EBITDA são a possibilidade de mensurar o desempenho operacional ao longo do tempo, o foco em geração de caixa e a facilidade de comparação com outros resultados. Desse modo, o índice entrega informações relevantes para a análise de investimentos.
Permite calcular o desempenho operacional do negócio ao longo do tempo
O EBITDA oferece a oportunidade de observar, em números, como foi o desempenho operacional de uma empresa em diferentes épocas e contextos. Dessa forma, permite avaliar como o negócio lidou em momentos de desafios e como evoluiu ao longo do tempo.
Indica o potencial de retorno do investimento ao analisar geração de caixa
O indicador EBITDA também permite manter o foco na geração de caixa, que está totalmente relacionada à lucratividade de um negócio. Consequentemente, ajuda os possíveis investidores na análise do potencial de retorno das aplicações financeiras.
Facilita a comparação de diferentes empresas para definir investimento
A comparação do EBITDA de diferentes empresas pode ajudar quem está em dúvida entre uma ou mais companhias para investir ou deseja avaliar o desempenho de um negócio no mercado em que atua. A análise desse indicador permite definir médias e realizar uma avaliação comparativa e mais aprofundada.
Quais as desvantagens de utilizar o EBITDA?
Algumas desvantagens do EBITDA são a exclusão de algumas despesas, a visão parcial das finanças do negócio e a limitação da análise por setor de mercado.
EBITDA é limitado e não avalia despesas como custos de empréstimos e juros
O cálculo do EBITDA só leva em consideração as despesas que o negócio teve com as operações. Sendo assim, demais gastos relevantes que podem influenciar a saúde financeira são desconsiderados, como custos de empréstimos e juros.
O EBITDA não inclui dados de fluxo de caixa, então, deve ser usado junto a outros índices
Como o foco do EBITDA é a geração de caixa, o indicador não abrange toda a situação financeira da empresa, nem apresenta dados sobre o fluxo de caixa. Por esse motivo, os dados precisam ser analisados ao lado de outras variáveis e fatores que apontam a capacidade de um negócio pagar as próprias dívidas e evitar prejuízos.
EBITDA permite análise apenas de empresas do mesmo setor no mercado
O EBITDA considera a depreciação e a amortização no cálculo, então comparações com outras empresas são possíveis apenas quando são do mesmo setor, porque acompanha os mesmos índices de depreciação e amortização dos ativos.
Qual a diferença entre o EBITDA e EBIT?
A principal diferença entre o EBITDA e o EBIT são as variáveis utilizadas no cálculo. O EBIT (Earning Before Interest and Taxes ou, em português, Lucro Antes dos Juros e Tributos) visa a estimar o lucro contábil de um negócio e desconsidera os fatores relevantes para os investimentos, como depreciação e amortização – diferentemente do EBITDA.
O EBITDA é um bom indicador?
O EBITDA é um bom indicador para avaliar o potencial das ações com base na capacidade de geração de caixa operacional, sem a influência de artefatos contábeis, que podem modificar os resultados. Ele é útil para estimar o quanto um investimento em um negócio pode ser rentável e como estão as operações de uma organização.
Como analisar o EBITDA de uma empresa?
A análise do EBITDA dá uma perspectiva financeira de uma empresa, porque permite observar todo o seu desenvolvimento ao longo de um período. Ao mesmo tempo, o índice dá uma perspectiva mercadológica ao realizar comparativos com demais negócios do mesmo segmento, a fim de verificar se o desempenho está próximo da média da área de atuação. Para realizar uma análise de investimento mais conclusiva, é importante avaliar o EBITDA ao lado de outros indicadores de negócio.
Fatores a considerar na avaliação do EBITDA:
- dívidas ativas;
- despesas em aberto;
- receita mensal ou anual da empresa;
- taxa de lucro.
Onde encontrar o EBITDA de uma empresa?
O EBITDA pode ser encontrado no balanço das empresas e em boletins de imprensa divulgados pelos negócios. No entanto, vale a pena destacar que não existe nenhuma regra que obrigue as organizações a exporem essa informação, então nem todas dão acesso a esse cálculo. As empresas divulgam esse indicador de maneira voluntária, junto às demonstrações financeiras, por transparência e para atrair investidores.
O que é considerado um bom EBITDA?
Um bom EBITDA deve ser positivo – ou seja, maior do que zero. Se ele é negativo, significa que a empresa não apresenta um potencial de geração de caixa no momento, e pode estar em um momento delicado de saúde financeira ou apresentar um grave problema de gestão das operações.
No entanto, a qualidade dos resultados depende muito do contexto analisado, como as atividades do setor, os investimentos realizados, o período em que houve melhores resultados, entre outros fatores. Por isso, é interessante realizar uma análise periódica. A partir da visualização do histórico, é possível comparar a empresa com outros momentos e identificar oportunidades para investir.
Acompanhe a saúde financeira do seu negócio
Agora que você já sabe o que é o EBITDA, torna-se muito mais fácil aproveitar essa ferramenta na hora de planejar os investimentos ou avaliar o potencial de geração de caixa de seu negócio. O próximo passo é manter o controle dos dados e acompanhar periodicamente o indicador para identificar as melhores oportunidades.
Gostou do artigo? Acompanhe a Remessa Online nas redes sociais e não perca nenhuma novidade. Estamos no Instagram, Facebook, X, LinkedIn e YouTube!
Resumindo
O EBITDA é um indicador financeiro que aponta o potencial de geração de caixa operacional de um negócio e ajuda a estimar o quanto os resultados de uma empresa podem crescer por conta própria.
O EBITDA é importante para auxiliar os potenciais investidores a conhecerem as empresas e identificarem as melhores oportunidades no mercado para novas aplicações.
EBITDA = Lucro Operacional Antes do Imposto de Renda e Receitas/Despesa Financeira + Depreciação + Amortização