O que é uma Comercial Exportadora?

proger

Recentemente falamos sobre trading companies e como elas podem ajudar a sua empresa.

Esse tipo de empresa é bastante comparado e até confundido com uma comercial exportadora. No entanto, ambas atuam de forma diferente.

Nesse artigo, você vai entender o que é comercial exportadora e como aproveitar os benefícios desse tipo de negócio. Confira!

O que é uma Comercial Exportadora?

Comercial Exportadora ou ECE é um tipo de empresa, originalmente brasileiras, que atuam intermediando os processos de exportação direta. Essas empresas também compram produtos dos fabricantes para exportá-los. São organizações com ampla competência no que diz respeito ao mercado internacional e mantém relacionamentos de consistentes e de confiança com empresas de outros países.

A exportação intermediada por uma Comercial Exportadora permite que empresas, principalmente pequenas e médias, consigam enviar suas mercadorias para outros países sem contar com uma estrutura ou departamento de exportação próprio.

Quais são as diferenças entre Comercial Exportadora e Trading Company?

As duas empresas atuam de forma semelhante, no entanto se diferem por alguns aspectos. Uma trading company, em geral, é estrangeira, tem capital financeiro maior e já atua há mais tempo no exterior. Com isso, acaba oferecendo mais segurança para as transações comerciais. Em relação a tributação, não há diferença, as duas contam com os mesmos benefícios fiscais.

Entretanto, alguns empresários brasileiros preferem lidar com instituições nacionais, por se sentirem mais confiantes e seguros. 

Quais são as vantagens de uma Comercial Exportadora?

Terceirizar parte dos processos de exportação da sua empresa podem proporcionar tempo para que você atue com maior empenho em outras atividades mais estratégicas. Veja quais são as vantagens que uma comercial exportadora oferece:

  • Atua em conformidade com as regras de uma empresa comercial;
  • Faz a intermediação de exportações indiretas;
  • Realiza operações nos mercados internos e externos, importando ou exportando;
  • Utiliza os benefícios fiscais para auxiliar na exportação de mercadorias;
  • Foca em atender pequenas e médias empresas;
  • Conhece e tem experiência com o mercado externo, clientes estrangeiros e assessora o cliente a se inserir internacionalmente;
  • Atua na negociação e fiscalização do importador, garantindo segurança para as transações.

Contratar uma comercial exportadora vai te ajudar a reduzir alguns processos e preocupações da sua empresa. Dessa forma, você poderá focar em ações mais estratégicas. Além de contar com uma empresa que vai intermediar suas transações de exportação, conte com uma solução para intermediar seus pagamentos.

A Remessa Online é uma solução que te ajuda a receber dinheiro do exterior de forma rápida e segura. Acesse a plataforma e receba pagamento de suas exportações pela Remessa Online.

Related posts

Como emitir nota fiscal MEI: passo a passo e mais

Conta PJ Itaú: como abrir, custos e vantagens

Taxa aposta esportiva: como funciona, o que mudou e valores