Após a semana anterior ter registrado relativo otimismo, o Reino Unido também se vê às voltas com os casos de coronavírus e com perspectivas pessimistas para o crescimento da atividade econômica em 2020.
Segundo projeções recentes do FMI, a economia do Reino Unido deve sofrer uma contração de 10,4% em 2020. Para 2021, espera-se um crescimento de 5,7%. Os dados representam uma revisão para baixo em relação às projeções anteriores que previam recuo de 9,8% em 2020 e avanço de 5,9% no próximo ano.
As projeções estão sujeitas a uma alta incerteza relacionada ao impacto da Covid-19, em sua segunda de contaminações na Europa. O novo surto de coronavírus no Reino Unido (chamado desde o início do ano de “segunda onda”) aumentou a pressão por confinamento.
Nesse contexto, a Libra Esterlina abriu o pregão de segunda-feira (26) cotada a R$ 7,3321. Contudo, na abertura do pregão de sexta-feira (30), a cotação registrada da Libra foi de R$ 7,4728.
Trata-se de movimento de depreciação do Real em relação a moeda britânica, de aproximadamente 1,92%. Na comparação da Libra com o Dólar (GBP/USD), a Libra ganhou força ao longo da semana. O dólar, portanto, se enfraqueceu aproximadamente 0,90%.
Confira o De Olho no Câmbio #95, a relação Real vs Euro e do Real vs Dólar.