O que é o GrapheneOS? Ele é mais seguro para seu celular?

O GrapheneOS é um sistema operacional muito falado quando se trata de segurança e privacidade. Aliás, já foi recomendado até mesmo por Edward Snowden, ex-administrador de sistemas da CIA. Mas, será que ele é realmente seguro e vale a pena? 

Veja o artigo abaixo para entender o que é o GrapheneOS e saiba como funciona a segurança do sistema.

O que é GrapheneOS

O GrapheneOS é um sistema operacional para smartphone focado em privacidade e segurança, com compatibilidade com aplicativos Android, feito com base no Android Open Source (AOSP), ou seja, na forma mais básica do Android, mas com recursos extras de segurança. 

Foi criado em 2014 e desenvolvido como um projeto de código aberto sem fins lucrativos. Como seu foco é a segurança, não tem conexão com o Google, principal coletor de dados da web. 

Vantagens do GrapheneOS

As principais vantagens do GrapheneOS estão relacionadas à privacidade e segurança. Confira!

O sistema possui vários recursos de segurança

O objetivo do GrapheneOS é oferecer mais privacidade e segurança para os usuários durante a navegação no celular. Para isso, possui vários recursos de segurança como:

  • Backups criptografados;
  • Atualizações de segurança sem a necessidade de acesso remoto;
  • Verificações de conexão de rede por meio de diferentes endpoints;
  • Bloqueio de conexões Wi-Fi;
  • Alocador de memória reforçado contra vulnerabilidades;
  • Medidas de proteção adicionais para acessar arquivos do sistema;
  • Capacidade de randomização MAC por conexão;
  • Bloqueio de conexão via Bluetooth quando o smartphone não está em uso.

Os recursos são projetados para serem sempre ativados sem afetar a experiência do usuário e sem complexidade adicional, como opções de configuração.

Não é necessário criar conta para utilizar o sistema

Certamente, se você já começou a usar um celular, precisou criar uma conta para acessar todos os recursos. No entanto, não é necessário criar nenhuma conta para começar a usar o GrapheneOS, facilitando o acesso. 

Não é obrigatório a instalação de muitos apps nativos

Além disso, o sistema não obriga a instalação de uma série de serviços fixos e aplicativos nativos mesmo que o usuário não tenha interesse nele.

No entanto, vale lembrar que o GrapheneOS traz alguns aplicativos próprios instalados, mas em menor número. Eles possuem segurança reforçada e existem apenas para executar tarefas básicas, como o Vanadium WebViewer, um navegador com segurança reforçada, câmera, visualizador de PDF, calculadora e galeria.

Outro aplicativo já instalado é o Auditor, que realiza a verificação da integridade do firmware, software e hardware do dispositivo.

Aumenta a segurança do Android como um todo

Muitas das contribuições que os desenvolvedores do GrapheneOS fazem para sua ROM acabam afetando diretamente o código AOSP e beneficiando, mesmo que indiretamente, todos os usuários do Android. 

Por exemplo, existem alguns aplicativos desenvolvidos para o GrapheneOS que estão disponíveis na Play Store para outros celulares como o Secure Camera, Auditor e o visualizador de PDF.

Desvantagens do GrapheneOS

Por outro lado, o sistema também possui algumas desvantagens que devem ser mencionadas. Confira.

O sistema não inclui serviços do Google

O Google é, atualmente, o principal coletor de dados da web, por isso, o GrapheneOS não tem conexão com ele e não é recomendado usar aplicativos da empresa como Google Fotos ou mesmo YouTube. Sendo assim, para baixar aplicativos, por exemplo, é possível usar outras lojas de aplicativos de código aberto que não o Google Play. 

No entanto, essas lojas, como F-Droid ou Aurora Store, apesar de gratuitas, são mais limitadas e nem sempre possuem todos os aplicativos que o usuário deseja. 

Apesar de ser possível instalar o Google Play e outros serviços do Google, essa atitude não é recomendada pelos desenvolvedores, uma vez que anularia o objetivo principal do GrapheneOS que é não compartilhar informações com o Google.

Como no sistema não tem YouTube, veja aqui outras plataformas para assistir vídeos.

Só funciona em celulares Pixel

O GrapheneOS pode ser instalado em outros smartphones, no entanto, apenas os celulares Google Pixel possuem os padrões de privacidade e segurança exigidos pelo sistema operacional. Aliás, os celulares com Pixel são vendidos oficialmente no Brasil.

Os modelos compatíveis são: 

  • Pixel 6 Pro;
  • Pixel 6;
  • Pixel 5A;
  • Pixel 5;
  • Pixel 4A;
  • Pixel 4A;
  • Pixel 4 XL;
  • Pixel 4;
  • Pixel 3A XL;
  • Pixel 3A.

GrapheneOS é mesmo mais seguro?

O GrapheneOS é sim uma opção bastante segura, o sistema foi criado justamente para reforçar a segurança do seu telefone. Ele é indicado para pessoas que trabalham com dados sensíveis ou desejam mais privacidade e segurança. 

Não é possível afirmar que ele é o sistema mais seguro que existe, uma vez que o usuário é o responsável pelo uso, aplicativos que instala e outras medidas de segurança que podem deixar o aparelho mais vulnerável. 

Leia também: Android 13 é lançado oficialmente pelo Google. Confira as novidades!

Perguntas frequentes

O que é GrapheneOS? 

O GrapheneOS é um sistema operacional para Android focado em privacidade e segurança. Possui uma interface simples e recursos extras de segurança como backups criptografados e bloqueio de conexão. 

GrapheneOS é mesmo mais seguro?

O GrapheneOS é uma opção segura que visa impedir aplicativos de capturar informações pessoais do usuário e aumentar a proteção contra malwares e vírus. 

Quais as vantagens e desvantagens do GrapheneOS?

As principais vantagens do GrapheneOS são os recursos de privacidade e segurança. Já a desvantagem está na limitação dos serviços do Google e não está disponível para todos os dispositivos. 

Related posts

O que levar para a Itália: 5 dicas do que não pode faltar

Tags para Youtube: como escolher e como usá-las

Como emitir nota fiscal MEI: passo a passo e mais