Você já ouviu falar em social listening, mas tem dúvidas sobre essa prática? Entenda mais sobre ela e veja por que é relevante para seu negócio.
Para começar seu negócio e consolidar sua marca no Brasil e no exterior, várias técnicas e estratégias precisam ser aplicadas. Uma delas — fundamental para o sucesso — é o social listening.
Essa é uma prática incluída nas estratégias de marketing digital. Seu principal objetivo é monitorar termos-chave para obter insights e melhorar a satisfação dos clientes. Portanto, a técnica pode ser usada por empresas de todos os portes e segmentos de atuação.
A questão que fica é: o que realmente significa fazer essa “escuta social”, em tradução livre? Neste post, vamos explicar o conceito, sua importância, os benefícios dessa prática e como executá-la. Continue lendo.
A prática de social listening consiste em acompanhar e monitorar o que as pessoas falam sobre determinado assunto nos ambientes online. Aqui, podem estar inclusas marcas, tópicos, palavras-chave, frases ou empresas. De qualquer forma, é possível encontrar oportunidades e ideias de conteúdos específicos para o público analisado.
Para ser eficiente, a técnica deve abranger diferentes espaços online. Por exemplo, portais de notícias, site, blog, redes sociais mais usadas e canais de atendimento ao cliente.
Assim, você vai além das ferramentas de busca de palavras-chave, como o Ubersuggest. Como resultado, tem mais informações relevantes, que geram insights para a criação de estratégias para alavancar o negócio.
Por esse motivo, a escuta social é útil para o growth marketing e o growth hacking. Afinal, fornece dados e informações relevantes que ajudarão a definir os próximos passos. Alguns deles, inclusive, abrangem a concorrência, as tendências do setor e as mudanças no comportamento do público.
Ou seja, tudo o que pode impactar o seu negócio é monitorado pelo social listening. Isso faz com que a técnica seja fundamental para as startups brasileiras e também para as empresas tradicionais.
A grande relevância dessa técnica é realizar uma estratégia de engajamento eficaz e eficiente. Portanto, ela complementa outras ações, como o teste A/B. Mais do que isso, a prática oferece informações relevantes para analisar o contexto atual e descobrir tendências.
Dessa forma, você consegue obter insights valiosos para interagir com o seu público-alvo. Porém, por que isso acontece? A resposta está na análise do conjunto de mensagens. Ou seja, elas não são tratadas de maneira isolada.
Isso implica uma análise mais detalhada e que permite adotar medidas mais precisas, que trazem resultados claros. Para entender melhor, veja o seguinte exemplo.
Você tem uma loja de produtos naturais e vende sanduíches de frango. No entanto, ao monitorar as informações, percebe que alguns clientes estão reclamando do gosto. Como você tem dois fornecedores desse produto, não consegue identificar o problema.
Ao fazer o social listening, você avalia outros dados, que vão além das reclamações dos clientes. Assim, percebe que todos os comentários negativos acontecem no mesmo dia, quando o fornecedor A entrega o produto.
Portanto, é o momento de conversar com esse parceiro ou fazer uma troca. Assim, você obtém insights mais úteis, que levam a uma tomada de decisão mais acertada. Ficou mais claro?
Dessa forma, a prática favorece a análise um contexto mais amplo. Isso permite que a sua marca analise sua presença e reputação no ambiente online, aumentando o brand awareness.
Para fazer o social listening, é preciso adotar boas práticas. Todas elas visam a esse horizonte mais amplo, capaz de trazer um contexto claro da situação da marca no ambiente online.
Antes de ver quais são as ações recomendadas, é importante diferenciar a escuta social do monitoramento de redes sociais. A segunda prática é reativa. Ou seja, os clientes interagem com a empresa e ela responde.
Por isso, nem sempre existe alguma iniciativa. Ainda assim, o monitoramento de redes sociais é necessário para acompanhar diferentes métricas, como a taxa de engajamento e o número de menções sobre a marca.
Nesse caso, a qualidade das interações fica em segundo plano. Somente depois disso é possível descobrir oportunidades, otimizar campanhas e driblar possíveis crises.
Por sua vez, o social listening é mais amplo. Ele vai além das redes sociais. Ainda assim, oferece ao seu monitoramento uma finalidade estratégica.
