Objetivos e Resultados-Chave (OKR) é uma metodologia de gestão que visa determinar metas mensuráveis e, assim, garantir que os resultados sejam alcançados. Criado pelo executivo Andrew S. Grove, ex-CEO da Intel, o OKR é um método desafiador, porque busca fazer as empresas conquistarem resultados de longo prazo em menos tempo.
Por isso, o OKR se destaca no ambiente empresarial como uma ferramenta estratégica para definir e alcançar objetivos de forma eficaz. Quer entender o que é essa metodologia, como ela funciona e como implementá-la? Então siga a leitura!
OKR é um sistema de definição de metas, tanto individuais quanto coletivas, que se alinham aos objetivos gerais de uma organização. A metodologia envolve tanto o estabelecimento de metas quanto seu acompanhamento e análise posterior.
O diferencial do método está na ênfase no trabalho em equipe, simplicidade, foco e transparência na comunicação. Esses fatores o popularizaram de forma rápida, principalmente em empresas no Vale do Silício. Por exemplo, a metodologia OKR foi implementada no Google no início da empresa e é usada até hoje.
A diferença entre OKR e KPI é que os OKRs são usados para definir e alcançar metas ambiciosas que inspiram a equipe, enquanto KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores específicos para mensurar o êxito e desempenho de ações em curso, oferecendo uma forma de manter o controle sobre as atividades.
A metodologia OKR funciona através da gestão de metas e resultados de uma equipe e/ou empresa, com base em objetivos ambiciosos e motivadores. O progresso é acompanhado pelos resultados-chave – metas quantificáveis que, quando atingidas, contribuem para o sucesso do objetivo geral.
O processo é marcado por transparência e alinhamento organizacional, com ciclos regulares de definição e revisão de metas, permitindo ajustes conforme necessário.
Enquanto a metodologia tradicional consiste na gestão anual de metas, os OKRs são criados e reavaliados em menos tempo, com uma variação entre 1 e 6 meses por ciclo.
Via de regra, os OKRs de todos os colaboradores são de conhecimento público na empresa, então há mais transparência nas metas. Contudo, alguns OKRs podem ser privados porque podem impactar diretamente (e de forma negativa) a estratégia competitiva do negócio se expostos.
Os OKRs são criados de maneira descentralizada, e os funcionários são encorajados a definir seus próprios objetivos. Isso vai contra outras metodologias que têm suas metas desdobradas do topo para baixo da hierarquia, com rigidez e formalidade.
Nos OKRs, o que importa são os resultados alcançados. Algumas organizações oferecem ganho financeiro ao conquistar metas, de forma que é comum funcionários buscarem metas mais fáceis e menos desafiadoras para aumentar as chances de atingi-las.
Seja específico desde objetivos primários até os resultados-chave. Isso é importante para que os colaboradores se mantenham alinhados e motivados para entregar o resultado almejado segundo a metodologia OKR.
A metodologia OKR é colaborativa e descentralizada. Sendo assim, a liderança define apenas 40% dos OKRs, e o resto é definido pela equipe. Isso auxilia no senso de pertencimento e garante a utilidade do olhar de todos acerca do processo.
Prazos mais curtos (como trimestrais, por exemplo) evitam que a eficiência seja comprometida. Isso auxilia na criação do senso de urgência da equipe e, mesmo assim, há tempo suficiente para que o trabalho seja feito.
Se possível, avalie os resultados semanalmente. Dessa maneira, é possível fazer ajustes rápidos nos processos, ao passo que não aplica a pressão de análises diárias nos colaboradores.
Deixe toda a empresa a par dos resultados, afinal, todos os colaboradores estão compartilhando os mesmos objetivos e aspirações finais.
Há algo errado se a sua equipe está se esforçando ao máximo, mas não alcança os resultados. Por isso a importância de focar nas métricas, e não apenas no sentimento de união de time.
A abordagem OKR define entre três a cinco metas de nível elevado, com 3 a 5 resultados-chave mensuráveis. Para alinhar os objetivos com os resultados e permitir sua avaliação, deve-se estabelecer um sistema de pontuação, que pode variar de 0,00 a 1,0 ou de 0% a 100%, por exemplo.
Nesse contexto, se a pontuação estiver na faixa de 0,6 a 1,0, considera-se um desempenho satisfatório. Caso esteja entre 0,4 e 0,6, é considerado apenas aceitável, e abaixo de 0,4 é aconselhável revisar e reformular a meta.
Os benefícios da implementação da metodologia OKR são priorização de resultados de negócio, transparência na empresa e motivação dos profissionais, além da agilidade de processos e o foco nas metas.
Metas aumentam o foco, então os OKRs ajudam as empresas a priorizarem os resultados mais importantes daquele período, o que auxilia na produtividade.
Os OKRs são abertos a todos. Essa transparência permite identificar, rapidamente, contradições e problemas para serem solucionados logo em seguida.
Como OKRs funcionam mais como uma ferramenta de gestão, e não estão estritamente vinculados à compensação dos funcionários, estabelecer metas ambiciosas e alcançáveis pode estimular inovações no ambiente de trabalho.
A conexão entre o esforço aplicado e os resultados obtidos é sempre relativa e não absoluta. É crucial que os resultados-chave de uma equipe estejam vinculados a conquistas específicas para quem é responsável pelo OKR.
Portanto, se a equipe responsável por vendas realizadas por e-commerce parceiros precisa “aumentar a conversão de clientes por meio do parceiro x” (objetivo), o Resultado-Chave deve ser, por exemplo, “aumento de x% da taxa de conversão de clientes do parceiro x”.
Em um ambiente com mudanças rápidas no mercado e nas estratégias, os OKRs devem ser avaliados em períodos curtos de planejamento e revisão, proporcionando flexibilidade para ajustar objetivos ou resultados-chave conforme necessário. Os planos costumam ser elaborados em intervalos de três a seis meses.
Um dos erros mais comuns na implementação da metodologia OKR é não monitorar periodicamente os objetivos definidos. Dessa forma, a meta cairá no esquecimento e não será alcançada. Outro equívoco é a ausência de liderança. O líder da implementação dos OKRs é muito mais do que um coordenador de projetos; ele deve ser o grande estimulador da mudança dos rumos da empresa.
A metodologia OKR é uma ferramenta poderosa para estabelecer, perseguir e alcançar metas importantes, promovendo uma cultura focada em resultados e adaptabilidade. Quando implementada corretamente, pode significativamente impulsionar o desempenho organizacional e a satisfação da equipe.
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OKR é um sistema de definição de metas, tanto individuais quanto coletivas, que se alinham aos objetivos gerais de uma organização. A metodologia envolve tanto o estabelecimento de metas quanto seu acompanhamento e análise posterior.
A metodologia OKR funciona através da gestão de metas e resultados de uma equipe e/ou empresa, com base em objetivos ambiciosos e motivadores. O progresso é acompanhado pelos resultados-chave – metas quantificáveis que, quando atingidas, contribuem para o sucesso do objetivo geral.
A diferença entre OKR e KPI é que os OKRs são usados para definir e alcançar metas ambiciosas que inspiram a equipe, enquanto KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores específicos para mensurar o êxito e desempenho de ações em curso, oferecendo uma forma de manter o controle sobre as atividades.
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