Nesta sexta-feira (30), a agência de estatística da Zona do Euro divulgou o resultado prévio do PIB do bloco no terceiro trimestre deste ano. Após tombo histórico, PIB cresceu 12,7%.
Contudo, apesar da alta, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o bloco ainda registra queda da atividade econômica de 4,3%. Com o avanço dos novos casos de coronavírus ou, nas palavras do semanário “The Economist”, nesse mês de novembro que parece março, novas medidas de restrição no continente elevam temores de nova parada da atividade econômica.
Sob essa perspectiva, os impactos sobre o câmbio foram diretos. O Euro abriu o pregão de segunda-feira (26) cotado a R$ 6,6634. Trata-se de patamar de abertura semanal 0,68% maior do que o registrado na semana anterior, mostrando depreciação do Real entre uma semana e outra.
Contudo, na abertura desta sexta-feira (30), a cotação foi de R$ 6,7484. Estamos falando, portanto, de uma leve depreciação semanal do Real frente à moeda europeia de aproximadamente 1,28%.
Desse modo, com relação ao Dólar (EUR/USD), a moeda europeia se enfraqueceu em aproximadamente 1,28%.
Confira o De Olho no Câmbio #95, a relação Real vs Dólar e do Real vs Libra Esterlina.