Você sabe o que são e-sports? Esse conceito tomou grandes proporções nos últimos anos e pode trazer oportunidades de renda. Saiba mais!
O e-sports é um ramo dos esportes que tem movimentado quantias elevadas de dinheiro por todo o mundo. No entanto, por ser um termo relativamente novo, é comum não ter certeza sobre seu significado.
Entender sobre essa modalidade esportiva, quais são suas características e por que ela é tão relevante, se torna importante para quem quer se manter atualizado com o mercado e com os jogos eletrônicos. Ainda, ela pode ser uma alternativa para ganhar dinheiro por meio de games online.
Ficou interessado? Então, confira este post completo sobre o que são e-sports e como é possível ganhar dinheiro por meio deles.
O que são e-sports?
O termo e-sport é bastante utilizado atualmente, mas ele pode confundir diversas pessoas que não sabem o que realmente significa esse conceito. Afinal, todos os jogos eletrônicos são e-sports? Qualquer pessoa que joga um game competitivo está participando do e-sport?
Para entender essas questões é preciso conhecer a palavra. O prefixo “e” costuma ser utilizado para identificar um conceito eletrônico. Por isso que o e-mail é o correio eletrônico e o e-commerce é o comércio, por exemplo. Assim, você pode entender o e-sport como um esporte eletrônico.
No entanto, ele é um conceito bem amplo, não representando apenas um game, mas sim os jogos que podem servir como meio de competir de forma online. Dessa maneira, o termo é utilizado para identificar as competições, em diversos níveis, referentes a jogos virtuais.
Ainda, essas competições podem ser organizadas profissionalmente ou de forma amadora, mas deve haver regras e estipulações próprias para que aconteçam. Além disso, pode haver transmissões desses e-sports, seja pela televisão ou mesmo pelas plataformas de streaming, como a Twitch.
Quando um jogo pode se tornar um e-sport?
Você já entendeu que os e-sports são competições que envolvem jogos eletrônicos. Mas quais são os games que entram nessa modalidade? Na verdade, não há uma determinação sobre esse assunto, afinal esses esportes se desenvolvem organicamente.
No começo, os jogos mais populares nas competições eram aqueles de luta ou os MOBAs. No entanto, os FPS e outras modalidades também começaram a ter um apelo com o público — o que chamou a atenção dos patrocinadores e organizadores dos campeonatos.
Dessa forma, pode-se dizer que qualquer jogo que proporcione uma forma de competitividade entre os jogadores podem se tornar um e-sport. Tradicionalmente, os games focados no PvP, que é o termo para player versus player (ou jogador contra jogador) são os mais populares.
Esses jogos permitem que os jogadores compitam um contra o outro em tempo real, de acordo com o estilo de game utilizado. Nesse contexto estão os jogos como os de futebol, luta, corrida, entre outros. No entanto, os games PvE também entraram nos e-sports mais recentemente.
O termo significa player versus environment — ou jogador contra o ambiente. Assim, dois jogadores ou equipes não se enfrentam diretamente, mas jogam contra inimigos ou desafios do próprio jogo. Para criar o espaço competitivo desses jogos, utiliza-se diversas estratégias com a criação de obstáculos.
Dessa forma, o jogador ou a equipe que superar os desafios de forma mais rápida ou que obtiver o maior número de pontos se sagra campeã, por exemplo.
No geral, o e-sport é um conceito bastante democrático em relação aos jogos e está crescendo em popularidade.
Por que essa modalidade cresce tanto?
Como você viu, o e-sport é uma modalidade de competição que ganha mais espaço no mercado. Mas isso não se deve apenas à quantidade de jogos que podem atrair os jogadores. Dessa maneira, existem diversos motivos pelo crescimento dessas competições no mundo.
Assim, além da quantidade de games, o e-sport também é bastante democrático em relação aos jogadores. Muitos profissionais da área começaram jogando em casa e sem pretensões em campeonatos. Assim, diferente do que acontece em esportes tradicionais, não é preciso encontrar clubes, passar por peneiras ou testes para se tornar um profissional.
