O Open Finance é uma evolução do Open Banking e tem o objetivo de tornar o sistema financeiro brasileiro mais aberto com uma estratégia mais ampla, incluindo novos aspectos como credenciamento, câmbio, investimentos, seguros e previdência.
Os dois conceitos foram desenvolvidos pelo Banco Central com intuito de trazer mais liberdade e autonomia para o consumidor através da descentralização do sistema financeiro.
Neste conteúdo você irá entender como o Open Finance está transformando o mercado financeiro e quais são as principais diferenças em relação ao Open Banking. Vale a pena conferir!
Como funciona o Open Finance?
Open Finance é uma iniciativa do Banco Central com objetivo de trazer inovação e dar mais liberdade para os usuários do sistema financeiro, facilitando o acesso às informações sobre tarifas e taxas praticadas pelas instituições.
A criação do Open Finance possibilita maior mobilidade ao consumidor, já que agora ele pode compartilhar suas informações financeiras livremente, sem a necessidade de ter que começar um relacionamento do zero ao escolher uma instituição ou produto financeiro.
Os dados compartilhados via Open Finance possibilitam uma visão 360 do consumidor final, permitindo que as instituições tomem decisões baseadas no seu histórico de consumo, as principais informações partilhadas abrangem as seguintes transações:
- Conta corrente e conta poupança;
- Histórico de cartão de crédito;
- Operações de crédito;
- Operações de câmbio;
- Investimentos, seguros;
- Previdência complementar aberta, entre outros produtos.
Uma das maiores dúvidas sobre o tema é referente ao funcionamento do sistema, então, nada melhor do que uma situação real para elucidar: você vai realizar um financiamento de carro ou pedir um empréstimo, através do compartilhamento de dados, as instituições podem propor ofertas melhores e mais aderentes ao seu momento de vida.
Desta forma, além de estimular maior competitividade no mercado financeiro, os clientes terão acesso às propostas com taxas menores e uma gama maior de opções à sua escolha.
Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?
O projeto do Banco Central (BC) conhecido inicialmente como Open Banking agora se chama Open Finance, essa mudança na nomenclatura aconteceu porque no Brasil a ação tem um aspecto mais abrangente, vai muito além do compartilhamento de dados entre instituições financeiras com o consentimento do cliente, o resultado dessa movimentação representa uma alteração estrutural no mercado financeiro.
Quando o projeto foi lançado, o conceito de Open Banking estava focado em autonomia e liberdade para o consumidor final, na fase seguinte intitulada de Open Finance, o propósito é fazer uma mudança mais profunda no sistema financeiro na totalidade.
Sendo assim, esses são conceitos conectados e fazem parte do projeto desenvolvido pelo Banco Central com intuito de trazer mais competitividade ao mercado financeiro com vantagens para os clientes e também para as instituições financeiras.
Por tratar-se de um projeto grande e completo, o Banco Central dividiu a implementação em 9 etapas, confira.
- 1º fase: 1/Fevereiro/2021
Nessa etapa, instituições participantes compartilham com o Banco Central do Brasil dados sobre canais de atendimento, produtos e serviços relacionados à conta-corrente, à conta poupança, ao cartão de crédito e às operações de crédito.
- 2ª fase: 13/Agosto/2021
O usuário começou a ter a opção de compartilhar de forma gradativa seus dados cadastrais, de contas, como conta-corrente, conta poupança e operações de crédito para obter melhores ofertas e condições.
- 3ª fase: 30/Agosto/2021
Disponibilização do serviço de pagamentos via Pix pelos canais digitais de maneira simples, rápida e segura.
- 4ª fase: Dezembro/2021
As instituições financeiras participantes compartilharam com o Banco Central do Brasil dados de seguros, câmbio, investimentos e previdência.
- 5ª fase: Fevereiro/2022
Possibilidade de realizar pagamentos via TED/TEF pelo canal da iniciadora de forma simples, rápida e segura.
- 6ª fase: Março/2022
O cliente teve acesso à solicitação de proposta de crédito em que foi possível compartilhar seus dados financeiros.
- 7ª fase: Maio/2022
Usuários podem compartilhar seus dados de câmbio, investimentos, seguros, previdência complementar aberta, entre outros produtos para obter melhores ofertas e condições.
- 8ª fase: Junho/2022
Compartilhamento de serviços de pagamento por boleto.
- 9ª fase: Setembro/2022
Compartilhamento de serviços de débito em conta.
Principais vantagens do Open Finance
As inovações trazidas pelo Open Finance beneficiam as instituições e os clientes, confira os principais benefícios.
- Autonomia e experiência
O processo é prático, seguro e totalmente online: você compartilha as informações que quiser e com as instituições de sua preferência usando os canais digitais oficiais.
- Soluções financeiras personalizadas
As informações financeiras de outras instituições podem contribuir para o acesso às taxas mais justas e soluções personalizadas ao seu perfil.
- Melhora no relacionamento
Quando o cliente decide compartilhar os dados pelo sistema Open Finance, seu gerente terá acesso ao seu histórico financeiro resultando num atendimento mais eficiente.
- Inovação no setor financeiro
O aumento da competitividade entre as instituições financeiras beneficia diretamente os clientes, com isso, as chances de inovações no mercado financeiro crescem também.
Agora que você já sabe o que é Open Finance e como funciona, que tal conhecer a API de câmbio da Remessa Online e dar mais um passo no processo de inovação da sua empresa? Conheça nossa solução de serviço de câmbio e entenda como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.
Como funciona a solução de câmbio da Remessa Online?
Nossa API de câmbio é um cross entre três empresas, em que cada uma atua no seu eixo de especialização: especializado em pagamentos cross-border para o mercado enterprise, o EBANX traz sua estrutura robusta, segura e escalável. A Remessa Online conduz o desenvolvimento operacional da tecnologia em transferências internacionais e o relacionamento comercial. E o Banco Topázio, do qual o EBANX é sócio desde o início de 2021, executa o processamento das operações de câmbio.
FAQ
O Open Finance é a evolução do Open Banking, um sistema financeiro aberto desenvolvido pelo Banco Central do Brasil com a proposta de trazer mais dinamismo e liberdade ao consumidor final.
O Open Finance é aplicável para pessoas físicas e jurídicas, ambos terão acesso aos benefícios e possibilidades que o sistema oferece.
Os participantes do Open Finance são instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil, a lista completa está disponível no site Open Banking Brasil.