O Zapier é um programa de automação de marketing digital
Automatizar tarefas em nosso dia a dia é fundamental para otimizar o fluxo de trabalho. Atualmente, existem várias ferramentas que ajudam com a automatização de tarefas online, como o Zapier, que facilita algumas atividades do marketing digital, otimizando fluxos de trabalho.
Entenda o que é o Zapier e como ele pode ajudar nas estratégias de marketing digital. Confira como fazer a integração com os aplicativos, quanto custa e veja estratégias para economizar na contratação.
O Zapier é um aplicativo de automação de marketing que conecta aplicativos da Web. Ele permite conectar mais de 5 mil softwares e ferramentas online, aplicando regras para realizar determinadas operações. Então, quando ocorrer um evento, o Zapier executará uma ação predefinida.
Por exemplo, se você quer enviar um boletim informativo com o Mailchimp toda vez que publicar um novo artigo. Com o Zapier, você poderá conectar o WordPress com o Mailchimp e fornecer a instrução “Quando um novo artigo for publicado, envie uma campanha”.
Essas funções também podem ser executadas sem o uso do Zapier, mas pode ser muito complexo porque é necessário usar códigos de API e ter um bom conhecimento de linguagens de programação. Contudo, com o Zapier é muito mais simples conectar diferentes ferramentas de marketing sem precisar trabalhar em nenhum código.
O Zapier é compatível com mais de 5 mil aplicativos pertencentes a diferentes categorias, como comunicação, organização de arquivos, marketing, produtividade, vendas e CRM, criação de sites e muito mais.
Alguns dos principais são:
Além disso, oferece a opção de usar a plataforma do desenvolvedor para criar uma conexão privada e personalizada também com outros aplicativos da web. Com o recurso webhook, você também poderá receber dados de qualquer serviço ou enviar requisições para qualquer URL, sem escrever o código ou rodar o servidor.
Ao usar o Zapier, você pode criar os chamados Zaps. Esse termo indica uma integração única, composta por um gatilho e uma ação.
Você pode integrar WordPress e Facebook assim:
Essa integração é chamada justamente de Zap. Já os zaps escalonados permitem que um único gatilho execute várias ações. Por exemplo:
A integração do Zapier com os aplicativos é simples e leva poucos minutos. É você mesmo quem cria as regras de gatilho e ação. Entenda o passo a passo.
O primeiro passo é criar uma conta no Zapier. Para isso, basta acessar o site e criar a conta utilizando seu e-mail ou redes sociais.
Esse passo é gratuito e você tem até 14 dias para desfrutar dos recursos avançados.
Após esse período deve-se inserir um método de pagamento ou usar a conta básica.
No painel de controle, clique em “Make a Zap” no canto superior esquerdo. Então, você deve adicionar um gatilho, que será o evento que inicia seu Zap.
Escolha qual é o aplicativo e qual o evento que aciona o gatilho. Por exemplo:
Então, vincule sua conta no aplicativo escolhido. Você também pode customizar as regras e definições sobre o evento que aciona o gatilho. Faça o teste e finalize a configuração.
Em seguida, é preciso definir a ação, que será o evento que um Zap executa depois de iniciado. Escolha qual será o aplicativo integrado e a ação que deve ocorrer. Por exemplo:
Da mesma maneira, vincule a conta deste aplicativo ao Zapier e configure as regras para a ação.
O Zap pode ser configurado entre dois ou mais apps e customizado adicionando:
Por fim, faça o teste clique em “Publicar Zap”.
Clique em “Publicar e Ativar” e o Zap estará ativado. Dessa forma, a partir de então, sempre que o evento adicionar o gatilho, a ação irá acontecer.
No Zap que criamos nos exemplos acima, os passos serão os seguintes:
Você pode ativar ou desativar esse Zap quando preferir. Ainda, pode integrar outros aplicativos ou criar outras regras.
Vale apontar que no plano gratuito é possível criar zaps únicos, ou seja, cada gatilho gera uma única ação. Já com os planos pagos, você pode criar zaps escalonados, que um único gatilho pode gerar várias ações.
O Zapier possui um plano gratuito para os usuários conhecerem a plataforma. Mas também há opções que custam entre US$ 29,10 e US$ 1.198,50 mensal.
No plano anual há um desconto de 33% do valor e há um desconto de 15% para organizações sem fins lucrativos.
Entenda os principais diferenciais de cada um:
Livre | Iniciante | Profissional | Equipe | Empresa | |
Preço mensal | Gratuito | US$ 29,10 | US$ 73,50 | US$ 598,50 | US$ 1.198,50 |
Tarefas ao mês | 100 | 750 | 2 mil | 50 mil | 100 mil |
Zaps | 5 | 20 | Ilimitado | Ilimitado | Ilimitado |
Zaps escalonados | Único passo | Várias Etapas | Várias Etapas | Várias Etapas | Várias Etapas |
Aplicativo premium | 0 | 3 | Ilimitado | Ilimitado | Ilimitado |
Usuários | 1 | 1 | 1 | Ilimitado | Ilimitado |
Tempo de atualização | 15 minutos | 15 minutos | 2 minutos | 1 minuto | 1 minuto |
Atendimento prioritário | Não | Não | Não | Não | Sim |
Ao fazer seu cadastro, você pode fazer uma avaliação gratuita dos recursos premium por 14 dias.
Além disso, alguns recursos disponíveis em todos os planos são:
Os planos do Zapier são cobrados em dólares americanos, via cartão de crédito, PayPal ou transferência eletrônica.
Dessa forma, o pagamento acaba sendo mais caro que o cobrado pela plataforma porque os pagamentos via cartão de crédito em moedas internacionais possuem taxas mais altas e pode ser cobrada uma taxa na conversão da moeda.
O Zapier permite o pagamento em Real Brasileiro, mas não informa quais são as taxas de conversão. Há apenas um aviso explicando que os valores apresentados podem não corresponder ao valor após a conversão e aplicação de taxas.
Sendo assim, uma excelente forma para economizar no pagamento do Zapier é usando a Remessa Online, que usa o eFX para gerar mais economia para os clientes na hora de pagar as invoices de serviços internacionais.
Ao usar a Remessa Online para fazer seus pagamentos internacionais, você tem algumas vantagens como:
O Zapier é um aplicativo de automação de marketing que conecta mais de 5 mil aplicativos da Web entre si. Através dos Zaps é possível realizar uma ação de forma automatizada quando ocorre uma determinada condição.
O Zapier possui um plano gratuito e mais limitado. Também, há planos pagos que custam entre US$ 29,10 e US$ 1.198,50 mensal. Ainda, no plano anual há um desconto de 33% do valor.
Para integrar o Zapier, basta criar uma conta no software e definir quais são os eventos que geram o gatilho e a ação que ocorre após isso. É possível integrar mais de 5 mil aplicativos em diferentes ações.
Acompanhe o impacto dos acontecimentos mais relevantes sobre o real x dólar, euro e libra,…
Descubra quem tem direito à pensão por morte, como solicitar e quais as regras para…
O dólar hoje abriu esta sexta-feira (21) em R$5,7029, após ter atingido a mínima de…
Se você ama a energia dos blocos de Carnaval de São Paulo, prepare-se porque a…
Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…
Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…