Nos jogos online, geralmente há uma divisão entre casual e competitivo. Dessa forma, o gamer pode começar no modo mais simples, aprendendo sobre o jogo, e progredir até o status competitivo.
Nesse sentido, se você pretende se tornar um profissional, é possível jogar no modo competitivo e subir o seu nível. Ao se destacar no ranking, há a chance de se inscrever em campeonatos e até mesmo conseguir patrocínios para continuar jogando contra outros jogadores.
Dessa maneira, apesar de ser necessário ter os equipamentos para jogar — como um videogame ou computador —, o e-sport consegue atrair um leque bastante diverso de jogadores. Ademais, não há limitações físicas tão grandes como os esportes tradicionais, que podem exigir um certo preparo físico dos competidores.
Além disso, os próprios jogos eletrônicos tiveram um crescimento bastante expressivo em popularidade. O jogo chamado GTA V, por exemplo, teve o maior número de vendas como um produto de entretenimento da história. Ou seja, ele superou vendas de filmes, tickets esportivos, entre outros.
Com essa popularidade e a facilidade para entrar nesse modo, o e-sport é uma modalidade de competição bastante inclusiva, que atrai pessoas das mais diferentes idades e de todo o mundo. Assim, há poucas barreiras para os jogadores, que podem participar dos campeonatos individualmente ou com equipes, e se tornar conhecidos em todo o mundo.
Quais são as categorias de e-sport?
As categorias de e-sports se dividem conforme o jogo em que os campeonatos são disputados. Assim, cada game preenche uma modalidade diferente. As principais são:
- luta;
- First Person Shooter (FPS);
- Real-time strategy (RTS);
- futebol;
- corrida;
- Multiplayer Online Battle Arena (MOBA);
- battle royale;
- card game.
O que são as game houses e game offices?
Depois de entender o que é o e-sport e as suas principais categorias, você precisa conhecer as game houses e offices. Afinal, elas são dois conceitos importantes e que ajudam os jogadores profissionais a treinar e se manterem competitivos.
As game houses são casas voltadas para a prática de e-sport de determinado time ou jogadores com o mesmo patrocínio. Assim, elas são equipadas com tudo o que é necessário para que os gamers possam jogar os jogos diariamente, como internet de boa qualidade, hardware compatível, e outros.
Os jogadores moram nessas casas e têm uma rotina de treinamentos e análise dos jogos com treinadores e outros profissionais que ajudam na preparação dos atletas, como nutricionistas, psicólogos, preparadores físicos, etc. Dessa maneira, elas servem para que os gamers tenham uma imersão e preparação completa.
Já os game offices têm a mesma premissa, contudo, os jogadores não moram efetivamente nesses locais. Eles utilizam como um centro de treinamento, que têm o equipamento necessário e horários programados para as rotinas de treino, preparação e atendimento da equipe.
No entanto, assim que a rotina termina, eles vão para casa e retornam no próximo dia combinado para as atividades relacionadas à equipe. Dessa forma, eles têm horários mais regrados e contam com organização e atividades voltadas para a competição em determinados jogos.
Esses locais costumam ser proporcionados pelos patrocinadores ou pelas equipes profissionais a que os jogadores estão ligados. Assim, os gamers não precisam desembolsar seus ganhos para ter direito a esses privilégios.
Como funcionam os campeonatos?
Você também deve estar interessado sobre o funcionamento dos campeonatos, não é mesmo? A organização e a forma do torneio depende das normas determinadas pelo organizador e também pelas possibilidades de cada jogo, já que, como você viu, eles se apresentam em diversas modalidades.
Contudo, é possível explicar os principais formatos utilizados, lembrando que é fundamental avaliar o regimento de cada campeonato. Veja só!
