Independentemente dos objetivos, investir em imóveis é uma das alternativas mais procuradas por quem deseja aplicar recursos e aumentar o patrimônio. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que são os FIIs.
Os fundos imobiliários são opções simples e prática para buscar oportunidades no mercado financeiro, principalmente para quem está começando a investir. Nesse sentido, é uma modalidade que merece atenção, ainda mais por oferecer rendimentos mensais isentos de imposto de renda.
Os FIIs vem ganhando cada vez mais destaque no mercado financeiro por oferecer vantagens interessantes. Se você deseja saber mais sobre os fundos imobiliários, está no lugar certo! Confira neste post o conceito e vantagens dessa modalidade de investimento!
O mercado de investimento imobiliário
O mercado imobiliário é considerado uma das melhores modalidades para investir e atrai a atenção mesmo com as instabilidades que o país enfrenta. É uma alternativa que proporciona benefícios e a possibilidade de ter uma boa rentabilidade.
Oferece a oportunidade para fazer investimentos seguros e diversificar a carteira. Além disso, é possível ter benefícios fiscais com a dedução de impostos, juros de hipoteca, seguros e outras.
Todo investidor que deseja ter uma carreira de sucesso no mercado imobiliário, é imprescindível ter um planejamento estratégico eficiente e conhecer a fundo tudo sobre os fundos de investimentos.
O que são Fundos de Investimentos Imobiliários
O Fundo de Investimento imobiliário — FII é uma modalidade de investimento direcionada para aplicação de ativos no mercado imobiliário. Uma instituição financeira constitui o fundo e realiza o processo para captar fundos, por meio da venda de cotas aos investidores.
Os FIIs são divididos em cotas de valores iguais e quando o investidor adquire essas cotas, se torna dono de uma pequena fatia do imóvel. É uma modalidade de investimento livre da incidência do imposto de renda.
Como funcionam e são classificados
Os fundos imobiliários — FIIs são geridos por uma pessoa especializada, autorizado para fazer o estudo do mercado e patrimônio. Dessa forma, está sempre em busca de oportunidades, avaliando os resultados e fazendo alocações necessárias para elevar a lucratividade.
Geralmente, a prioridade são imóveis comerciais com maior capacidade para locação e assim render o esperado e justificar os investimentos. Também é possível ter lucros com a valorização dos imóveis, para isso, o gestor procura bens que tenham maior potencial para valorizar.
Outras formas dos Fundos de Investimentos Imobiliários são constituídas por cotas que podem ser acessadas por qualquer investidor que tenha conta em uma corretora. São negociadas de forma livre na Bolsa de Valores.
Sendo assim, todo investidor que compra um papel recebe rendimentos proporcionais às suas cotas. Funciona como a aquisição de títulos de renda fixa, como LCI e CRI, relacionados ao setor imobiliário.
Os fundos imobiliários podem ser classificados em dois tipos
- Fundos de tijolo: são fundos que possuem imóveis físicos como edifícios empresariais, hotéis, universidades e shoppings;
- Fundos de papel: composto por aplicações financeiras destinadas ao setor de imóveis, podem ser a LCA, LCI, CRA e CRI.
Rentabilidade dos fundos imobiliários
Como acontece a rentabilidade dos fundos imobiliários ainda é motivo de dúvidas para muitas pessoas. Contudo, pode acontecer pela valorização das cotas e distribuição de rendimentos.
Entenda melhor como acontece:
- Distribuição dos lucros do fundo: com renda mensal proveniente de aluguéis, o lucro líquido é destinado à corretora, que divide entre os cotistas de forma proporcional;
- Valorização de cotas: devido à variação do mercado ou aumento do patrimônio, as cotas podem se valorizar. Assim, os investidores podem vender a um preço maior e ter lucratividade.
5 vantagens dos fundos imobiliários
Os investimentos no fundo imobiliário, apesar dos riscos comuns a todos os tipos de aplicações, proporcionam diversos benefícios. É fundamental conhecer quais são essas vantagens para aplicar seu dinheiro em negócios seguros e promissores.
Veja quais são os benefícios oferecidos a quem investe no FIIs!
1. Ganhos mensais e com baixo risco de imprevistos
Uma das principais vantagens de investir em FIIs é a possibilidade de ter rendimentos mensais. Com a redistribuição periódica das receitas geradas pelo fundo, o cotista tem lucros mensais e sem a aplicação do imposto de renda.
