Ter um site é muito importante para empresas de todos os tamanhos. Mas também é preciso investir tempo para otimizar o site e melhorar a experiência do usuário. Para ajudar nessa missão, existem muitas ferramentas de análise disponíveis no mercado, como o Hotjar, uma referência no setor.
O Hotjar é usado em mais de 1 milhão de sites em 180 países e elabora análises baseadas no comportamento dos visitantes para entender melhor a jornada dos usuários e os elementos que dificultam a conversão.
Entenda abaixo mais detalhes sobre o que é o Hotjar, como a ferramenta funciona, os principais recursos e quanto custa. Vamos lá?
O que faz o Hotjar?
O Hotjar é uma ferramenta de marketing para analisar o comportamento dos usuários que acessam e navegam em seu site. Com ela, é possível visualizar a navegação dos usuários do seu site e entender quais são as páginas de maior interesse e quais são os pontos e áreas que atraem uma pessoa em uma determinada página.
Na verdade, está entre as primeiras ferramentas a serem implementadas para trabalhar de forma direcionada e produtiva na Conversion Rate Optimization (CRO – Otimização da Taxa de Conversão).
Com esta ferramenta, é possível modificar e melhorar a estratégia de marketing de seu site. Ela permite obter dados analíticos, mas de um ponto de vista diferente do Google Analytics.
Isso porque, ela permite analisar os feedbacks disponíveis, compreender e interpretar quais são os problemas críticos atuais e que ações implementar para melhorar a navegação no seu site e assim também aumentar as conversões.
Quais são as funcionalidades da ferramenta?
O Hotjar é uma ferramenta completa que inclui funcionalidades importantes como análise e coleta de feedback do usuário. A solução existe para entender o que os visitantes estão fazendo em seu site. Para isso, combina, em uma única plataforma, um conjunto de funcionalidades analíticas essenciais.
Confira algumas das funcionalidades mais importantes.
Mapas de calor para visualizar o comportamento do usuário
Os mapas de calor permitem que você saiba onde seus usuários clicam em seu site. Ele mostra algumas ações como os movimentos do mouse e número de vezes que os usuários clicaram no mesmo local ao passar o ponteiro do mouse sobre o painel de controle.
Dessa forma, quanto mais um elemento (como um botão, um link ou uma imagem) for clicado, mais a intensidade da cor no mapa de calor. Em geral, cores mais quentes destacam maior atividade, já as cores mais frias indicam atividade reduzida.
Dessa forma, você pode responder às seguintes perguntas:
- Qual seção do menu recebe mais cliques?
- Qual é a palavra-chave que desperta mais interesse?
- Como melhorar as estratégias no site?
Gravação da sessão
A ferramenta também oferece a gravação da sessão de visitantes, um recurso que registra as telas do usuário para que você possa ver exatamente o que está acontecendo. Com esse recurso, é possível ver exatamente como os usuários interagem com os elementos do seu site. Entre os dados coletados nessa gravação, estão:
- Duração de toda a visita;
- Dispositivo utilizado;
- Origem;
- Movimentos realizados
- Número de páginas visitadas;
- As páginas de entrada e saída.
É uma oportunidade de avaliar o comportamento, verificar se existem ou não incertezas na navegação para poder intervir sempre que necessário.
O Hotjar também permite adicionar comentários, criar tags e salvar essas gravações em uma coleção, permitindo identificar padrões de comportamento úteis para sua análise.
Funil de conversão
Os funis de conversão são um conhecimento básico, pois nos permitem ver onde os usuários param durante o processo de conversão online. Em um e-commerce, por exemplo, esse funil pode ser um carrinho de compras.
O Hotjar oferece uma visão geral de onde os usuários cancelaram a navegação para que você possa ver o que precisa analisar. É uma excelente ferramenta para ser usada junto ao Google Analytics.
Análise de formulários
Os relatórios de formulários do Hotjar rastreiam métricas que permitem avaliar o desempenho dos formulários enviados aos visitantes.