Formato suíço
No formato suíço as equipes ou os jogadores são divididos em chaves. Eles precisam jogar entre si e obter vitórias em uma quantidade determinada de partidas. Assim, após cada partida, conforme o número de vitórias e derrotas, as chaves são reorganizadas, para que somente as equipes com mais vitórias cheguem às fases finais.
Knock-out
O Knock-out, conhecido como torneio, também faz a separação das equipes ou jogadores em chaves. No entanto, há a eliminação simples ou dupla conforme as vitórias e derrotas em cada chave, o que serve para reduzir o número de competidores que passam para as próximas fases.
Por isso, esse é um dos formatos mais utilizados quando há um grande número de participantes, pois ele favorece a eliminação a cada derrota.
Round robin
O formato round robin pode agrupar os participantes em chaves ou não, deixando os jogadores ou equipes em grandes grupos. Dessa maneira, todos jogam contra todos, acumulando pontos a cada vitória ou empate, conforme as regras do campeonato específico.
Depois, as equipes ou jogadores que conseguiram o maior número de pontos conseguem passar para as fases finais, que podem utilizar um forma de mata-mata para se chegar ao resultado final do torneio, coroando o campeão com mais pontos.
Escalada
A escalada é um formato de competição bastante conhecido pois é utilizado no Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL). Ele é aplicado já nas fases finais do campeonato e considera as equipes que conseguiram boas colocações nas fases anteriores.
Nesse sentido, a melhor equipe classificada vai direto para a final do campeonato. Já o quinto lugar joga contra o quarto e, quem vencer, disputa contra o terceiro colocado. Dessa maneira a semifinal ocorre entre o vencedor dessa disputa e o segundo colocado das fases anteriores.
Como é possível ganhar dinheiro com os games?
Os campeonatos de e-sports pagam prêmios aos vencedores e participantes. No CBLOL, por exemplo, há uma premiação total de R$400 mil por split. O primeiro colocado nessa competição em 2022 levará R$100 mil para casa, e há premiações importantes até o décimo colocado.
Já em relação às competições mundiais os números são ainda mais expressivos. No jogo Dota 2, por exemplo, as premiações nos campeonatos somaram o valor de US$ 47 milhões. Esses números dizem respeito somente à premiação dos campeonatos, sem incluir patrocínios, anúncios e outras formas de recebimentos.
Nesse sentido, a premiação não é a única forma de ganhar dinheiro com os games. Na verdade, muitos jogadores conseguem manter um salário e ganhar montantes expressivos sem se tornarem profissionais ou participarem dos e-sports.
A primeira forma conhecida de ganhar dinheiro com jogos é o stream — ou a transmissão ao vivo. Existem plataformas especializadas, como a plataforma Twitch e o YouTube Gaming, que permitem a transmissão do jogos e da webcam e também a interação com os espectadores por meio do chat.
Nessas transmissões o jogador ganha por conta das pessoas que se inscrevem no canal. Também é possível obter renda por meio de anúncios veiculados e, até mesmo, por doações dos espectadores.
Outra maneira de ganhar dinheiro com games é vendendo itens ou personagens evoluídos. Muitos jogos exigem que o gamer fique diversas horas jogando e buscando recompensas, upando de nível e conseguindo itens mais raros e melhores. Assim, muitos deles permitem que os jogadores comercializem essas conquistas.
Entendeu o que são e-sports e como é possível ganhar dinheiro com eles? Como você viu, essa modalidade está em constante crescimento e é bastante democrática. Além disso, existem outras formas de ganhar dinheiro com games, então sempre fique atento às novidades dessa área!
Quer acompanhar todas as nossas atualizações? Então nos siga nas redes sociais — Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn!
Resumindo
E-sports são as competições de jogos eletrônicos, organizadas preferencialmente de maneira profissional e que podem ser assistidas presencialmente e por meio de transmissões ao vivo em plataformas especializadas.
As competições de e-sport pagam prêmios aos primeiros colocados. No entanto, existem outras formas de ganhar dinheiro com os games, como a transmissão ao vivo de jogos (streaming), além da venda de itens e personagens evoluídos.