A PNL, ou Programação Neurolinguística, é um estudo centrado no comportamento humano e linguagem. Ligada ao gerenciamento emocional e à capacidade de persuasão, pode ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional
Essa técnica melhora a comunicação e pode ter impactos positivos nas relações interpessoais. Se você ainda não conhece essa área de estudo, acompanhe o texto abaixo e veja como usar essa técnica para ser mais influente. Boa leitura!
O que é PNL e para que serve?
A PNL é uma área de estudo focada no comportamento humano e na linguagem. Ela envolve técnicas que ajudam a compreender como as pessoas organizam seus pensamentos, afetando suas ações, comportamentos, sentimentos e emoções.
Ao aplicar a programação neurolinguística, busca-se melhorar o desempenho das pessoas. Seu nome tem origem em três bases:
- Programação;
- Neuro;
- Linguística.
Programação
O termo programação se refere ao ato de programar algumas coisas. Na PNL, ele tem relação com a busca por mudanças nos pensamentos e comportamentos da pessoa. O objetivo é buscar melhorias em sua rotina.
Neuro
Já a palavra neuro se relaciona com nervo ou sistema nervoso. Com isso, é comum que o termo também seja associado ao cérebro e, consequentemente, à mente humana e ao funcionamento de todo o corpo.
Linguística
Por fim, a linguística é a ciência que estuda as características da nossa linguagem. Além disso, ela envolve a estrutura, os pensamentos, crenças e valores de uma pessoa. Portanto, a PNL abrange uma programação que envolve a parte neurológica e fisiológica.
Como ela surgiu?
A Programação Neurolinguística (PNL) surgiu na década de 1970 por John Grinder, Richard Bandler e Frank Pucelik, pesquisadores na University of California in Santa Cruz (UCSC), nos Estados Unidos. Enquanto estudavam psicologia humana, Bandler e Pucelik tinham o objetivo de identificar padrões de comportamento para aplicação em processos terapêuticos.
Durante esse período, os pesquisadores também tinham interesse na Gestalt-terapia, idealizada por Fritz Perls. Observando os efeitos positivos das abordagens terapêuticas dessa metodologia, começaram a identificar padrões de linguagem e comportamento.
Apesar de alguns desafios, com a colaboração de Grinder, conseguiram finalizar a metodologia, aprimorando os padrões de comunicação e concluindo todos os aspectos relacionados à Programação Neurolinguística.
Como a PNL funciona?
A PNL funciona por meio de mapas mentais ou mapas de realidade e, muitas vezes, é aplicada com o suporte de um coach. A proposta da PNL é auxiliar na compreensão dos resultados desse processo de filtragem, que moldam os mapas mentais.
Esses mapas representam a perspectiva individual sobre experiências e vivências, proporcionando uma compreensão mais profunda das próprias reações e emoções. Além disso, facilita a compreensão das percepções alheias por meio de empatia.
Ou seja, a PNL funciona como um tipo de manual de instrução que aborda o funcionamento do cérebro humano. Outro ponto estudado é a forma como ele interpreta as informações captadas pelos diferentes sentidos. Ao identificar o funcionamento de uma pessoa específica, a programação atuará para tentar modificar comportamentos e pensamentos que não são saudáveis.
Exemplos de PNL
Um exemplo de PNL é o reenquadramento, ou seja, se alguém tem uma perspectiva negativa sobre um evento, a PNL pode ajudar a pessoa a encontrar aspectos positivos e adotar uma visão mais equilibrada.
As técnicas ainda podem ajudar a identificar e adotar os padrões de comportamento de uma pessoa bem-sucedida para alcançar resultados semelhantes, entendendo e replicando os elementos que levam ao sucesso.
Além disso, a PNL também pode atuar na visualização de metas, ou seja, criar imagens mentais claras e positivas relacionadas aos objetivos desejados, contribuindo para um mindset mais otimista.
O que a PNL resolve?
A PNL pode ser aplicada para resolver vários desafios para melhorar diversos aspectos da vida, como:
- Oferece técnicas para melhorar a comunicação interpessoal;
- Gerenciar o estresse, controlar a ansiedade e promover estados mentais mais equilibrados;
- Promove o autodesenvolvimento, ajudando as pessoas a identificar e superar obstáculos;
- Ajuda a estabelecer metas claras e alcançar seu potencial máximo;
- Aprimora habilidades de liderança, negociação e tomada de decisões;
- Oferece técnicas para identificar e modificar padrões de comportamento indesejados;
- Contribui para a melhoria da empatia, resolução de conflitos e estabelecimento de conexões mais saudáveis;
- Melhora técnicas de estudo, gestão do tempo e superação de bloqueios mentais relacionados ao aprendizado;
- Aumenta a motivação, estabelece objetivos claros e mantém o foco nas tarefas importantes;
- Ajuda no alívio de traumas e distúrbios psicológicos.
Quais são as vantagens de aprender sobre PNL?
Entre as vantagens da PNL é que ela promove o autoconhecimento, confiança, aumenta a inteligência emocional, entre outros.
Promove o autoconhecimento
Ao entender como funciona, você percebe que as técnicas pré-determinadas podem contribuir para o seu desenvolvimento pessoal. A aplicação dessas técnicas começa com uma análise pessoal, sendo assim, seu mapa mental, baseado nos filtros que você utiliza para interpretar o dia a dia, é fundamental no processo da PNL.
Ao trabalhar com a PNL, é necessário compreender melhor como você aprende, toma decisões e quais sentimentos são despertados em diferentes situações.