A partir das informações obtidas, é possível identificar qual é o sentimento do público em relação à marca e aos concorrentes. Ao mesmo tempo, fica mais fácil entender o contexto geral do mercado e traçar ações e estratégias direcionadas.
Essa diferença ficou clara? Agora, veja o que fazer para aplicar o social listening, e não o simples monitoramento. Confira as dicas:
Todas essas ações levam à retenção de clientes. Além disso, podem ser mais bem executadas com a ajuda das ferramentas certas. Entenda mais a seguir.
Assim como a automação de marketing, existem ferramentas que ajudam a otimizar o seu trabalho de escuta social. Elas contribuem para o alcance de melhores resultados. Saiba quais são as principais, a seguir:
Com todas as informações repassadas, você deve ter percebido que a prática de escuta social é bastante positiva para a empresa. Ainda assim, é importante apresentar as principais vantagens para o seu negócio. Acompanhe as principais.
A técnica permite saber o que é dito sobre a marca para ajudar seus clientes, prevenir possíveis adversidades e reconhecer erros. Assim, situações ruins podem ser controladas para impedir que uma crise aconteça.
Além disso, o social listening consiste em:
Você consegue se atualizar sobre o que as outras empresas do mesmo segmento estão fazendo. Essa é uma prática fundamental no marketing, que ajuda a obter insights de medidas necessárias. Assim, é possível identificar o que deu errado e entender as forças e as fraquezas do negócio.
O monitoramento dos diferentes ambientes online facilita o atendimento ao cliente e a resolução de problemas. Essa é uma forma de estar sempre perto do público-alvo e melhorar a sua reputação.
Com os insights obtidos, sua empresa pode desenvolver produtos e serviços mais adequados ao público-alvo. Você pode identificar, por exemplo, um gargalo ou um bug comum, que precisa ser solucionado. Isso ajuda a ter mais cuidado.
Ao fazer o social listening, você identifica o que as pessoas buscam da sua empresa. Com o social selling, você prospecta clientes e se relaciona com eles nas redes sociais. O objetivo é gerar vendas.
Portanto, unindo essas duas práticas, você melhora os seus produtos ou serviços e atrai mais clientes. Além disso, identifica oportunidades, que ajudam a atender às expectativas do público-alvo.
As estratégias de marketing são mais bem direcionadas com as informações obtidas pela escuta social. Você obtém mais dados sobre a persona, o que permite aproximá-las dos clientes reais e criar estratégias mais acertadas.
Além disso, as técnicas de SEO para blog e outros canais são mais bem direcionadas. Isso permite realizar a produção de conteúdo com foco no cliente, a fim de atingir melhores resultados.
Ainda existem outros benefícios. Por exemplo, a escuta social permite qualificar os leads para venda, fomentar a conexão com os clientes e agregar valor às estratégias adotadas.
Portanto, o social listening é crucial para que sua empresa ajuste as estratégias e obtenha vantagem competitiva. Dessa forma, é possível ajustar as ações realizadas e ter mais eficiência.
Então, quer ver mais dicas úteis para fazer seu negócio crescer e escalar? Siga os perfis da Remessa Online no Instagram, Twitter, Facebook e LinkedIn.
– Acompanhe as menções à marca para identificar a percepção do público.
– Analise o sentimento da audiência para saber se as expectativas são atendidas.
– Ofereça um bom suporte ao cliente para priorizar a solução.
– Acompanhe as tendências para criar estratégias que aumentem o alcance da marca.
– Analise a concorrência para identificar oportunidades e conquistar vantagem competitiva.
– Descubra os influenciadores para melhorar a visibilidade da marca.
O social listening consiste na prática de monitorar palavras-chave, tópicos, frases, empresas ou marcas em diferentes ambientes online. O objetivo é descobrir insights que gerem melhorias e oportunidades, a fim de aumentar a retenção de clientes e gerar vantagem competitiva.
As ferramentas de social listening são voltadas para a otimização das atividades de monitoramento. Algumas delas são Google Trends, Tweetdeck, Quintly, Brandwatch e Mention.
Acompanhe o impacto dos acontecimentos mais relevantes sobre o real x dólar, euro e libra,…
Descubra quem tem direito à pensão por morte, como solicitar e quais as regras para…
O dólar hoje abriu esta sexta-feira (21) em R$5,7029, após ter atingido a mínima de…
Se você ama a energia dos blocos de Carnaval de São Paulo, prepare-se porque a…
Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…
Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…