Você sabe o que é Marketing Digital? Essa estratégia poderosa consegue alavancar negócios e melhorar vendas. Saiba mais a seguir!
Usando canais de mídia online, o marketing digital é o método pelo qual as empresas endossam bens, serviços e marcas. Afinal, os consumidores dependem fortemente dos meios digitais para pesquisar produtos. Por isso, é de suma importância entender o que é marketing digital para aplicar estratégias eficientes.
Por exemplo, os insights de marketing da pesquisa Think with Google informaram que 48% dos consumidores iniciam suas consultas em mecanismos de pesquisa. Outros 33% procuram sites de marcas e 26% pesquisam em aplicativos móveis.
As maiores empresas, que mais vendem e são mais famosas, já utilizam essas estratégias. As ações de marketing fazem parte do planejamento de divulgação anual dessas marcas, que investem milhões para estarem sempre no topo. Isso não quer dizer que a sua empresa também precise investir muito dinheiro, pelo contrário.
Uma das maiores vantagens do marketing digital é a sua versatilidade. Ele abrange todos os segmentos e negócios de diversos tamanhos. Neste artigo, você vai entender o que é marketing digital, suas principais estratégias e benefícios.
Além disso, conhecerá uma lista de cursos gratuitos para começar a planejar os planos de ação no seu negócio.
O que é marketing digital
Marketing digital é o conjunto de estratégias utilizadas para divulgar uma empresa na internet, fazer com que ela atraia clientes e consiga vender cada vez mais.
Atualmente, toda empresa que quer crescer na internet e alcançar o seu público ideal precisa investir nessa metodologia. Todo o planejamento é feito com base no chamado funil de vendas. A seguir, explicamos um pouco sobre ele.
Funil de marketing digital
O funil de marketing digital é uma jornada de compra do consumidor em cinco etapas. Os cinco estágios incluem exposição da marca, produto ou serviço, descoberta, consideração, conversão e relacionamento com o cliente — retenção e fidelização.
A exposição inclui SEO, marketing de conteúdo, banners, mídia paga e gestão de seguidores/comunidade em social media.
A descoberta é quando os consumidores encontram a marca, produto ou serviço. Já a etapa da consideração é o momento em que as pessoas começam a considerar uma compra.
A conversão é a efetivação da compra. O relacionamento com o cliente é o acompanhamento do profissional de marketing para criar retenção e fidelidade à marca. A conclusão desse ciclo de forma bem-sucedida cria fidelidade do cliente e consumidores recorrentes.
As principais estratégias de marketing digital
Confira, a seguir, as principais estratégias de marketing digital.
Apostar na mídia paga
Mídia paga ou publicidade paga por clique (PPC) é o chamado link patrocinado. Geralmente, ele surge na parte superior ou lateral de uma página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) ou em redes sociais.
Esses anúncios cobram por cada clique. Eles podem ser personalizados para aparecer quando determinados termos de pesquisa são inseridos. Assim, seus anúncios serão direcionados para públicos que buscam algo em particular.
Essa estratégia pode ser extremamente eficaz. Isso porque ela conta com dados coletados do comportamento online dos indivíduos e é usada para aumentar o tráfego do site. Afinal, exibe anúncios relevantes para as pessoas certas no momento certo.
Conquistar visitas por meio do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo funciona de forma orgânica, com a finalidade de educar e inspirar os consumidores que buscam informações.
Quando sua marca oferece conteúdo relevante para seu público, ela passa a ser uma líder de pensamento e uma fonte confiável de informações. Dessa forma, torna provável que um consumidor feche negócio com sua empresa no futuro.
Na era do comprador autodirigido, o marketing de conteúdo obtém três vezes mais leads do que a publicidade de anúncios pagos. Isso porque cada usuário segue sua própria jornada de pesquisa. Então, vale a pena o esforço adicional.
Otimizar páginas para mecanismos de busca por meio do SEO
SEO é a sigla de Search Engine Optimization e é um processo de otimização de conteúdo. O objetivo é fazer com que as páginas tenham um bom posicionamento nos mecanismos de busca.
O uso de SEO pode direcionar os visitantes ao seu site quando pesquisarem algo que tenha a ver com seu conteúdo. Tal estratégia pode ser um divisor de águas, considerando que grande parte das pessoas que pesquisam ainda não formou uma opinião sobre uma marca.
Estratégias fortes de SEO são extremamente influentes nas campanhas de marketing digital. Isso por a visibilidade ser o primeiro passo para um relacionamento duradouro com o cliente.
Montar estratégias para as redes sociais
A chave para um marketing eficaz nas redes sociais vai muito além de simplesmente ter contas de mídia social ativas. Você também deve tecer elementos sociais em todos os aspectos de seus esforços de marketing. O objetivo é criar o maior número possível de oportunidades de compartilhamento ponto a ponto.
Quanto mais seu público estiver inspirado a se envolver com seu conteúdo, maior a probabilidade de compartilhá-lo. Além disso, inspira seus seguidores a se tornarem clientes também.
Enviar conteúdos por meio do e-mail marketing
Depois de mais de duas décadas, o e-mail ainda é a maneira mais rápida e direta de alcançar os clientes com informações relevantes.
