10 coisas que todo criador de conteúdo deve saber

O criador de conteúdo é uma profissão que ganha cada vez mais espaço no mundo digital. Mas para ter sucesso nessa carreira, é importante investir em capacitações e conhecer bem a dinâmica do mercado. Para ajudar, confira nossas dicas sobre o que todo criador de conteúdo deve saber para conquistar clientes e se destacar no mercado online.

Aproveite e também descubra quais são os principais assuntos que os criadores de conteúdo devem estudar para prestar um trabalho de alta qualidade. Vamos lá?

O que todo criador de conteúdo deve saber? 

Além de uma base de conhecimento sólida sobre marketing digital, o criador de conteúdo precisa ter habilidades profissionais e pessoais para desempenhar um bom trabalho. Selecionamos a seguir uma lista das principais habilidades dos profissionais.

Conheça o valor do seu trabalho 

Uma das primeiras coisas que todo criador de conteúdo deve saber é o valor do seu trabalho. Por isso, é importante ter na ponta do lápis o preço da sua hora e o custo para desenvolver aquele determinado material. Também vale a pena fazer uma pesquisa de mercado para conhecer a faixa de preço cobrada por outros profissionais. 

Quando mencionamos sobre valorização, o criador de conteúdo também deve reconhecer a relevância do seu trabalho. Isso inclui, a qualidade e a capacidade do conteúdo ajudar a marca alcançar os resultados de marketing digital do cliente. 

Saber criar conteúdo autêntico é importante 

Criar conteúdo autêntico é essencial para quem deseja se destacar no mercado. Na prática, isso significa abordar um tema de maneira personalizada e capaz de gerar uma conexão com o público-alvo do texto. 

Para produzir conteúdos autênticos, é importante conhecer bem as dores e desejos da persona, assim como ter claro qual  objetivo de marketing deverá ser alcançado. Isso, sem dúvida, exige muito planejamento e pesquisa, mas o resultado é um conteúdo personalizado para cada público.

Investir em um portfólio é essencial para captar clientes 

Todo criador de conteúdo deve saber que ter um portfólio atualizado é indispensável para captar clientes. Ele funciona como uma vitrine do trabalho porque apresenta um resumo dos seus principais artigos, habilidades e clientes.

Existem várias plataformas online que permitem a criação de portfólios digitais e elas são uma boa opção para quem deseja divulgar seu trabalho na internet e transmitir mais credibilidade.

Ter escrita otimizada para SEO faz toda a diferença

Aprimorar as habilidades de escrita é essencial para o trabalho do criador de conteúdo. Em geral, o recomendado é que o texto seja adaptado conforme as necessidades da persona e segundo a estratégia de marketing do cliente. 

Os produtores de conteúdo também devem saber escrever um material otimizado para SEO. Dessa maneira, as chances de o conteúdo alcançar um público maior e ser bem posicionado nos resultados de busca do Google são maiores. 

Além disso, o conteúdo personalizado, segundo as palavras-chave relevantes para o público, torna-se mais atraente e pode tratar de temas que são realmente relevantes para ele. 

Acompanhar as tendências de marketing

Manter-se atualizado sobre as tendências de marketing é algo que todo criador de conteúdo deve saber. Os melhores profissionais do mercado são curiosos e buscam constantemente por inovações para oferecer um serviço relevante, atual  e interessante para o seu público-alvo. 

Existem vários blogs e canais do YouTube de qualidade que publicam gratuitamente conteúdos de diversas áreas. Também encontramos plataformas de cursos e palestras online para quem deseja se qualificar profissionalmente. 

É preciso conhecer e criar conteúdos para o seu público-alvo 

Um produtor que conhece bem os interesses e padrões do seu público-alvo consegue desenvolver conteúdos relevantes e personalizados. Para desenvolver essa habilidade, é preciso ir além dos dados demográficos básicos da persona e entender as dores e desejos desse público, assim como seu perfil de comportamento. 

