Você sabe o que é NIS? Trata-se do Número de Identificação Social, que é um cadastro criado pelo governo federal que identifica e cadastra cidadãos em programas sociais do governo — como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O NIS é composto por 11 dígitos: os 7 primeiros são uma sequência e os 4 últimos correspondem ao ano e mês de cadastro do beneficiário. Se você tem dúvidas sobre o que é NIS, qual sua função e onde consultá-lo, continue a leitura e sane todas as suas questões.
O NIS, ou Número de Identificação Social, é um número de identificação composto por 11 dígitos emitido pela Caixa Econômica Federal e atribuído a todos os cidadãos brasileiros. Ele é utilizado pelo governo federal para facilitar o recebimento de benefícios trabalhistas, previdenciários, como aposentadoria e auxílio-doença, e o acesso a programas sociais, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.
Devem ter o NIS:
Os principais programas do governo que exigem registro no NIS são:
O NIS é um registro feito pela Caixa Econômica Federal que serve para os cidadãos brasileiros receberem benefícios e direitos trabalhistas. Ele também é usado como chave de identificação em políticas públicas.
Para fazer o cadastro no NIS é preciso apresentar CPF ou Título de Eleitor e um documento com foto. A inscrição sempre é feita por um agente como empresa, órgão do governo ou prefeitura.
Embora o cadastro do NIS não seja feito pelo próprio usuário, a manutenção e atualização dos dados são de sua responsabilidade. Caso você precise atualizar os seus dados do NIS, dirija-se até a Caixa Econômica Federal. Se porventura você for um participante do Bolsa Família, vá até a prefeitura da sua cidade.
Para fazer o cadastro do NIS em lote, as empresas devem gerar um arquivo e enviá-lo para o Conectividade Social (CNS), por meio do Serviço de Arquivo de Cadastro NIS. Ao receber esse arquivo, a Caixa Econômica Federal faz uma análise e, caso não haja inconsistências, o devolve com os números de NIS.
Para cadastrar o NIS online, acesse o Conectividade Social – CNS, utilizando um certificado digital padrão ICP-Brasil. Se sua empresa já tem acesso ao pacote básico de operações, o serviço CADASTRO NIS estará disponível automaticamente. Caso utilize um certificado digital de Pessoa Física, solicite uma outorga da Pessoa Jurídica diretamente no Conectividade Social para visualizar o serviço CADASTRO NIS.
Você pode saber o número de NIS pelo seu Cartão Cidadão, Cartão Bolsa Família, Carteira de Trabalho Digital, Meu INSS ou Extrato do FGTS.
No cartão Bolsa Família, o NIS é o número que aparece logo abaixo do número do cartão. Ele é identificado com “NIS”.
No Cartão do Cidadão, o NIS é o número que aparece logo abaixo do seu nome.
PIS e NIS são o mesmo número, eles se diferenciam apenas na forma de serem gerados. Já o NIT é um número exclusivo para o trabalhador autônomo. O NIS é feito pela Caixa Econômica Federal e gerado pelo CNIS — Cadastro Nacional de Informações Sociais. Já o PIS (Programa de Integração Social) é gerado para quem tem carteira assinada por empresas privadas.
Para um profissional autônomo ter acesso aos benefícios previdenciários, é preciso se inscrever no Número de Registro de Trabalhador, o NIT.
O NIS é o número de registro dos cidadãos conferido pela Caixa Econômica Federal, com a mesma função do Programa de Integração Social, o PIS. A diferença é que o PIS é usado, normalmente, quando se trata da inscrição de uma pessoa que possui vínculo empregatício.
O número do NIS pode ser consultado por meio da Carteira de Trabalho Digital, pelo Meu INSS, Cartão Bolsa Família, Extrato do FGTS e pelo Cartão Cidadão.
Dominou o que é NIS, para que serve, onde consultar e quer ter acesso a mais conteúdos? Acompanhe a Remessa Online no LinkedIn, YouTube, Instagram, Facebook e X (antigo Twitter). Dessa forma, você não perde nenhuma atualização do nosso blog!
Você pode saber o número de NIS pelo seu Cartão Cidadão, Cartão Bolsa Família, Carteira de Trabalho Digital, Meu INSS ou Extrato do FGTS.
PIS e NIS são o mesmo número, eles se diferenciam apenas na forma de serem gerados. O NIS é feito pela Caixa Econômica Federal e gerado pelo CNIS — Cadastro Nacional de Informações Sociais. Já o PIS (Programa de Integração Social) é gerado para quem tem carteira assinada por empresas privadas.
O NIS é o Número de Identificação Social cadastrado pela Caixa Econômica Federal, destinado a: empregados em empresas privadas; membros de cooperativas; indivíduos com vínculo empregatício a um empregador pessoa física; beneficiários de programas sociais; diretores não-empregados que escolhem aderir ao FGTS; beneficiários de políticas públicas, registrados pela Secretaria Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Ministério da Saúde (MS) ou Ministério da Educação (MEC).
Você pode emitir o comprovante do NIS pelo Portal do Cidadão da Caixa Econômica Federal. Faça seu cadastro ou entre com a senha do CAIXA Tem ou com a senha do Portal Cidadão. Clique em “Sobre meu NIS” na seção “Meu NIS”. Aperte em “Salvar” para emitir o comprovante do NIS.
Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…
Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…
Precisa de uma mensagem de reflexão para vida? Veja nossa lista de frases e escolha…
O dólar hoje abriu esta quinta-feira (20) em R$5,7214, após ter atingido a mínima de…
A Apple divulgou os valores e todos os detalhes sobre as características do novo iPhone…
NFL confirma mais um jogo no Brasil em 2025. Los Angeles Chargers será o mandante…