É uma boa opção para investidores que precisam de lucros mais rápidos para absorver despesas mensais ou para ter maior tranquilidade no futuro. Uma alternativa para complementar a renda.
2. É possível com pouco dinheiro
Os valores mínimos exigidos para aplicações no FII são muito flexíveis, o que é importante para quem deseja investir e não tem um valor significativo. Além disso, os custos para os fundos imobiliários são reduzidos e o investidor pode adquirir cotas com valor unitário, de acordo com o perfil e condições.
Essa característica possibilita diversificar a carteira em muitos investimentos imobiliários, fator que contribui para reduzir os riscos e aproveitar vários setores e frentes do mercado financeiro imobiliário.
3. Sem imposto sobre o “aluguel”
Além de não ser aplicado o imposto de renda, os investimentos no fundo imobiliário isentam o investidor dos custos e impostos relacionados ao imóvel. Ele participa apenas da distribuição dos riscos do fundo ou retorno dos ativos, com custo apenas da corretora.
4. Liquidez imediata
O fundo imobiliário tem liquidez imediata, ou seja, você pode vender as cotas quando quiser e de acordo com o planejamento pessoal. Ao contrário do imóvel físico, que pode levar um bom tempo para ser comercializado, além de ter mais burocracias e custos.
Com um ambiente de ativo e muito dinâmico, a negociação de ativos imobiliários é intensa e existem muitos investidores interessados em comprar e vender. Isso torna a liquidez interessante.
5. Possibilidade de ganho com a valorização do imóvel
Os imóveis têm uma grande tendência a valorizar e quem age estrategicamente pode ter lucros significativos no futuro. Nos fundos imobiliários, a rentabilidade é ainda maior se comparado com os imóveis físicos, já que em muitas situações, pode compreender imóveis comerciais alugados.
Como escolher e investir nos FIIS
Investir em fundos imobiliários é mais simples do que parece. No entanto, alguns fatores são indispensáveis como conhecer o próprio perfil de investidor e ter um planejamento cauteloso, pesquisando bastante sobre os ativos que deseja aplicar.
Para começar, basta seguir o passo a passo abaixo:
- • Escolha uma corretora que ofereça acesso a aplicações em FIIs;
- • Abra uma conta na corretora definida;
- • Faça a transferência dos valores;
- • Escolha o fundo imobiliário;
- • Conheça os ativos do fundo;
- • Analise os custos;
- • Diversifique a carteira;
- • Faça os investimentos nas cotas.
As aplicações no FIIs devem ser feitas de forma criteriosa e considerando todos os indicadores para uma decisão correta. Se possível, procure orientações profissionais para ter maior segurança.
O mercado financeiro internacional também é uma excelente oportunidade para ter rentabilidade. Com diversas opções de investimentos, proporciona vantagens exclusivas para todos os perfis de investidores.
Se você já faz investimentos no exterior ou planeja iniciar suas aplicações, indispensável contar com uma empresa confiável e que ofereça condições justas para enviar e receber dinheiro do exterior.
Nesse sentido, a Remessa Online é a melhor alternativa do mercado. Além de oferecer uma taxa justa e processos eficientes, as principais corretoras internacionais têm atividades integradas na plataforma digital.
Sendo assim, tudo se torna mais fácil e seguro, permitindo que você faça transações internacionais para sua conta em uma corretora em até 1 dia útil, com toda comodidade e segurança de operações credenciadas pelo Banco Central do Brasil.
Como você percebeu no contexto desse artigo, os FIIs são opções promissoras para investir e proporcionam grandes benefícios a médio e longo prazo. Com a valorização e crescimento do mercado imobiliário, são reais as chances de ter uma boa geração de renda.
Agora que você já sabe sobre os Fundos de Investimentos Imobiliários, o que acha de conhecer serviços extremamente úteis a qualquer investidor? Acesse o site da Remessa Online e faça seu cadastro!
Resumindo
O Fundo de Investimento imobiliário – FII é uma modalidade de investimento direcionada para aplicação de ativos no mercado imobiliário. Tem suas cotas negociadas na Bolsa de Valores, da mesma forma que as ações.
São classificadas como:
• Fundos de papel
• Fundos de tijolo
• Ganhos mensais e com baixo risco de imprevistos;
• É possível com pouco dinheiro;
• Sem imposto sobre o “aluguel”;
• Liquidez imediata;
• Possibilidade de ganho com a valorização do imóvel.