Essa compreensão das suas próprias competências e emoções é importante para ter mais controle sobre suas ações. Comportamentos por impulso, por exemplo, tendem a deixar de acontecer para dar lugar a ações mais racionais. Então suas atitudes passam a ser mais adequadas ao que você realmente deseja.
Aumento da autoconfiança
Com o autoconhecimento e a compreensão de como lidar melhor com as situações diárias, a PNL auxilia no desenvolvimento da confiança em si. Ao perceber que a mudança de postura gera resultados positivos e a comunicação se aprimorou, a pessoa se fortalece.
Como consequência, surge uma maior tranquilidade para enfrentar desafios, uma habilidade aprimorada para resolver conflitos e até mesmo uma capacidade ampliada para superar erros ou traumas do passado.
Aumento da sua influência
Além de trabalhar na interpretação e abordagem de diferentes situações, ela aprimora a comunicação e o posicionamento ao interagir com outras pessoas.
Os benefícios resultantes possibilitam um maior poder de influenciar e persuadir os interlocutores, destacando-se que não se trata de manipulação, mas sim de desenvolver um posicionamento mais empático.
Assim, você consegue aprimorar a habilidade de apresentar argumentos convincentes, mas cabe ao interlocutor tomar decisões conscientes, sem ser induzido a aceitar ações prejudiciais a ele.
Quem pode usar PNL?
Qualquer pessoa pode usar a PNL. Ela pode trazer benefícios pessoais e profissionais, além de se alinhar às diversas carreiras do mercado de trabalho. Isso porque ela pode ser considerada uma soft skill bastante positiva.
Como a PNL pode me ajudar?
A PNL pode te ajudar em diversas áreas, como:
- Autoconhecimento;
- Desenvolvimento pessoal;
- Comunicação eficaz;
- Gestão de emoções;
- Melhoria na tomada de decisões;
- Liderança e influência;
- Superar limitações;
- Alívio do estresse;
- Desenvolvimento profissional.
Quais são as técnicas de PNL?
A PNL tem diversas técnicas que podem ser utilizadas nesta metodologia. Algumas das principais são:
- Ancoragem;
- Reforço positivo;
- Dissociação;
- Ressignificação.
Entenda cada uma delas.
Ancoragem
Essa técnica fixa um estado emocional positivo e de coragem em determinada época da sua vida ou um estado de espírito considerado ideal. É interessante ter uma memória específica, que ajude a trazer o sentimento. Depois, é importante ter gatilhos que ajudem a despertar esse sentimento, como um gesto específico.
Nesse caso, sempre que precisar voltar para esse “lugar positivo”, você deve ativar o gatilho. A técnica requer treinamento, mas com o tempo se torna natural. Ela pode ajudar a enfrentar situações mais difíceis, manter o foco para atividades complexas, criar coragem para superar um medo etc.
Reforço positivo
Envolve recompensar comportamentos positivos ou incentivá-los de alguma maneira. Pode ser aplicado no dia a dia, como estabelecer recompensas pessoais para tarefas indesejadas.
Além disso, essa técnica pode ser utilizada em situações como vendas, onde oferecer benefícios ou elogios ao cliente pode contribuir para o sucesso do negócio.
Dissociação
Essa técnica tem como objetivo ajudar você a se desligar do restante do mundo para conseguir distrair a mente. Ela é bastante útil em situações que geram estresse, ansiedade e nervosismo.
Um método comum é fazer um movimento repetitivo, como mexer os dedos, contar até determinado número, lembrar de conceitos específicos etc. A medida desvia a sua atenção, ajudando a relaxar.
Ressignificação
Ressignificação é uma técnica que ajuda a superar crenças limitantes, como a ideia de não ser bom o suficiente. Ela exige que você busque formas de trabalhar uma nova perspectiva sobre o mesmo assunto. Se perguntar o porquê você acredita naquilo e se essa é uma crença real, ou apenas um medo, são práticas essenciais nesse momento.
Essa técnica pode ser aplicada também em interações com outras pessoas, como lidar com objeções de vendas, compreendendo as causas e demonstrando os benefícios da solução oferecida.
O que é e como usar rapport?
Rapport é uma técnica fundamental da PNL que visa criar uma conexão empática com o interlocutor. A ideia é que, em uma conversa, a pessoa que aplica a técnica faça com que o outro perceba que há um entendimento sobre o que ele sente.
Ela tem bastante relação com o conceito de empatia e ajuda a gerar uma conexão com o interlocutor. Como resultado, ele tende a fazer com que a comunicação seja mais bem-sucedida, gerando um maior acolhimento e compreensão.
Ao aplicar o rapport, seja de forma sutil e equilibrada, é possível gerar maior compreensão e acolhimento nas interações. Nas vendas, essa técnica pode aumentar a confiança do cliente, enquanto nas empresas, ela contribui para melhorar o trabalho em equipe.
Gostou de aprender mais sobre essa técnica? Então veja também o que é inteligência emocional, os principais pilares e como desenvolver.
Perguntas frequentes
A Programação Neurolinguística tenta entender as emoções envolvidas em decisão e ajudar a encontrar formas de melhorar comportamentos, aumentando a influência nas relações.
A PNL resolve desafios como melhoria na comunicação, gerenciamento do estresse, estabelecimento de metas, desenvolvimento de liderança, entre outros.
Auxilia em áreas como autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, comunicação eficaz, gestão de emoções, tomada de decisões, liderança, superação de limitações e alívio do estresse.