Pesquisas de opinião
O Hotjar permite combinar análises e coleta de feedback do usuário. É possível fazer pesquisas de opinião, permitindo perguntar aos usuários por que eles realizam determinadas ações ou não.
Comentários
Este recurso adiciona uma aba (ou widget) ao seu site para que os usuários possam deixar comentários. Dessa forma, as pessoas podem expressar suas opiniões se algo der errado, o que pode evitar que você perca clientes em potencial.
Também é possível configurar para que os visitantes deem sua opinião através de um voto por emojis, ao optar por essa estratégia, o Hotjar transcreve o humor geral de seus visitantes.
Recrutar testadores
Outra ferramenta é a possibilidade de recrutar usuários para participar de testes de experiência do cliente. Esse recurso permite que você adicione um widget em seu site, solicitando a participação dos visitantes. Os usuários só precisam preencher alguns dados básicos para se cadastrar e também podem minimizar o widget caso não tenham interesse.
Quanto custa o Hotjar?
O Hotjar possui planos gratuitos para os usuários conhecerem a plataforma. Além disso, há opções que custam a partir de US$ 32 mensal (no plano anual).
Outro detalhe é que há duas opções de planos: Observe e Ask, cada um voltado para um público específico. No entanto, pessoas que optarem pelos 2 planos, ganham um desconto de 20% na contratação.
Planos Observe
Os planos Observe são voltados para quem quer analisar o comportamento do usuário com mapas de calor e entender como eles veem o site. Em todos os planos estão inclusos alguns recursos como:
- Mapa de calor e gravações do comportamento do usuário;
- Membros ilimitados da equipe;
- Armazenamento de dados por 365 dias;
- Captura de dados continua;
- Gráfico das principais páginas;
- Gráfico de sentimento do usuário;
- Gráfico novo x recorrente;
- Suporte ao cliente.
Ainda, cada um possui alguns recursos extras. Entenda:
Basic | Plus | Business | Scale | |
Preço anual | Gratuito | US$ 32/mês | US$ 80/mês | Personalizado |
Seções por dia | 35 | 100 | A partir de 500 | Ilimitado |
Filtrar e segmentar dados | Não | Sim | Sim | Sim |
Rastrear ações do usuário | Não | Sim | Sim | Sim |
CSM dedicado | Não | Não | Sim | Sim |
Integração com Google Analytics | Não | Não | Sim | Sim |
Gráficos personalizados | Não | Não | Não | Sim |
Planos Ask
Já os planos Ask são voltados especialmente para quem quer entender as opiniões dos usuários sobre seu site, com feedbacks, comentários e pesquisas.
Todos os planos incluem alguns recursos como:
- Armazenamento ilimitado de dados;
- Número ilimitado de perguntas por pesquisa;
- Comentários em mais de 40 idiomas;
- Filtrar e segmentar dados;
- Suporte para vários dispositivos.
Além disso, os planos também têm alguns diferenciais importantes. Entenda cada um deles.
Basic | Plus | Business | Scale | |
Preço anual | Gratuito | US$ 48/mês | US$ 64/mês | Personalizado |
Comentários ou respostas de perguntas mensais | 20 | 250 | A partir de 500 | Ilimitado |
Pesquisas mensais | 3 | Ilimitado | Ilimitado | Ilimitado |
Widgets de feedback | 3 | Ilimitado | Ilimitado | Ilimitado |
Editar visibilidade do feedback | Não | Sim | Sim | Sim |
Integração com Google Analytics | Não | Não | Sim | Sim |
Analisar o desempenho das pesquisas | Não | Sim | Sim | Sim |
Panos Engage
O Hojtar também está oferecendo um novo plano, o Engage, voltado para automatizar o recrutamento, agendamento e hospedagem de entrevistas moderadas de usuários. Por hora, ainda é uma versão beta, mas a versão final deve chegar até janeiro de 2023.
