O pitch é um material essencial para que empresas consigam apresentar sua proposta de valor para possíveis investidores, parceiros e clientes. Por isso, saber como desenvolver um bom pitch é essencial para os objetivos do negócio.
Tem dúvidas sobre o que é um pitch? Saiba que esse recurso é necessário para conseguir aporte de capital para sua empresa, viabilizar projetos e garantir a inovação. Afinal, é preciso defender as suas ideias em poucos minutos.
A melhor forma de fazer isso é com o pitch. Por meio dele, é possível apresentar a sua iniciativa para provar que a empreitada é viável. Para isso, é preciso usar recursos didáticos, visuais e objetivos.
Então, que tal saber mais sobre o que é pitch e aprender a elaborá-lo? Leia as informações deste post e entenda melhor.
O que é um pitch?
Um pitch é uma apresentação breve de um produto ou negócio. Ele tem o objetivo de vender determinada ideia para clientes, investidores, parceiros ou sócios. O propósito é apresentar as informações num período de até 8 minutos, geralmente. Por isso, ele deve ter apenas as informações diferenciadas e essenciais.
Mais do que saber o que é um pitch, é preciso conhecer os critérios obrigatórios na sua apresentação. Entre eles estão:
- a oportunidade existente;
- o mercado de atuação;
- a solução oferecida;
- os diferenciais da iniciativa;
- o que sua empresa busca no momento.
Perceba que todas essas respostas devem ser adaptadas para as peculiaridades do seu negócio. De toda forma, o objetivo é mostrar como é sua empresa e qual é seu conhecimento e sua capacidade de execução.
Para que o pitch serve?
Após saber o que é pitch, é preciso entender que a palavra inglesa significa “arremesso”. Isso sinaliza bem o que você faz com essa apresentação rápida.
Basicamente, o intuito do pitch é instigar a curiosidade do investidor. O objetivo é que ele ache a ideia interessante e queira saber mais sobre ela depois. Assim, é possível detalhar todas as informações necessárias.
Apesar disso, é preciso evitar dúvidas. Quando elas existem, causam o efeito contrário, isto é, deixam de gerar curiosidade. O resultado é a dificuldade de fechar negócios, porque os investidores não percebem o valor da sua empreitada.
Principais tipos de pitch
Apesar de a apresentação ter as mesmas características, a verdade é que esse caminho pode ser longo e você tende a precisar de diferentes tipos. É preciso saber o que é um pitch e qual deles é mais adequado para a sua iniciativa. Confira!
One-sentence pitch
Consiste em resumir a sua empresa em apenas uma frase. É a maneira mais breve de descrever o negócio. Por isso, é necessário usar os elementos centrais para mostrar o valor da sua iniciativa. Basicamente, a ideia é indicar:
- nome da empresa;
- o que está sendo desenvolvido;
- para qual mercado está direcionado;
- qual problema soluciona;
- qual é o diferencial.
Como foco principal neste modelo, está a ideia de resumir o pitch da empresa em algumas poucas palavras que gerem uma percepção precisa sobre ela. Neste caso, são justamente algumas palavras-chave relacionadas à atividade principal (produto ou serviço), mercado e questões mais específicas, como o próprio nome da companhia.
Não basta, no entanto, ser um compilado de palavras-chave escritas em sequência em uma única frase. É importante que essa sentença tenha consistência e, mais do que isso, consiga captar atenção e gerar interesse. Um bom one-sentenced pitch deve ser capaz de engajar, mesmo sintetizando a ideia central do negócio em apenas uma frase.
Elevator pitch
É um pitch curto, que dura de 30 segundos a 1 minuto. Também se concentra na proposta de valor, assim como o one-sentence pitch. A diferença é a possibilidade de explicar algum aspecto ou o que se espera da audiência. Isso permite ao pitch ter uma extensão ligeiramente maior, em uma progressão que vai detalhar um pouco mais a empresa.
O nome deste modelo de pitch é pensado na ideia do tempo que se passa em um elevador para ir de um andar a outro. Se você pudesse explicar o que a empresa faz naquele curto espaço temporal, como sintetizaria a ideia? O elevator pitch é projetado para ser utilizado em oportunidades pontuais, em que o tempo conta muito.
