Entender e definir quais são os objetivos de marketing é o primeiro passo de qualquer estratégia. Isso porque eles servirão como guia para as práticas adotadas pela empresa. Assim, ficará mais fácil garantir campanhas efetivas e que possam gerar os resultados esperados.
No entanto, nem sempre as empresas trabalham com foco nesses objetivos, prejudicando o desempenho das medidas adotadas. Portanto, não basta saber o que é marketing e adotar práticas gerais para aplicá-lo na empresa. É fundamental entender o que ele pode alcançar e como isso é possível.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar o que são objetivos de marketing, a sua importância, como defini-los e os principais tipos existentes. Confira!
A palavra marketing deriva de market — que significa mercado. Esse tipo de estratégia envolve o conjunto de técnicas que analisa as necessidades do mercado e seus componentes, como público, produtos, serviços etc., e como a empresa lida com tudo isso.
Assim, as estratégias de marketing são aquelas utilizadas para atrair e fidelizar clientes. Isso é feito por meio de estratégias que geram valor sobre uma marca, seus produtos ou serviços. Nesse sentido, é preciso saber que elas podem ter diferentes finalidades.
Os objetivos de marketing são as metas que a empresa pretende alcançar por meio das estratégias adotadas. Eles podem ser bastante diversos, a depender do tipo de negócio, do público-alvo, do posicionamento no mercado e outros fatores.
Ao adotar uma estratégia na empresa, é preciso fazer investimentos, ainda que eles sejam indiretos. Pode ser necessário comprar equipamentos, contratar mão de obra, adquirir serviços ou, ao menos, fazer com que a equipe dedique tempo à realização das tarefas relacionadas, certo?
Logo, se é preciso investir em uma medida, você deve saber o que você deseja alcançar com ela. Caso contrário, não será possível medir o retorno obtido, identificar se o desempenho está adequado ou realizar melhorias no processo visando adequar as estratégias.
Para que isso seja possível, os objetivos são fundamentais. Afinal, como visto, eles demonstram o propósito que leva a tomar cada medida na empresa. A partir da definição dessas metas, a empresa terá melhores condições para identificar as ações mais adequadas, aproveitando diversos benefícios.
Veja os principais:
Entendendo a importância dos objetivos de marketing, é preciso saber como defini-los. Isso é fundamental para que a empresa consiga determinar metas que sejam adequadas e funcionem para o negócio.
Uma dica interessante para ajudar nessa tarefa é adotar o método SMART. Ele foi desenvolvido para ajudar na definição de metas e objetivos bem direcionados e que permitam o acompanhamento da evolução pela empresa.
Para entender como ela funciona, vale conferir como a sigla é formada. Veja só:
Esses cinco itens funcionam como pilares da metodologia. Entenda mais detalhes sobre cada um deles!
Primeiro, cada objetivo precisa ser específico, determinando qual problema a estratégia de marketing deve resolver ou que tipos de oportunidades serão aproveitadas. Ele também deve ser detalhado e claro, para que todos da equipe compreendam com facilidade o objetivo.
Logo, ao definir um objetivo específico, os responsáveis devem indicar também as ações que serão adotadas para essa conquista. Inclusive, esse é um passo importante para garantir que ele seja viável para a empresa.
O objetivo também deve ser mensurável. Isso significa que a empresa precisa ter meios para acompanhar a sua evolução por meio da coleta de dados e indicadores. Somente assim será possível identificar se a estratégia está entregando os resultados esperados ou se ela necessita de adaptações.
O sucesso de uma meta depende, entre outros fatores, de ela ser realista. Ao definir objetivos que não são realmente atingíveis, a empresa passa por uma série de problemas. Primeiro, as estratégias utilizadas não entregarão os resultados desejados, o que pode significar prejuízos.
Depois, a equipe envolvida tende a ficar desmotivada, já que as metas propostas não eram realistas. No longo prazo, isso pode prejudicar o clima interno e a conquista de outros objetivos pela empresa.
