O que é patrocinador: o que ele faz e o que ganha patrocinando

Você sabe o que é patrocinador, o que ele faz e porque tem interesse em patrocinar atletas? A atuação de um patrocinador é importante em diversos aspectos. Além de ajudar a fomentar o esporte e dar visibilidade para os atletas, também estimula o mercado, fazendo com que outras empresas tenham interesse em patrocinar um atleta. 

Neste artigo, você vai entender o que é patrocinador e o que faz com que as empresas decidam investir dinheiro em atletas. Continue lendo e aprenda mais sobre este assunto a seguir.

O que é ser um patrocinador?

Duas mulheres e um homem conversando em uma sala de reunião

Patrocinador é uma pessoa ou empresa que oferece recursos financeiros para que um atleta possa praticar um esporte. Os atletas no Brasil recebem pouco incentivo dos órgãos públicos e não conseguem manter uma atividade remunerada, pois precisam se dedicar aos treinos.

Para que o atleta consiga se manter financeiramente e manter todos os recursos que precisa para treinar e competir, empresas e pessoas físicas se dispõem a oferecer um auxílio financeiro que ajude o esportista a continuar treinando.

Há casos também em que o atleta é bem remunerado, pois tem contrato com algum clube, mas o patrocinador quer que ele represente a sua marca. Nesse caso, o contrato de patrocínio acontece de forma totalmente comercial.

Qual o papel de um patrocinador?

Existem diversos tipos de patrocínio e o papel do patrocinador varia de acordo com cada um deles. Uma marca pode oferecer apenas uma quota de patrocínio, que não ajuda a manter o atleta completamente, apenas custos com transporte ou uniforme, por exemplo. Nesse caso, o atleta pode fechar patrocínio com outras marcas, desde que elas não sejam concorrentes.

O acordo é feito diretamente entre o atleta, seus advogados ou empresários, e os representantes da marca. É nesse momento que o papel do patrocinador é definido, bem como os compromissos que o atleta terá com a empresa. 

Independentemente do que foi definido, um dos papéis do patrocinador incluir o atleta em eventos esportivos, atrair a atenção da mídia e promover a imagem do profissional no mercado. 

O que é um patrocinador master?

O patrocinador master é aquele que tem a maior cota de patrocínio, ou seja, aquele que entrega mais valor, mas também tem mais destaque. Em um time de futebol, por exemplo, os patrocinadores são estampados nos uniformes. 

Por ser um material que está em total evidência, pois é utilizado durante toda a partida, os patrocinadores têm direito a cotas de acordo com o seu nível de patrocínio. Dessa forma, um patrocinador master vai ter mais destaque no uniforme, aparecendo em mais lugares ou em uma área de melhor visualização, como é o caso da região do peitoral.

Os demais são distribuídos em outras áreas, como nas mangas da camiseta, por exemplo. Nos times de futebol, é bastante comum que mais de uma empresa seja patrocinadora. Isso também acontece com os surfistas e outros atletas. O patrocinador único é mais comum quando o atleta já é mais conhecido ou representa um forte apelo popular.

Além disso, nunca haverá conflito de interesses entre os patrocinadores.

O que é entidade patrocinadora?

A entidade patrocinadora é aquela que mantém o patrocínio por meio de recursos financeiros. Isso quer dizer que o patrocínio pode ser ofertado por meio de uma empresa, organização não governamental ou até uma pessoa física. 

Não depende apenas do vínculo com uma instituição privada, pois até entidades governamentais, como Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal podem patrocinar um atleta. Por isso existem patrocínios que acontecem por meio de incentivo.

O que um patrocinador ganha?

Ao vincular sua marca ou seu nome a um atleta, o patrocinador ganha visibilidade para sua marca. Outros benefícios também são obtidos a partir dessa relação. A empresa pode ter interesse em atuar no mercado esportivo, vendendo produtos ou atingindo um público específico.

Empresas que vendem produtos esportivos podem ser vistas como uma referência para o público que acompanha o atleta. Além disso, essa é uma forma de se aproximar de outras entidades que podem construir vínculo com a empresa. 

A empresa também passa a ser vista como apoiadora do esporte e pode ter outros benefícios obtidos dessa relação, como dedução fiscal e estar apta a atender critérios para participar de programas do governo.

Como funciona o sistema de patrocínio esportivo?

O sistema de patrocínio esportivo é um acordo comercial firmado entre duas partes. O patrocinador fornece o financiamento e o atleta ou time recebe o valor que será usado para se manter em competições e campeonatos. Com isso, a marca consegue criar mais consciência sobre seu nome, trazendo visibilidade, criando relações públicas e fidelizando seu público.

Um dos fatores que atraem os patrocinadores é o valor de marca que as entidades esportivas têm. O número de pessoas que acompanham times e atletas representam forte potencial de consumidores para as marcas. O acordo comercial entre marcas e entidades esportivas pode acontecer das seguintes formas:

  • Patrocínio titular: o patrocinador representa a maior fonte de receita de patrocínio do atleta ou do time, sendo o que tem mais destaque em suas formas de divulgação, como uniformes, por exemplo.
  • Patrocínio associado: contempla o patrocinador que contribui com uma grande parte da receita do patrocínio, estando próximo do patrocinador principal e tendo cobertura de mídia exclusiva e direitos de licenciamento; 
  • Patrocínio oficial: são patrocinadores que preenchem os papéis da categoria, por exemplo, ‘patrocinador oficial da bebida’ por custos muito mais baixos em comparação com os patrocinadores associados e titulares. 
  • Patrocínio incentivado: são ações de patrocínio realizadas por meio de leis de incentivo fiscal.

Outro aspecto importante sobre patrocínios esportivos é que eles também podem variar de acordo com o tipo de evento. Por isso, também podem ser conquistados por times ou atletas que ainda estão em início de carreira.

Antes de fechar contrato, é importante que as marcas e as entidades esportivas estejam alinhados com os objetivos estratégicos uns dos outros. Apenas isso será capaz de criar associações benéficas para ambos os lados.

Por meio de um contrato comercial, a marca e o atleta ou time conseguem garantir o alinhamento de expectativas e entregas que devem ser realizadas durante o período de patrocínio determinado.

Você gostou desse assunto e quer aprender mais sobre patrocínios? Continue acompanhando o blog da Remessa Online e entenda cada vez mais sobre esse tema. 

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