Realizar pesquisas de mercado com frequência, ler os comentários dos clientes e acompanhar temas que despertam atenção do público são outras boas práticas para desenvolver essa habilidade. Outra dica é criar a persona do serviço ou produto reunindo todas essas informações. 

Ser bem organizado influencia nos resultados

Prazos, textos e reuniões fazem parte do dia a dia desse profissional. Para lidar com essa demanda, todo criador de conteúdo deve saber como organizar a sua agenda de trabalho. Nesse momento, o uso de ferramentas e aplicativos de organização e produtividade são bem úteis, tais como: 

  • Agenda;
  • Evernote; 
  • Trello; 
  • Google Calendário; 
  • Dispositivos de nuvem como Google Drive e Dropbox.

Além de manter uma agenda profissional organizada, é importante zelar pelo ambiente de trabalho físico. Nesse caso, vale a pena manter a mesa sempre arrumada e os documentos devidamente categorizados e de fácil acesso. 

Desenvolva conteúdos que estão em alta 

Constantemente, surgem novas mídias, recursos das redes sociais e mudanças nos algoritmos do Google e de outras plataformas digitais. Por isso, saber criar conteúdos atualizados e que estão em alta é outra característica dos melhores produtores do mercado. 

Mas antes disso, é importante que o produtor de conteúdo tenha em mente quais são os formatos mais relevantes para a sua persona. Nesse momento, vale a pena analisar se ele é o ideal para o público que você atende e analisar como outros produtores desenvolvem esse conteúdo. 

Cuidar da saúde mental também é importante 

Todo criador de conteúdo deve saber que, apesar de prazeroso, produzir conteúdo demanda várias horas na frente do computador, pesquisa e criatividade. O excesso de trabalho pode causar danos como cansaço, ansiedade e estresse, por isso é importante ficar alerta e cuidar bem da sua saúde mental. 

Para tanto, é necessário saber equilibrar a sua vida profissional e pessoal. O ideal é manter uma rotina de trabalho com intervalos e jornada flexível, que não atrapalhe o seu tempo para praticar exercícios, dormir bem e relaxar. 

É preciso adotar uma mentalidade empreendedora

Uma mentalidade empreendedora é o que diferencia criadores de conteúdo amadores dos profissionais. Com essa nova postura, o profissional tem clareza de onde quer chegar e o que é necessário para alcançar os seus objetivos. Também começa a se posicionar no mercado, transmitindo uma imagem de credibilidade aos clientes. 

O que estudar para ser criador de conteúdo? 

Mas afinal, o que estudar para ser criador de conteúdo? Produzir conteúdos relevantes para a internet requer muita dedicação e capacitação constante. Para ser um bom profissional é preciso ter um bom conhecimento sobre marketing, técnicas de SEO e de publicidade. Confira a seguir quais são os temas base que um criador deve dominar: 

  • SEO: conjunto de práticas de otimização de artigos e páginas na web com o objetivo de melhorar o desempenho e posicionamento em mecanismos de buscas como o Google e redes sociais;
  • Inbound marketing: estratégia com objetivo de gerar tráfego e conversão para sites e blogs através de conteúdos relevantes e personalizados para as necessidades de cada persona;
  • Marketing digital: o marketing digital consiste em um conjunto de táticas para melhorar o posicionamento de uma determinada marca, produto ou serviço na internet. O conteúdo é personalizado para o ambiente virtual, redes sociais e blogs. 
  • Copywriting: técnica de publicidade usada na produção de conteúdo para potencializar o engajamento, conversão e resultados do marketing. 

A boa notícia é que existem vários cursos sobre esses temas na internet. Alguns sites disponibilizam cursos gratuitos e de ótima qualidade para os iniciantes em marketing. 

Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o blog da Remessa Online para ficar por dentro de mais dicas de marketing e empreendedorismo digital. 

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