Elevator pitch precisa ser pensado como um formato de abordagem visando uma próxima oportunidade. Naturalmente, ninguém poderá conhecer sua empresa em 1 minuto, mas a proposta é gerar interesse nesse tempo. Se o pitch for realmente bom, as conversas podem ter continuidade, o que é o verdadeiro objetivo desse mecanismo de comunicação.
Pitch deck
É uma apresentação de slides voltada para apoio à fala. A vantagem é contar com recursos visuais para chamar mais atenção do público-alvo. Aqui, o objetivo é mostrar a identidade do seu negócio, ter criatividade e repassar confiança e profissionalismo. Sem dúvidas, em imagens isso se torna ainda mais possível do que apenas em apresentações faladas.
Para criar essas apresentações é possível usar ferramentas tradicionais, como o Prezi e o próprio PowerPoint. O importante é que, visualmente, a aplicação escolhida consiga permitir estruturar as ideias da apresentação, funcionando realmente como um apoio visual. Portanto, menos texto e mais elementos gráficos que complementam a apresentação.
É importante pensar também em equilíbrio com o pitch deck. Como se trata de uma ferramenta de apoio, o ideal é que o conteúdo em questão não seja mais interessante do que a apresentação falada, o que pode gerar dispersão na atenção de quem ouve. Isso, sem dúvidas, também vai depender da habilidade de quem está à frente da apresentação do pitch.
O pitch sempre tem o objetivo de mostrar como sua iniciativa gera valor. Porém, cada tipo tem um propósito diferente. Veja:
- One-sentence pitch: é indicado para chamar a atenção em um primeiro momento e gerar curiosidade para uma explicação maior;
- Elevator pitch: é recomendado para trazer uma ideia geral e explicitar um ponto específico. É usado para mostrar algum aspecto da empreitada;
- Pitch deck: é a versão mais completa, usada quando você vai fazer uma apresentação formal. Ainda assim, é breve e objetiva para mostrar como a iniciativa vale a pena.
Vantagens de um pitch
Ao fazer essa apresentação, seu propósito é mostrar que seu projeto vale a pena. Dentro desse conceito, vários são os benefícios de trabalhar com um pitch. Entre os principais estão:
- geração de valor para o negócio;
- conquista de investimentos ou apoio para seus projetos;
- demonstração do seu conhecimento sobre a sua empresa e sua área de atuação;
- Possibilidade de demonstrar como alcançar a inovação.
Como deve ser a estrutura de um pitch? (Passo a passo)
A principal ideia de ter um pitch é para conseguir vender sua ideia, ou vender seu peixe, como falam, de maneira clara, objetiva, eficiente e atrativa para conseguir parcerias, vendas, investidores etc.
Muitas pessoas comparam o pitch com uma conversa de elevador ou bate-papo informal, mas quando você se depara com a oportunidade de apresentar seu pitch, é necessário estar preparado e não depender apenas do improviso.
Abaixo, listamos os passos principais na hora de estruturar um pitch.
Introdução e apresentação
Em primeiro lugar, faça uma introdução sobre você, sua empresa e seu ramo de atividade. Nunca se esqueça de dizer seu nome ou o nome de sua marca, afinal, você precisa ser lembrado.
Muito importante frisar: um pitch pode durar 30 segundos ou 10 minutos. Não seja prolixo falando muito sobre você ou suas conquistas, afinal, não é uma entrevista de emprego, certo? A objetividade e uma boa oratória são fundamentais para entender quais informações devem ser passadas e como.
Você pode fazer essa introdução tanto verbalmente quanto em uma reunião, com o apoio de materiais como slides.
Se você for mostrar em uma apresentação, uma dica é seguir essa ordem:
- Qual é a oportunidade?
- Qual o mercado que atuará?
- Qual é a sua solução?
- Quais são seus diferenciais?
- O que está buscando? Parceiros, sócios, investidores, talentos para a equipe?