Para que uma campanha de e-mail marketing seja bem-sucedida, ela deve ser envolvente, relevante, informativa e divertida. Caso contrário, ela será enterrada na caixa de entrada do seu cliente.
Para ter sucesso, seus e-mails de marketing devem satisfazer 5 atributos principais. Eles devem ser confiáveis, relevantes, conversacionais, coordenados em todos os canais e estratégicos.
Os benefícios do marketing digital para as empresas
O marketing digital é para todos, e você pode começar sem nenhum investimento. Esse início pode se dar pelo marketing de conteúdo. Ele consiste na produção de conteúdos relevantes para a sua audiência. Ao produzir conteúdo para o seu público, você aumenta as chances do seu site aparecer nas pesquisas dos seus clientes.
Se o conteúdo for relevante e responder às dúvidas do usuário, ele vai começar a acompanhar seu blog e a ver a sua marca como referência naquele assunto. Quando decidir comprar, naturalmente, vai lembrar da sua empresa. Você mesmo pode produzir os conteúdos, com base nos seus conhecimentos de negócios, sem precisar investir dinheiro inicialmente.
Além disso, você mesmo consegue saber como estão os resultados das suas ações. Por meio das redes sociais, por exemplo, após postar um conteúdo, a própria plataforma mostra quantos seguidores curtiram e comentaram o post. Caso o cliente tenha interesse em entrar em contato, ele pode fazer por ali mesmo.
Há também a possibilidade de direcionar a sua mensagem para um público específico. Por meio de anúncios patrocinados em redes sociais ou em sites de busca, como o Google, você pode definir quem vai receber.
Por exemplo, mulheres, a partir dos 50 anos, que moram em Moema, São Paulo. Outros serviços de divulgação, como revistas, jornais e programas de TV não oferecem esse recurso tão específico.
3 cursos gratuitos para aprender sobre Marketing Digital
Outra vantagem é que você pode começar sozinho. Para isso, basta aprender sobre cada uma das estratégias e aplicar aos poucos, acompanhando os resultados. Veja algumas opções de cursos para aprender.
Curso para Iniciantes (Mirago)
Esse curso é indicado para pessoas que não têm nenhum conhecimento sobre marketing digital. Você vai aprender sobre os principais fundamentos, como SEO, inbound marketing, e-mail marketing, redes sociais, mídia paga etc. Ao total, são oito horas de conteúdo.
Curso para Empreendedores (Endeavor)
O curso da Endeavor é direcionado para empreendedores que querem começar a aplicar Marketing Digital em seus negócios ou entender como as estratégias funcionam. Como esses profissionais estão sempre envolvidos em todos os processos do negócio, o curso é bem direto ao ponto, com uma duração de duas horas.
Marketing Digital para o Empreendedor (Sebrae)
O curso do Sebrae também tem duas horas de duração e é voltado para empreendedores, mas tem um foco em monitoramento dos resultados das ações e de métricas de sucesso. O conteúdo aborda etapas do marketing digital e ajuda o empreendedor a melhorar a gestão e a integração dos seus times de marketing e vendas. Por isso, conta com módulos específicos sobre esses setores, métricas e como montar um departamento de marketing digital.
Você pode fazer uma das duas primeiras opções e em seguida o curso do Sebrae para aprofundar mais seus conhecimentos nas análises de suas ações.
Dicionário do marketing digital
Conheça, a seguir, alguns termos muito importantes para quem vai trabalhar com marketing digital e seus significados.
- persona: buyer persona são representações semi-fictícias do cliente ideal de uma empresa. Esses personagens são criados com base em dados de pesquisas e informações de clientes reais das empresas. O objetivo é criar o perfil do comprador que faz mais sentido naquele momento. Uma empresa pode ter uma ou várias personas, de acordo com sua estratégia;
- lead: refere-se a um cliente em potencial no funil de vendas. O consumidor é considerado um lead, porque demonstrou interesse pelo negócio ou marca. Dessa forma, a intenção de compra está presente. A comunicação inclui uma chamada, preenchimento de formulário online ou e-mail;
- landing page: os profissionais de marketing usam landing pages para direcionar o fluxo de tráfego em todo o site. É também uma estratégia para gerar leads. Isso é feito por meio de formulários em que o usuário troca seus dados por um material que faça sentido para ele. Pode ser ebook, vídeo ou inscrição em evento;
- KPIs: KPIs de marketing digital (Key Performance Indicators) referem-se ao uso de métricas para rastrear e medir o desempenho das campanhas de marketing. Os KPIs fazem parte da estratégia de marketing. Essas chaves de performance podem estar atreladas às mais diversas áreas do negócio, como produtividade da equipe e rentabilidade.
Gostou de aprender o que é marketing digital? Continue acompanhando os artigos no blog da Remessa Online e saiba mais sobre estratégias para negócios.
Resumindo
O marketing digital é uma estratégia que associa técnicas de marketing a tecnologias digitais, como a internet. O termo é usado para práticas de marketing online, como SEO, marketing de conteúdo, mídia paga, e-mail marketing, social media etc.