As práticas socioambientais e de governança ajudam a empresa a se destacar e conquistar vantagem competitiva. Entenda o que é ESG e quais são os benefícios.
As empresas que investem em sustentabilidade conquistam vantagem competitiva. Por isso, tornou-se indispensável saber o que é ESG, sigla que se refere a práticas de responsabilidade social, ambiental e de governança.
Um dos motivos para essa exigência é a preferência dos consumidores. Segundo um levantamento do IBM Institute for Business Value, 66% das pessoas mudariam seus hábitos de compra para diminuir os impactos ambientais. Além disso, 71% dos colaboradores e dos candidatos a empregos acham que as empresas sustentáveis são mais atraentes.
Sem contar que 48% dos investidores consideram a sustentabilidade ambiental na formação de suas carteiras e 59% pretendem comprar ou vender ativos com base nesses fatores. Diante desses dados, percebe-se que as práticas ESG são importantes para atrair clientes, reter talentos e conseguir aporte de capital — inclusive, Investimento Estrangeiro Direto (IED).
Por isso, criamos este conteúdo com as principais informações a respeito do assunto. Assim, você poderá conhecer o tema e ainda entender como aplicá-lo no seu negócio. Saiba mais.
A sigla ESG se refere a práticas ambientais (environmental), sociais (social) e de governança (governance). O objetivo é que as empresas adotem essas medidas para terem uma operação mais sustentável, consciente e bem gerenciada.
Para entender o que é ESG, é importante saber o que está contemplado nos 3 pilares:
Portanto, entender o que é o ESG passa por saber que suas ações são abrangentes. Porém, contribuem para os resultados corporativos em diferentes níveis, justamente por oferecerem benefícios em vários âmbitos.
Ainda é importante mencionar que essas boas práticas estão relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), criados pela ONU. Eles se referem aos 17 macrotemas que representam desafios e vulnerabilidades a serem superados até 2030.
Apesar de a preocupação com a sustentabilidade existir há bastante tempo, o termo ESG foi citado no relatório “Who Cares Wins”, de 2004. O documento foi elaborado pelo Pacto Global, da ONU, e pelo Banco Mundial.
Na época, o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, instigou os presidentes de 50 grandes instituições financeiras a integrarem aspectos ambientais, sociais e de governança no mercado de capitais.
No mesmo período, foi lançado o relatório Freshfield, da Iniciativa Financeira do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP FI). O documento mostra a importância do ESG para a avaliação financeira de uma organização.
A partir disso, o conceito passou a ser utilizado como sinônimo de sustentabilidade em pesquisas, fóruns de discussão e relatórios. Portanto, também se reflete em credibilidade e reputação para as empresas.
O capitalismo de stakeholder consiste na geração de valor econômico com respeito a questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Portanto, esse conceito tem relação direta com o que é o ESG.
Nesse modelo, a empresa continua tendo o objetivo de lucrar. No entanto, ela busca dividir os seus resultados para além dos acionistas — prática chamada capitalismo de shareholders — com o propósito de desenvolver toda a sociedade.
Por isso, é uma nova forma de fazer negócio, na qual as empresas têm responsabilidade e comprometimento com o mercado e seus:
Isso deixa claro que, mais do que uma ação social e ambientalmente correta, implementar as boas práticas de ESG traz benefícios financeiros ao negócio, o que pode ser confirmado por diferentes pesquisas. Veja:
Ou seja, as companhias precisam modificar seus modelos de negócios, se quiserem conquistar vantagem competitiva. Caso contrário, poderão ter problemas, como a perda de receitas, o boicote de consumidores e a obsolescência.
O ESG é bastante abrangente, mas pode ser dividido em vários temas. A partir disso, diferentes indicadores podem ser selecionados para mensurar o nível de engajamento da empresa com cada um dos itens analisados.
Ainda assim, as informações não são financeiras, em sua maior parte. Portanto, pode parecer difícil mensurar o efeito positivo das boas práticas. Especialmente, porque não existe um padrão a seguir.
Vários frameworks podem ser usados. Eles consistem em conjuntos de indicadores que sinalizam o nível de comprometimento da empresa com as práticas ESG. Entre as possibilidades estão:
No entanto, a falta de um padrão internacional dificulta a análise da empresa para saber se ela realmente adota práticas ESG. Isso gera o chamado greenwashing, que vamos explicar melhor em seguida.
No Brasil, o mercado criou alguns índices para medir o ESG nas empresas. Inclusive, a bolsa de valores brasileira, a B3, criou alguns deles, especialmente, para avaliar os fundos de índices (ETFs) voltados para as práticas sustentáveis. Os principais indicadores são:
Como já mostramos, existe uma exigência dos próprios consumidores em comprar produtos e serviços de empresas com responsabilidade socioambiental. Por sua vez, a governança corporativa reúne boas práticas para destacar a organização perante a concorrência e alinha seus interesses às exigências dos órgãos de fiscalização.
Portanto, esses três pilares contribuem para uma empresa mais ética e comprometida com a agenda mundial. Sem contar que também garante redução de custos, fidelização dos clientes e aumento do lucro a médio e longo prazo.
Um exemplo bem simples é a gestora de investimentos americana BlackRock. Em anúncio divulgado por meio de uma carta aberta, o CEO Larry Fink informou que os investimentos em setores que usam muito o carbono seriam interrompidos. O objetivo é trocá-los por outras aplicações, voltadas para companhias mais sustentáveis.