Em uma apresentação ou no meio de uma conversa você deve citar todos esses pontos e estar preparado. Um exemplo simples a seguir é dizer, com suas palavras:
Minha empresa, [nome da empresa], está desenvolvendo [descrever a solução], para ajudar [descrever segmento de clientes ou área de atuação] a [explicar o problema] com [descrever os diferenciais].
Dicas para montar um pitch
Para elaborar esse documento, é preciso entendê-lo de maneira profunda. Mais do que saber o que é um pitch, você precisa implementar algumas boas práticas que ajudarão a atingir seu propósito.
Esses são os pontos de atenção necessários. Afinal, se você não sabe por onde começar, fica difícil atingir o seu objetivo e comprovar por que sua ideia é interessante e útil.
Então, o que fazer? Veja as dicas que ajudarão a ter sucesso.
Seja breve
O ideal é que cada slide represente uma fala de 1 minuto. Assim, o ideal é colocar, no máximo, 10 páginas no pitch, a fim de abranger tudo que é necessário e evitar o tédio do interlocutor.
Nesse processo, lembre-se de resumir o seu projeto em uma frase. É preciso que ela mostre o que seu produto ou serviço traz e como ele é capaz de gerar valor.
Um exemplo é a explicação do iPod: “mil músicas no seu bolso”. Perceba que essa é a mistura de um slogan com uma frase que mostra o que o produto faz.
Defina um objetivo
Para elaborar um pitch, é preciso saber por que você quer criar um. Existem várias possibilidades:
- tornar sua empresa ou seu projeto mais conhecido;
- validar sua ideia de negócio;
- receber aporte de capital para sua empresa.
Além disso, defina quanto você precisa para colocar sua ideia em prática. Essa é a melhor maneira de garantir que o interlocutor entenda o que você busca e adote a ação necessária.
Estude o público para quem apresentará seu pitch
Não existe uma fórmula única ao saber o que é um pitch. Existem diferentes alternativas apresentadas na internet — e você pode se basear nelas, mas é preciso entender que cada situação é diferente.
É preciso estudar o público para saber com quem vai lidar. Por exemplo, falar diretamente com o CEO de uma empresa é diferente de conversar com representantes de uma startup, por exemplo.
Além disso, saiba o que esse público espera. Analise a sua audiência, verifique qual é o conhecimento prévio do assunto e descubra como gerar valor. Afinal, o objetivo é esse.
Defina seu modelo de negócios
Use o Canvas para determinar qual é o modelo de negócios da sua empresa. Para isso, trabalhe os nove quadrantes:
- Segmentos de clientes;
- Proposta de valor;
- Canais;
- Relacionamento com clientes;
- Fontes de receita;
- Recursos principais;
- Atividades principais;
- Parcerias principais;
- Estrutura de custo.
Ao determinar cada um desses aspectos, você tem uma visão mais clara do seu negócio. A partir disso, fica mais fácil elaborar o pitch.
Apresente seus concorrentes
Coloque toda a concorrência sofrida pela sua empresa. Essa indicação traz transparência. Portanto, evite cair na ideia de que esconder essa informação valoriza o seu negócio.
Quando você mostra quem são seus concorrentes, evidencia seu conhecimento sobre o mercado. Ao mesmo tempo, é a chance para mostrar os diferenciais do seu negócio e como ele será capaz de atender às demandas atuais do mercado.
Tenha uma projeção financeira realista
Os investidores querem dados. A ideia é mostrar que sua empresa consegue crescer, principalmente por conta da escalabilidade. Por isso, defina quais são as perspectivas financeiras para a empreitada.
Nesse sentido, o pitch deve responder alguns questionamentos:
- tempo e capital necessários para alcançar o ponto de equilíbrio;
- custos envolvidos no negócio;
- faturamento previsto em cinco anos.
Por fim, lembre-se de que vários tipos de perguntas podem ser feitas. Portanto, prepare-se!
Capriche no storytelling
Contar uma boa história que consiga envolver, gerar sentimentos e aproximar pessoas de marcas não é nenhuma novidade. O storytelling sempre teve um importante papel na publicidade, mas também pode funcionar muito bem mesmo quando aplicado em apresentações a empresas e parceiros de negócios.
