O criador de conteúdo é uma profissão que ganha cada vez mais espaço no mundo digital. Mas para ter sucesso nessa carreira, é importante investir em capacitações e conhecer bem a dinâmica do mercado. Para ajudar, confira nossas dicas sobre o que todo criador de conteúdo deve saber para conquistar clientes e se destacar no mercado online.
Aproveite e também descubra quais são os principais assuntos que os criadores de conteúdo devem estudar para prestar um trabalho de alta qualidade. Vamos lá?
Além de uma base de conhecimento sólida sobre marketing digital, o criador de conteúdo precisa ter habilidades profissionais e pessoais para desempenhar um bom trabalho. Selecionamos a seguir uma lista das principais habilidades dos profissionais.
Uma das primeiras coisas que todo criador de conteúdo deve saber é o valor do seu trabalho. Por isso, é importante ter na ponta do lápis o preço da sua hora e o custo para desenvolver aquele determinado material. Também vale a pena fazer uma pesquisa de mercado para conhecer a faixa de preço cobrada por outros profissionais.
Quando mencionamos sobre valorização, o criador de conteúdo também deve reconhecer a relevância do seu trabalho. Isso inclui, a qualidade e a capacidade do conteúdo ajudar a marca alcançar os resultados de marketing digital do cliente.
Criar conteúdo autêntico é essencial para quem deseja se destacar no mercado. Na prática, isso significa abordar um tema de maneira personalizada e capaz de gerar uma conexão com o público-alvo do texto.
Para produzir conteúdos autênticos, é importante conhecer bem as dores e desejos da persona, assim como ter claro qual objetivo de marketing deverá ser alcançado. Isso, sem dúvida, exige muito planejamento e pesquisa, mas o resultado é um conteúdo personalizado para cada público.
Todo criador de conteúdo deve saber que ter um portfólio atualizado é indispensável para captar clientes. Ele funciona como uma vitrine do trabalho porque apresenta um resumo dos seus principais artigos, habilidades e clientes.
Existem várias plataformas online que permitem a criação de portfólios digitais e elas são uma boa opção para quem deseja divulgar seu trabalho na internet e transmitir mais credibilidade.
Aprimorar as habilidades de escrita é essencial para o trabalho do criador de conteúdo. Em geral, o recomendado é que o texto seja adaptado conforme as necessidades da persona e segundo a estratégia de marketing do cliente.
Os produtores de conteúdo também devem saber escrever um material otimizado para SEO. Dessa maneira, as chances de o conteúdo alcançar um público maior e ser bem posicionado nos resultados de busca do Google são maiores.
Além disso, o conteúdo personalizado, segundo as palavras-chave relevantes para o público, torna-se mais atraente e pode tratar de temas que são realmente relevantes para ele.
Manter-se atualizado sobre as tendências de marketing é algo que todo criador de conteúdo deve saber. Os melhores profissionais do mercado são curiosos e buscam constantemente por inovações para oferecer um serviço relevante, atual e interessante para o seu público-alvo.
Existem vários blogs e canais do YouTube de qualidade que publicam gratuitamente conteúdos de diversas áreas. Também encontramos plataformas de cursos e palestras online para quem deseja se qualificar profissionalmente.
Um produtor que conhece bem os interesses e padrões do seu público-alvo consegue desenvolver conteúdos relevantes e personalizados. Para desenvolver essa habilidade, é preciso ir além dos dados demográficos básicos da persona e entender as dores e desejos desse público, assim como seu perfil de comportamento.
Realizar pesquisas de mercado com frequência, ler os comentários dos clientes e acompanhar temas que despertam atenção do público são outras boas práticas para desenvolver essa habilidade. Outra dica é criar a persona do serviço ou produto reunindo todas essas informações.
Prazos, textos e reuniões fazem parte do dia a dia desse profissional. Para lidar com essa demanda, todo criador de conteúdo deve saber como organizar a sua agenda de trabalho. Nesse momento, o uso de ferramentas e aplicativos de organização e produtividade são bem úteis, tais como:
Além de manter uma agenda profissional organizada, é importante zelar pelo ambiente de trabalho físico. Nesse caso, vale a pena manter a mesa sempre arrumada e os documentos devidamente categorizados e de fácil acesso.
Constantemente, surgem novas mídias, recursos das redes sociais e mudanças nos algoritmos do Google e de outras plataformas digitais. Por isso, saber criar conteúdos atualizados e que estão em alta é outra característica dos melhores produtores do mercado.
Mas antes disso, é importante que o produtor de conteúdo tenha em mente quais são os formatos mais relevantes para a sua persona. Nesse momento, vale a pena analisar se ele é o ideal para o público que você atende e analisar como outros produtores desenvolvem esse conteúdo.
Todo criador de conteúdo deve saber que, apesar de prazeroso, produzir conteúdo demanda várias horas na frente do computador, pesquisa e criatividade. O excesso de trabalho pode causar danos como cansaço, ansiedade e estresse, por isso é importante ficar alerta e cuidar bem da sua saúde mental.
Para tanto, é necessário saber equilibrar a sua vida profissional e pessoal. O ideal é manter uma rotina de trabalho com intervalos e jornada flexível, que não atrapalhe o seu tempo para praticar exercícios, dormir bem e relaxar.
Uma mentalidade empreendedora é o que diferencia criadores de conteúdo amadores dos profissionais. Com essa nova postura, o profissional tem clareza de onde quer chegar e o que é necessário para alcançar os seus objetivos. Também começa a se posicionar no mercado, transmitindo uma imagem de credibilidade aos clientes.
Mas afinal, o que estudar para ser criador de conteúdo? Produzir conteúdos relevantes para a internet requer muita dedicação e capacitação constante. Para ser um bom profissional é preciso ter um bom conhecimento sobre marketing, técnicas de SEO e de publicidade. Confira a seguir quais são os temas base que um criador deve dominar:
A boa notícia é que existem vários cursos sobre esses temas na internet. Alguns sites disponibilizam cursos gratuitos e de ótima qualidade para os iniciantes em marketing.
Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o blog da Remessa Online para ficar por dentro de mais dicas de marketing e empreendedorismo digital.
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