O criador de conteúdo é uma profissão que ganha cada vez mais espaço no mundo digital. Mas para ter sucesso nessa carreira, é importante investir em capacitações e conhecer bem a dinâmica do mercado. Para ajudar, confira nossas dicas sobre o que todo criador de conteúdo deve saber para conquistar clientes e se destacar no mercado online.
Aproveite e também descubra quais são os principais assuntos que os criadores de conteúdo devem estudar para prestar um trabalho de alta qualidade. Vamos lá?
O que todo criador de conteúdo deve saber?
Além de uma base de conhecimento sólida sobre marketing digital, o criador de conteúdo precisa ter habilidades profissionais e pessoais para desempenhar um bom trabalho. Selecionamos a seguir uma lista das principais habilidades dos profissionais.
Conheça o valor do seu trabalho
Uma das primeiras coisas que todo criador de conteúdo deve saber é o valor do seu trabalho. Por isso, é importante ter na ponta do lápis o preço da sua hora e o custo para desenvolver aquele determinado material. Também vale a pena fazer uma pesquisa de mercado para conhecer a faixa de preço cobrada por outros profissionais.
Quando mencionamos sobre valorização, o criador de conteúdo também deve reconhecer a relevância do seu trabalho. Isso inclui, a qualidade e a capacidade do conteúdo ajudar a marca alcançar os resultados de marketing digital do cliente.
Saber criar conteúdo autêntico é importante
Criar conteúdo autêntico é essencial para quem deseja se destacar no mercado. Na prática, isso significa abordar um tema de maneira personalizada e capaz de gerar uma conexão com o público-alvo do texto.
Para produzir conteúdos autênticos, é importante conhecer bem as dores e desejos da persona, assim como ter claro qual objetivo de marketing deverá ser alcançado. Isso, sem dúvida, exige muito planejamento e pesquisa, mas o resultado é um conteúdo personalizado para cada público.
Investir em um portfólio é essencial para captar clientes
Todo criador de conteúdo deve saber que ter um portfólio atualizado é indispensável para captar clientes. Ele funciona como uma vitrine do trabalho porque apresenta um resumo dos seus principais artigos, habilidades e clientes.
Existem várias plataformas online que permitem a criação de portfólios digitais e elas são uma boa opção para quem deseja divulgar seu trabalho na internet e transmitir mais credibilidade.
Ter escrita otimizada para SEO faz toda a diferença
Aprimorar as habilidades de escrita é essencial para o trabalho do criador de conteúdo. Em geral, o recomendado é que o texto seja adaptado conforme as necessidades da persona e segundo a estratégia de marketing do cliente.
Os produtores de conteúdo também devem saber escrever um material otimizado para SEO. Dessa maneira, as chances de o conteúdo alcançar um público maior e ser bem posicionado nos resultados de busca do Google são maiores.
Além disso, o conteúdo personalizado, segundo as palavras-chave relevantes para o público, torna-se mais atraente e pode tratar de temas que são realmente relevantes para ele.
Acompanhar as tendências de marketing
Manter-se atualizado sobre as tendências de marketing é algo que todo criador de conteúdo deve saber. Os melhores profissionais do mercado são curiosos e buscam constantemente por inovações para oferecer um serviço relevante, atual e interessante para o seu público-alvo.
Existem vários blogs e canais do YouTube de qualidade que publicam gratuitamente conteúdos de diversas áreas. Também encontramos plataformas de cursos e palestras online para quem deseja se qualificar profissionalmente.
É preciso conhecer e criar conteúdos para o seu público-alvo
Um produtor que conhece bem os interesses e padrões do seu público-alvo consegue desenvolver conteúdos relevantes e personalizados. Para desenvolver essa habilidade, é preciso ir além dos dados demográficos básicos da persona e entender as dores e desejos desse público, assim como seu perfil de comportamento.
Realizar pesquisas de mercado com frequência, ler os comentários dos clientes e acompanhar temas que despertam atenção do público são outras boas práticas para desenvolver essa habilidade. Outra dica é criar a persona do serviço ou produto reunindo todas essas informações.
Ser bem organizado influencia nos resultados
Prazos, textos e reuniões fazem parte do dia a dia desse profissional. Para lidar com essa demanda, todo criador de conteúdo deve saber como organizar a sua agenda de trabalho. Nesse momento, o uso de ferramentas e aplicativos de organização e produtividade são bem úteis, tais como:
- Agenda;
- Evernote;
- Trello;
- Google Calendário;
- Dispositivos de nuvem como Google Drive e Dropbox.
Além de manter uma agenda profissional organizada, é importante zelar pelo ambiente de trabalho físico. Nesse caso, vale a pena manter a mesa sempre arrumada e os documentos devidamente categorizados e de fácil acesso.
Desenvolva conteúdos que estão em alta
Constantemente, surgem novas mídias, recursos das redes sociais e mudanças nos algoritmos do Google e de outras plataformas digitais. Por isso, saber criar conteúdos atualizados e que estão em alta é outra característica dos melhores produtores do mercado.
Mas antes disso, é importante que o produtor de conteúdo tenha em mente quais são os formatos mais relevantes para a sua persona. Nesse momento, vale a pena analisar se ele é o ideal para o público que você atende e analisar como outros produtores desenvolvem esse conteúdo.
Cuidar da saúde mental também é importante
Todo criador de conteúdo deve saber que, apesar de prazeroso, produzir conteúdo demanda várias horas na frente do computador, pesquisa e criatividade. O excesso de trabalho pode causar danos como cansaço, ansiedade e estresse, por isso é importante ficar alerta e cuidar bem da sua saúde mental.
Para tanto, é necessário saber equilibrar a sua vida profissional e pessoal. O ideal é manter uma rotina de trabalho com intervalos e jornada flexível, que não atrapalhe o seu tempo para praticar exercícios, dormir bem e relaxar.
É preciso adotar uma mentalidade empreendedora
Uma mentalidade empreendedora é o que diferencia criadores de conteúdo amadores dos profissionais. Com essa nova postura, o profissional tem clareza de onde quer chegar e o que é necessário para alcançar os seus objetivos. Também começa a se posicionar no mercado, transmitindo uma imagem de credibilidade aos clientes.
O que estudar para ser criador de conteúdo?
Mas afinal, o que estudar para ser criador de conteúdo? Produzir conteúdos relevantes para a internet requer muita dedicação e capacitação constante. Para ser um bom profissional é preciso ter um bom conhecimento sobre marketing, técnicas de SEO e de publicidade. Confira a seguir quais são os temas base que um criador deve dominar:
- SEO: conjunto de práticas de otimização de artigos e páginas na web com o objetivo de melhorar o desempenho e posicionamento em mecanismos de buscas como o Google e redes sociais;
- Inbound marketing: estratégia com objetivo de gerar tráfego e conversão para sites e blogs através de conteúdos relevantes e personalizados para as necessidades de cada persona;
- Marketing digital: o marketing digital consiste em um conjunto de táticas para melhorar o posicionamento de uma determinada marca, produto ou serviço na internet. O conteúdo é personalizado para o ambiente virtual, redes sociais e blogs.
- Copywriting: técnica de publicidade usada na produção de conteúdo para potencializar o engajamento, conversão e resultados do marketing.
A boa notícia é que existem vários cursos sobre esses temas na internet. Alguns sites disponibilizam cursos gratuitos e de ótima qualidade para os iniciantes em marketing.
Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o blog da Remessa Online para ficar por dentro de mais dicas de marketing e empreendedorismo digital.