Um bom storytelling precisa trazer uma narrativa que apresenta problema e solução, sempre passando pela ideia de superação, solucionando um problema. É esse momento final que será considerado um ápice, algo que vai conectar pessoas e gerar empatia. Esse é o caminho para contar histórias convincentes sobre a sua empresa.
Como preparar os slides de um pitch?
Um bom pitch precisa ser preparado com uma apresentação de apoio para ajudar a pontuar ideias e ilustrar algo que será falado. É claro que o conteúdo da apresentação é o mais importante, mas não dá para negligenciar a parte estética dos slides, assim como os tópicos que trazem. Assim, podem realmente guiar quem fará a apresentação.
Então, para ter slides realmente importantes e que não sejam apenas algo para distrair a atenção das pessoas, saiba o que a apresentação deve ter e como montar isso nos slides.
Oportunidade
Após fazer um primeiro slide simples de apresentação, com nome e marca da empresa, o passo seguinte consiste em apresentar a oportunidade que o negócio tem a oferecer. É importante ser bastante preciso neste momento, uma vez que o cliente ou parceiro em potencial precisa realmente captar qual é a vantagem da oportunidade.
Portanto, use números e dados que embasam sua proposta e suas afirmações de como o negócio em questão pode ser vantajoso. Isso é extremamente importante para mostrar vantagem comercial na negociação.
Solução
Qual é a solução concreta que sua empresa tem a oferecer para esse cliente em potencial? Todo negócio tem um produto ou um serviço, e é justamente isso que precisará ser o centro das atenções na apresentação.
Neste slide, mostre exatamente o que essas pessoas podem esperar da solução e, principalmente, que tipo de problema resolve. É fundamental que o slide consiga pontuar o impacto do problema no negócio do cliente, seguido de como a solução vai ajudar.
Diferenciais
Sua empresa precisa, e certamente tem, diferenciais competitivos que permitirão que se destaque na hora de se apresentar a um cliente em potencial. Naturalmente, esses pontos precisam receber a devida atenção na hora de construir um bom pitch.
Nos slides, não apenas liste esse diferenciais, mas tente também ilustrá-los. É fundamental que a apresentação detalhe cada um desses pontos, naturalmente. Separar os diferenciais por tópicos, ou colocar um em cada slide, é a melhor forma de fazer.
Mercado
Traga dados sobre o mercado em que o seu negócio está incluído. Trazer um slide que aborde esse tema vai ajudar a situar sua empresa dentro de um contexto macro em que está incluída. Assim, você projeta uma comparação mais ampla para quem está assistindo à apresentação.
Neste slide, pontue resultados e não deixe de colocar os números que sua empresa está conseguindo. O slide também pode ser encarado como uma boa oportunidade de apresentar os diferenciais do negócio em relação aos concorrentes.
Receita
Também é importante pontuar um slide para tratar das receitas da empresa. Por mais que essa informação pareça muito confidencial, um ponto importante relacionado a ela é a confiabilidade do negócio. Afinal, conseguir declarar as origens das receitas traz credibilidade.
O detalhamento não precisa ser muito complexo e é bom evitar um volume excessivo de números. Use representações gráficas para ajudar a ilustrar, isso vai garantir um entendimento mais preciso por parte de quem está assistindo.
Canais
Por fim, um slide mostrando os canais em que sua empresa atua pode também ser importante. Um bom posicionamento de negócio passa muito pelas atividades de empresas nesses canais — seja no atendimento, seja no branding.
Pontue os canais, mostre um pouco de como a empresa atua em cada um deles e dê mais detalhes sobre esse trabalho. Esta parte da apresentação é importante, por exemplo, para que investidores e parceiros saibam se sua empresa tem presença digital.
Quais cases de sucesso de pitch merecem ser vistos?
Grandes empresas são reconhecidas pela atuação de mercado, serviços que oferecem e posicionamento. Parte desse conjunto é também seu trabalho de pitch, com alguns negócios específicos se destacando mais que outros. Listamos alguns cases de sucesso a seguir. Veja!
Buzzfeed
A Buzzfeed dá bastante importância a um pitch que trata sobre quem é o usuário da empresa, mostrando como a interação, base do negócio, funciona para esse público em questão. Naturalmente, a estratégia da Buzzfeed é mostrar que consegue gerar interações de maneira muito natural e eficaz em suas ações.
