Estudar em universidades internacionais pode trazer diferenciais importantes para o currículo, ampliar as oportunidades de trabalho ou, até mesmo, viabilizar uma mudança definitiva para outro país. Contudo, para realizar esses planos, é preciso conhecer os processos de admissão das instituições de ensino.
Um dos mais comuns é o Rolling Admission, utilizado amplamente nos Estados Unidos. Neste conteúdo, explicamos as principais características, prós e contras dessa modalidade. Confira!
O que é Rolling Admission?
Em uma tradução livre para o português, o termo significa admissão contínua e se refere aos períodos para inscrição nas universidades, que não tem um prazo tão limitado como no Brasil, por exemplo. O período costuma ser de cerca de 6 meses, mas pode durar mais ou menos.
Dessa maneira, as instituições avaliam as inscrições para aprovar ou reprovar o aluno durante todo o período em que são enviadas. Não há espera de um prazo para avaliar os pedidos, o que torna o tempo de resposta mais rápido.
Ainda, vale lembrar que é a instituição que escolhe a modalidade de aplicação, então é preciso entender se a universidade escolhida trabalha dessa forma e os prazos para a admissão contínua.
Quais são as vantagens do Rolling Admission?
Esse processo de admissão consegue proporcionar algumas vantagens, por isso costuma ser procurado por muitos estudantes. Descubra quais são os principais benefícios:
- • Maiores chances de conseguir bolsas de estudos e acomodações no campus;
- • Recebimento antecipado da resposta, que aumenta o tempo de planejamento diante da aprovação;
- • Prazo de retorno mais rápido, normalmente em até 2 meses;
- • O processo pode ser menos estressante para o candidato;
- • Mais tempo para avaliar outras possibilidades e escolher a melhor instituição;
- • Possibilidade de tentar novamente diante de reprovação ou tentar outras instituições.
Quais são as desvantagens desse programa?
O Rolling Admission também tem algumas desvantagens que devem ser consideradas antes de fazer a aplicação. Para facilitar a sua decisão, listamos os principais contras:
- • Se o prazo estiver esgotado quando você enviar a solicitação, não haverá resposta;
- • Algumas vagas podem ser preenchidas com mais rapidez, o que exige decisões mais rápidas do estudante;
- • Alguns períodos aumentam a competitividade, o que pode dificultar a aprovação;
- • Existem casos em que a instituição exige a resposta antecipada do aluno também.
Quais as principais diferenças entre outros métodos de admissão?
Existem dois outros métodos utilizados nos Estados Unidos: o Internação Antecipada e o Decisão Regular. No primeiro caso, as inscrições são enviadas com bastante antecipação, o que pode aumentar as chances de aprovação. No entanto, elas podem ser feitas de duas maneiras:
- Decisão Antecipada, em que o estudante se compromete a fazer a matrícula caso seja aprovado;
- Ação Antecipada, em que o estudante pode utilizar o prazo normal para fazer a matrícula, podendo desistir da vaga.
Já na Decisão Regular, a aplicação e o início das aulas acontecem no mesmo ano e as inscrições são recebidas em um prazo determinado. Com isso, todas as respostas também são enviadas ao mesmo tempo. Todos os países trazem vantagens e desvantagens, então vale avaliar as possibilidades para encontrar um método ideal.
Pronto! Conhecendo o processo de Rolling Admission, ficará mais fácil planejar os seus estudos em universidades internacionais e buscar a sua vaga.
E para fazer os pagamentos necessários e enviar dinheiro para o país de destino, conte com a Remessa Online para ter praticidade, segurança e mais economia.
Quer conferir mais dicas? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades! Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter.
Resumindo
Ele trata do processo de admissão nas universidades que acontece de maneira contínua. Os pedidos são avaliados conforme chegam, e não todos ao mesmo tempo como acontece em outros casos.
As principais vantagens são as maiores chances de conseguir bolsas e acomodações, além da antecipação da resposta que facilita o planejamento e facilita a comparação de oportunidades.
As principais desvantagens tratam dos riscos de preenchimento das vagas com rapidez e aumento da competitividade em certos períodos, que podem impedir a entrada na universidade.