Saiba o que é persona e como a definição desse conceito pode ajudar a sua startup a crescer!
Com a ascensão da internet e do mundo digital, toda a comunicação se transformou — e com o relacionamento entre cliente e empresa não foi diferente. Hoje, existem diversas técnicas e métodos para que um negócio possa prosperar no mundo online, e a criação da persona é um deles. Por isso, saber o que é persona é essencial para prosperar no mercado!
Definir a persona da sua empresa é um passo importante para conhecer seu cliente mais a fundo e saber quais são seus hábitos. Nesse sentido, a criação de uma persona é essencial para o planejamento estratégico de uma startup.
Mas o que é persona e como essa representação pode ajudar a sua empresa a vender mais? Neste artigo, vamos explicar todos esses conceitos detalhadamente. Acompanhe!
O que é persona?
Existem várias interpretações para o conceito da palavra “persona”, mas, com certeza, sua definição mais utilizada é a do Inbound Marketing, no Marketing Digital. Nesse segmento, definir a “persona” (mais especificamente a “buyer persona”) da sua empresa significa criar uma representação do que seria o seu cliente ideal.
A partir da criação da persona, você consegue entender melhor como o seu cliente se comporta. Com essa informação, é possível criar estratégias de marketing muito mais específicas, com gatilhos mentais mais adequados, conforme a personalidade do seu consumidor. Legal, né?
Isso porque a persona, quando criada de maneira correta, vai apresentar as principais características e ações do seu público-alvo de um jeito mais humanizado, tornando mais simples a visualização de como seus clientes se comportam e o que pensam sobre seu produto.
Mas cuidado! Para criar a persona, é preciso se basear em dados, informações e métricas sobre seus consumidores — e não inventar o que você acredita que seja o ideal. A criação da persona se baseia em fatos para ter mais objetividade no mercado.
Para definir a persona da sua empresa, são considerados diversas informações e hábitos do seu público, como:
- hobbies;
- rotina;
- trabalho;
- idade;
- gênero;
- gostos pessoais;
- classe social;
- localização demográfica;
- e muito mais!
Quanto mais detalhadas forem as informações sobre os seus consumidores, mais completa fica a criação da persona.
É claro que nem todas essas informações serão fáceis de serem coletadas, principalmente para negócios mais novos. Mas a era digital e os comportamentos do público online ajudam a ter uma ideia na hora de começar a pensar na persona da startup.
Com a persona criada, fica mais fácil entender quais serão as ações futuras do seu público e, assim, criar mais estratégias para vender mais. No marketing, ela ajuda a definir a linguagem e o tom da marca, além de melhorar a eficácia em campanhas pagas (devido a informações que podem ser utilizadas em filtros como: idade, gênero, localização etc).
Embora a buyer persona seja a mais utilizada, existem outros tipos! Continue acompanhando para entender mais sobre o assunto.
Tipos de personas
Após entender o que é persona, é interessante também estar ciente que existem diferentes categorias dentro desse conceito. Nas empresas e startups, os tipos mais mencionados são buyer e brand persona. Entenda melhor o que é cada um desses conceitos e em que eles se diferem!
Buyer Persona
Buyer persona, traduzido do inglês, significa “persona compradora”. Ou seja, é a definição do cliente ideal para a empresa. Dessa forma, a buyer persona é a junção das características em comum dos seus consumidores, de forma que seja criada uma pessoa fictícia, um personagem que represente todas essas pessoas para sua empresa.
Brand Persona
Já a Brand Persona representa a sua marca. Ou seja, ela é um personagem fictício feito para representar a sua empresa, caso ela fosse uma pessoa.
Essa estratégia foi criada justamente para humanizar a comunicação entre empresa e cliente. Isso porque, quando temos esse personagem fictício, fica mais fácil visualizar como a marca quer ser vista pelo mercado.
Ou seja, a brand persona representa a personalidade que a empresa deseja passar para os seus clientes. Em um processo de atendimento e comunicação entre cliente e empresa, podemos dizer que as interações acontecem entre buyer e brand persona — por isso é tão importante definir ambas para obter mais sucesso no negócio.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
Essa é uma dúvida muito comum, visto que as informações sobre público-alvo também vão considerar características como gênero, idade, moradia, classe etc. Muitas empresas cometem o erro de não criar uma persona para o negócio por já terem em mãos as informações sobre público-alvo, mas saiba que isso é um erro.
O público-alvo também é uma representação das pessoas que a startup busca atingir, com uma descrição breve e sucinta. Já a persona é bem mais aprofundada. O processo de criação da persona exige a definição de uma pessoa, com nome, idade e outros detalhes mais específicos.
A criação da persona precisa da definição do público-alvo para poder basear parte de suas características, mas ela também leva em conta outros hábitos que o público-alvo não chega a considerar, como os hobbies e as dores do personagem fictício, principalmente os que a empresa pode resolver.
Ou seja, o público-alvo tem uma definição mais generalizada do cliente ideal da empresa, enquanto a persona foca em definições mais específicas, que podem ajudar a marca a se aproximar muito mais do cliente.
Como criar uma buyer persona para startup?
Para criar uma buyer persona, é necessário considerar alguns fatores, como:
- conhecer o seu público-alvo para definir de forma coerente as características gerais da sua persona;
- realizar entrevistas com seus clientes para entender melhor como eles se comportam no dia a dia;
- utilizar dados de plataformas de pesquisa para adquirir ainda mais informações para o personagem fictício;
- criar mais de uma persona, dependendo da diversificação do seu público.
Nas pesquisas e entrevistas, tente sempre ser o mais detalhista possível, e realize perguntas que vão ajudar você não só a entender melhor o seu cliente, mas também a auxiliar a sua empresa a se comunicar de forma mais objetiva.
Por exemplo, se sua empresa vende produtos esportivos, fazer perguntas sobre os momentos de lazer do seu público-alvo na hora de definir a persona é ainda mais essencial.
Vantagens de criar a buyer persona
Mais do que saber o que é persona, é interessante entender como a criação desse personagem pode ajudar seu negócio. Por isso, separamos algumas vantagens de definir o seu cliente ideal, a buyer persona. Confira:
- ajuda a entender como a comunicação da marca pode melhorar;
- melhora a qualidade do atendimento;
- auxilia o gestor a entender onde sua empresa faz mais sucesso (em que canais de comunicação, em qual localização etc);
- determina o tipo de conteúdo que a empresa deve abordar para atrair mais leads;
- aproxima a marca dos clientes e melhora a confiança entre ambos.
Esses são apenas alguns dos benefícios de contar com uma buyer persona na sua empresa. Por isso, saber o que é persona e como criar a sua é parte essencial do plano de negócio de startups que buscam crescer no mercado.
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Resumindo
A persona é um personagem semifictício que apresenta as principais características e ações do seu público-alvo de um jeito mais humanizado, tornando mais simples a visualização de como seus clientes se comportam e o que pensam sobre seu produto.
– Buyer persona, a definição do cliente ideal para a empresa;
– Brand persona, personagem fictício feito para representar a sua empresa, caso ela fosse uma pessoa.
O público-alvo tem uma definição mais generalizada do cliente ideal da empresa, enquanto a persona foca em definições mais específicas, que podem ajudar a marca a se aproximar muito mais do cliente.