No Brasil, as iniciativas ainda são pequenas. Porém, os CEOs de 38 grandes companhias e 4 entidades setoriais enviaram uma carta ao vice-presidente Hamilton Mourão cobrando ações mais consolidadas no combate ao desmatamento. É um começo, mas ainda há espaço para a adoção dessas práticas.
No mundo dos investimentos, isso representa uma companhia mais sustentável, que adota boas práticas de gestão corporativa. Por esse motivo, tende a oferecer um retorno melhor no futuro. Além disso, você já viu que essa tende a ser a preferência dos grandes investidores — e eles determinam muito do comportamento de outras pessoas que aplicam seus recursos financeiros.
Portanto, essa também é uma oportunidade para quem deseja aplicar seu dinheiro no exterior ou conseguir aporte de capital. Por exemplo, é a chance de focar na importância de investimentos para sua startup com a finalidade de expandir o mercado e aumentar o market share.
As práticas voltadas para o conceito de ESG trazem vários benefícios para empresas, investidores e todos os interessados. No ambiente corporativo, as vantagens são significativas, especialmente quando a empresa se compromete com as melhores práticas.
Além da vantagem competitiva, outros aspectos positivos podem ser citados. Entre eles estão os que citamos a seguir.
Aplicar o que é o ESG exige um controle bem adequado das finanças corporativas. Ao fazer esse monitoramento e com a real adoção das boas práticas, há uma significativa redução de custos operacionais.
Um dos fatores que levam a isso são os ganhos de produtividade. Isso porque a equipe tem uma atuação mais estratégica e bem direcionada, com fluxos de trabalho estruturados. Ao mesmo tempo, há engajamento dos colaboradores, diminuição do turnover (rotatividade de talentos) e geração de economia.
Tudo isso aumenta a lucratividade. Basicamente, esse é um indicador de eficiência operacional que mostra quanto a sua empresa gera sobre o trabalho desenvolvido. Ou seja, consegue-se agregar valor e reduzir custos para melhorar os resultados da empresa e torná-la mais atrativa a potenciais investidores.
Aqui, estamos falando de reputação. Como a empresa adota práticas mais sustentáveis e éticas, destaca-se no seu setor de atuação. Isso gera valor para os investidores e atrai potenciais clientes devido à demonstração de que a preocupação da empresa não reside, apenas, no lucro.
Isso é muito importante devido ao chamado brand equity, ou valor de marca. Da mesma forma, contribui para o digital branding, a fim de que sua empresa fique mais bem posicionada e consiga chamar a atenção dos interessados que fazem sentido para o seu negócio, sejam clientes, sejam fornecedores, investidores, colaboradores etc.
Existe um foco cada vez maior nas ações sustentáveis e com responsabilidade social. Portanto, entender o que é o ESG e implementá-lo no seu negócio é sinônimo de atender às questões legais e regulatórias, reduzindo o risco de penalizações em fiscalizações.
Por exemplo, sua empresa diminui a chance de ser multada por danos causados ao meio ambiente. Ao mesmo tempo, isso gera valor para o negócio, já que se afastam quaisquer problemas relacionados à reputação.
Junto ao conceito de ESG, vem o chamado greenwashing. Esse termo é utilizado para designar as empresas que divulgam dados e informações suspeitos e/ou falsos sobre as boas práticas adotadas. O objetivo é convencer investidores de que a companhia é preocupada com as questões socioambientais e de governança.
Esse problema é tão comum que a Europa criou o Sustainable Finance Disclosure Regulation (SFDR), um setor que regula a transparência na divulgação desses dados. Dessa forma, tenta-se evitar a divulgação de notícias falsas.
Um exemplo de greenwashing é quando uma instituição financeira informa que adota práticas amigas do meio ambiente. No entanto, financia indústrias de combustíveis fósseis. Outra possibilidade são as empresas da moda, que podem utilizar trabalhos análogos à escravidão.
Diante desse cenário, fica claro que é importante evitar o greenwashing. Existem dois principais motivos para isso:
Portanto, saber o que é ESG é uma forma de se destacar perante a concorrência e valorizar a sua empresa. Inclusive, permite que você obtenha investimentos do exterior, amplie sua atuação no mercado e conquiste mais clientes. Por isso, vale a pena atentar a essas boas práticas e preparar a gestão da sua companhia para o futuro.
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A sigla ESG se refere a ambiental (environmental), social (social) e governança corporativa (governance).
As práticas ESG são voltadas para as questões socioambientais e de transparência da gestão. Desse modo, a empresa mostra que está preocupada com mais critérios, além do lucro.
Os 3 pilares do ESG são:
– Ambiental: abrange as ações voltadas ao meio ambiente.
– Social: refere-se à responsabilidade social e ao impacto da empresa na sociedade em que ela está inserida.
– Governança: envolve processos, estratégias, diretivas e políticas de gestão das empresas.
As práticas do ESG são práticas ambientais (environmental), sociais (social) e de governança (governance)
Alguns exemplos de ESG de acordo os seus pilares são:
– Ambiental: Alguns dos temas trabalhados são emissão de gases poluentes, aquecimento global, poluição, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos, biodiversidade e mais
– Social: Alguns dos assuntos relevantes são segurança no trabalho, direitos humanos, leis trabalhistas, salário justo, diversidade, satisfação dos clientes, proteção dos dados, relacionamento com a comunidade e etc
– Governança: Alguns exemplos são auditorias internas e externas, combate à corrupção, conduta corporativa, existência de canais de denúncia, respeito aos direitos dos consumidores, transparência dos dados e outros
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