Todos os planos incluem funcionalidades como:
- Agendamento automatizado das entrevistas;
- Mais de 175 mil participantes de todo o mundo;
- Perguntas personalizadas;
- Chamada de vídeo integrada;
- Armazene com segurança suas gravações de entrevistas por até 2 anos
Os principais diferenciais de cada plano são:
Basic | Plus | Business | Pague conforme usar | |
Preço anual | Gratuito | US$ 72/mês | US$ 112/mês | US$ 90/quando usar |
Entrevista | 2/mês | 5/mês | 10/mês | 1 crédito |
Duração da entrevista | 30 minutos de entrevista | 30 minutos de entrevista | 60 minutos de entrevista | 30 minutos de entrevista |
Observador de entrevista | Não | 1 | 4 | 1 |
Transcrição automática | Não | Sim | Sim | Sim |
Download do vídeo | Não | Sim | Sim | Sim |
Como implementar o Hotjar?
Para implementar o Hotjar é preciso apenas criar uma conta no site. Após o cadastro você precisará inserir o código de rastreamento no cabeçalho de cada página do seu site e pode começar a usar.
A instalação é bastante simplificada. Confira o passo a passo:
- Confira se a plataforma que você usa é compatível com o Hotjar. Ela funciona com a maioria das plataformas de criação de sites, como WordPress, Hubspot, Shopify e Wix;
- Crie sua conta e vá para a página de sites;
- Clique em “Instalar código de rastreamento” para o site que você deseja rastrear;
- Clique em “Adicionar código manualmente”;
- Selecione “Copiar” para copiar o código de rastreamento para a área de transferência;
- Acesse o código do seu site e cole o código de rastreamento copiado entre a tag <head> </head>;
- Retorne à sua página Sites no Hotjar para verificar a instalação.
Cada plataforma tem uma maneira simplificada para implementar o código, confira aqui a lista da plataforma e o passo a passo de cada uma.
Código de rastreamento
Aliás, o Hotjar oferece um curso prático para você aprender a instalar o código de rastreamento. No entanto, ele está 100% em inglês e não há legendas.
Assim que o código de rastreamento for instalado, é preciso configurar as funcionalidades da plataforma, como mapas de calor, gravações, pesquisas e comentários. Também é possível adicionar membros da equipe e os sites para análise.
É importante destacar que cada plano permite a implantação de dados para um único domínio de nível superior (por exemplo, hotjar.com). Dessa forma, se você precisa de avaliação de mais de um domínio superior, será necessário criar um plano para cada um. No entanto, é possível usar o mesmo plano em subdomínios (por exemplo, help.hotjar.com ou insights.hotjar.com).
Como economizar no pagamento do Hotjar
Os planos da Hotjar são cobrados em dólares americanos. Por isso, o pagamento acaba sendo mais caro que o cobrado pela plataforma, uma vez que os pagamentos via cartão de crédito em moedas internacionais possuem taxas altas e pode ser cobrada uma taxa na conversão da moeda.
Dessa forma, uma excelente alternativa para economizar no pagamento do Hotjar é usando a Remessa Online, que usa o eFX para gerar até 30% de economia para os clientes na hora de pagar as invoices de serviços internacionais.
Alguns benefícios de usar a Remessa Online são:
- Não há cobrança de Imposto de Renda;
- IOF de apenas 0,38%, no cartão de crédito pode chegar e 6,38%;
- Cotação comercial na hora da conversão da moeda.
Perguntas frequentes
O Hotjar é uma ferramenta que permite rastrear os movimentos dos usuários quando eles visitam as páginas do seu site. Com ele, é possível entender quais são os pontos e áreas que em uma determinada página mais atraem uma pessoa.
A plataforma possui planos gratuitos, mas com recursos mais limitados. Para quem quer opções mais completas, há planos pagos que custam a partir de US$ 32 ao mês.
Para economizar com o pagamento do Hotjar é possível usar a Remessa Online para pagar invoices internacionais e economizar até 30% na compra.
As principais funcionalidades do Hotjar são: mapas de calor para visualizar o comportamento do usuário, gravação da sessão dos visitantes, funis de conversão, análise de formulários, pesquisas de opinião e comentários.