Airbnb
Uma das gigantes mundiais, a Airbnb tem um pitch objetivo e simples, com cerca de quinze slides apenas. Com frases curtas e mensagens diretas, a empresa consegue transmitir de maneira muito clara sua proposta.
O pitch do Facebook é bastante apoiado em dados de resultados que a rede social ajuda empresas a alcançarem. Portanto, todas as métricas relacionadas a engajamento e tráfego, principalmente, compõem a base do pitch da empresa.
Como um bom pitch te ajuda nos negócios?
Um bom pitch é importante para o sucesso dos negócios por ser, muitas vezes, a forma mais simples e eficiente de abrir portas e conquistar novos parceiros e investidores. E, em outras palavras, podemos dizer que um pitch é um discurso de venda e, saber vender, é saber conquistar parceria e confiança na área de atuação.
Apesar de tudo isso, é importante saber que o pitch não é o fechamento do contrato, mas sim um diferencial. Ele é bastante usado por grandes investidores, que têm pouco tempo, mas precisam saber se a ideia é interessante e pode ser aprofundada.
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Após saber o que é um pitch e entender como ele funciona, sua empresa já está preparada para conseguir recursos. É possível obter até investidores estrangeiros para ter mais chance de sucesso com o seu negócio.
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Conclusão
Como vimos, um pitch é uma apresentação breve de um produto ou negócio. Ele tem o objetivo de vender determinada ideia para clientes, investidores, parceiros ou sócios.
Existem três tipos principais de pitch. O one-sentence pitch, indicado para chamar a atenção em um primeiro momento e gerar curiosidade para uma explicação maior. O Elevator pitch é recomendado para trazer uma ideia geral e explicitar um ponto específico. É usado para mostrar algum aspecto da empreitada.
Por fim, o pitch deck é a versão mais completa, usada quando você vai fazer uma apresentação formal. Ainda assim, é breve e objetiva para mostrar como a iniciativa vale a pena.
Para construir um bom pitch, é essencial trabalhar a comunicação interpessoal, a oratória, raciocínio lógico, objetividade e clareza. É importante também entender que às vezes menos é mais e que cada tipo de situação pode pedir ajustes e mudanças no discurso, ou no pitch.
Lembre-se que, dependendo do mercado de atuação, a concorrência é alta. Então, é necessário apresentar mais que ideias mirabolantes e inovadoras.A proposta de parceria precisa demonstrar ao outro lado resultados e possibilidades realistas de execução. Ou seja, apresentar a ideia, a solução e como quem te ouve pode te ajudar, se estiver interessado. Acompanhe outros conteúdos como este no blog da Remessa Online!
Resumindo
Um pitch é uma apresentação breve de um produto ou negócio. Ele tem o objetivo de vender determinada ideia para clientes, investidores, parceiros ou sócios.
Basicamente, o intuito do pitch é instigar a curiosidade do investidor. O objetivo é que ele ache a ideia interessante e queira saber mais sobre ela depois. Assim, é possível detalhar todas as informações necessárias.
– One-sentence pitch;
– Elevator pitch;
– Pitch deck.
– Geração de valor para o negócio;
– Conquista de investimentos ou apoio para seus projetos;
– Demonstração do seu conhecimento sobre a sua empresa e sua área de atuação;
– Possibilidade de demonstrar como alcançar a inovação.
– Seja breve;
– Defina um objetivo;
– Estude o público para quem apresentará o pitch;
– Defina seu modelo de negócio;
– Apresente os concorrentes;
– Tenha projeção financeira;
– Capriche no storytelling.
O material precisa ter:
– Oportunidade;
– Solução;
– Diferenciais;
– Mercado;
– Receita;
– Canais.
Um bom pitch é importante para o sucesso dos negócios por ser, muitas vezes, a forma mais simples e eficiente de abrir portas e conquistar novos parceiros e investidores.
E, em outras palavras, podemos dizer que um pitch é um discurso de venda e, saber vender, é saber conquistar parceria e confiança na área de atuação.