Se a realização de objetivos exige investimentos, ele precisa ser relevante para a empresa. Ou seja, ele deve permitir que a empresa (e os envolvidos no processo) receba algum resultado como recompensa.
Por fim, é importante ter um prazo para o cumprimento de cada objetivo. Ele servirá como fator motivador, ajudando todos os envolvidos a se manterem engajados na meta proposta. Além disso, isso ajudará a entender o que priorizar em relação aos processos da empresa. Vale destacar que o prazo também deve ser realista.
Não há uma lista limitada e pré definida em relação aos objetivos de marketing que a empresa pode adotar. No entanto, existem algumas finalidades que são mais comuns ao adotar estratégias.
Conheça os principais tipos de objetivo de marketing!
Esse é um dos objetivos mais comuns de um negócio. Afinal, costuma ser interessante buscar formas de ampliar o faturamento e melhorar os resultados financeiros. Aqui, as estratégias usadas devem ser amplas, considerando diversas questões.
Em geral, é preciso garantir um preço competitivo, saber direcionar as campanhas para o público certo e distribuir a oferta nos espaços ou canais que gerem maior potencial de compra.
Fidelizar clientes tem um custo menor do que adquirir novos consumidores. Portanto, um objetivo de marketing pode ser conquistar a fidelização do público por meio de diferentes campanhas: promoções, marketing de relacionamento, investimento em pós-vendas etc.
Não basta apenas trazer novos clientes, é preciso conquistar a sua lealdade e fazer eles comprarem mais vezes no mesmo negócio.
O marketing também pode ser usado para que a sua marca, produtos ou serviços sejam conhecidos por mais pessoas. Ao mesmo tempo, é necessário criar uma imagem mais forte e positiva, para que o público seja atraído pelas suas soluções.
Outro objetivo do marketing pode ser fortalecer a marca no mercado, criando uma percepção positiva no público. Desse modo, é feito um gerenciamento para desenvolver o Branding da empresa — que deve agregar e refletir os valores de uma marca para o público.
O marketing também pode ajudar a criar relacionamentos. Isso porque ele pode atuar em toda a jornada de compra — antes, durante e após as vendas —, criando proximidade com o público para desenvolver relações mais positivas. Isso ainda colabora com as estratégias de fidelização, fortalecimento da marca, entre outros.
Também é possível utilizar o marketing para educar o público — como ao utilizar o marketing de conteúdo. Nesse caso, a ideia é fornecer conteúdos e materiais educativos, ajudando os leitores a identificar e solucionar as suas dores.
Sabia que o marketing pode ter objetivos internos? Existem estratégias voltadas ao engajamento dos colaboradores. Assim, a ideia é fazer com que eles fiquem mais motivados com a empresa e se tornem porta-vozes positivos da companhia.
Como resultado, há chances de atrair e reter talentos, ter um ambiente mais harmonioso, aumentar a produtividade e otimizar resultados.
Por fim, vale destacar que podem existir outros objetivos e que a empresa pode ter mais de uma meta simultaneamente. Contudo, é fundamental ter todas bem definidas para que conseguir desenhar estratégias mais efetivas para conquistar os propósitos da companhia.
Pronto! Agora que você já sabe o que são objetivos de marketing e a sua importância, já pode adotar essa prática na sua empresa para direcionar as estratégias. Para isso, você pode seguir as nossas dicas sobre como definir as metas e se inspirar nas finalidades mais comuns que mostramos neste post!
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Os objetivos de marketing são as metas que a empresa pretende alcançar ao adotar estratégias de marketing no negócio.
Eles servem como guia para as ações que serão adotadas pelo negócio, trazendo uma série de benefícios para a gestão.
– Aumentar a visibilidade da marca, produtos ou serviços;
– Gerar ou fortalecer uma marca;
– Construir boas relações no mercado;
– Educar o mercado e o público-alvo;
– Engajar os colaboradores;
– Fidelizar clientes;
– Aumentar as vendas na empresa.
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