O OneDrive é um serviço de armazenamento multimídia em nuvem, desenvolvido pela Microsoft. Conheça a ferramenta!
Em algum momento, você quis guardar algum arquivo na nuvem para depois poder acessá-lo, baixá-lo ou mesmo editá-lo remotamente. A questão é que com a diversidade de empresas que oferecem esse serviço, pode ser difícil escolher qual tem mais utilidade na rotina, não é mesmo? Por isso, hoje você vai conhecer o OneDrive.
Aqui vamos falar sobre os diferenciais dele, os benefícios e, é claro, os preços cobrados para as pessoas utilizarem uma conta. Continue lendo e saiba mais!
O OneDrive é um serviço de armazenamento multimídia em nuvem. Ele foi desenvolvido pela Microsoft, a mesma empresa por trás do e-mail Outlook e dos programas Office (Excel, Word, OneNote etc.). Disponível desde 2007, ele é amplamente usado ao nível global. Para acessá-lo, você pode entrar diretamente na plataforma, baixar o programa para o notebook/pc ou fazer o download do app no seu celular.
Entre as vantagens do OneDrive está o fato de que o serviço e o suporte prestado são 100% em português. Outros benefícios são uma versão gratuita para uso do armazenamento em nuvem e planos com maior capacidade de armazenamento e acesso total aos demais programas da Microsoft. Para completar, ainda há serviço de backup automático para os dispositivos integrados com o seu perfil.
O OneDrive está disponível gratuitamente. Para aproveitá-lo sem custos, basta que você crie sua conta Microsoft 365 (que é de uso individual). Essa categoria concede até 5GB para você guardar seus arquivos digitais na nuvem. Caso você use toda a capacidade disponível, pode mudar de plano ou adquirir alguma promoção personalizada para expansão do armazenamento em nuvem.
Passo a passo de como criar uma conta no OneDrive:
Sim, é seguro deixar arquivos no OneDrive. A empresa usa criptografia de dados e sistemas firewall para reduzir vazamentos ou mesmo uploads/downloads ilegais de seus conteúdos. Além disso, a marca disponibiliza aos usuários a possibilidade de ativação de dois fatores para além do acesso com login e senha. Aumentando, assim, a proteção contra a entrada de terceiros no seu perfil.
Os recursos do OneDrive são: serviço de backup automático para os dispositivos pareados com a sua conta, função de restauração de arquivos excluídos e versão online dos programas Office (Word, Excel, Power Point etc.) para edições rápidas. Você ainda tem disponível o “Cofre Pessoal” que serve para guardar, dentro do seu perfil, arquivos importantes ou mesmo confidenciais com acesso diferenciado do login e senha.
Os planos do OneDrive são: Microsoft 365 Basic, Microsoft 365 Personal e Microsoft 365 Family. Os preços do OneDrive variam entre R$ 12 e R$ 45 mensais. As informações detalhadas sobre cada plano podem ser encontradas no site da Microsoft.
Confira abaixo quais os planos e preços do OneDrive:
As plataformas onde o OneDrive está disponível são Windows, iOS e Android. Portanto, qualquer dispositivo que use um desses sistemas operacionais terá um app nativo para acesso à nuvem e vai conseguir rodá-lo pela internet. Isso vale para notebooks, tablets, celulares, smartvs, monitor multimídia etc.
Os principais concorrentes do OneDrive são o Dropbox, Google Drive e o iCloud. O Dropbox é uma plataforma exclusiva de armazenamento em nuvem. O Google Drive é um serviço de armazenamento em nuvem disponibilizado pelo Google. Já o iCloud é o serviço de nuvem da Apple.
Quando o OneDrive está cheio, você fica impossibilitado de fazer upload de novos arquivos diretamente na nuvem. Além disso, ele deixa de sincronizar automaticamente com seus dispositivos e e-mail pessoal. Ou seja, não salva fotos, vídeos, áudios, pdfs e afins. Porém, atenção: você perde todo o seu material caso essa situação permaneça por tempo superior a 12 meses. Para evitar isso, basta aumentar o seu pacote de armazenamento ou reduzir a quantidade de conteúdo na sua conta até ficar dentro do limite novamente.
Há duas formas de comprar mais espaço no OneDrive. A primeira é mudando a categoria de plano que você tem. Caso use a versão gratuita você pode mudar para qualquer uma das três pagas (Basic, Personal e Family) e caso já possua um dos planos pagos você pode realizar o upgrade para um plano acima do atual. A segunda é adquirir alguma promoção personalizada para expansão do serviço. Elas são ofertadas pela própria Microsoft quando você está perto de atingir a capacidade total de armazenamento em nuvem. Além disso, a marca também lança campanhas recorrentes no ano com esse objetivo (a Black Friday é um bom exemplo disso).
O OneDrive é um serviço prático, seguro, com bom custo-benefício e que oferta diversos recursos que ajudam na sua vida pessoal, acadêmica e profissional. Ele evita a perda de documentos e fotos importantes, disponibilizando-as para acesso remoto de qualquer lugar, livre de acidentes causados por armazenamento físico, por exemplo.
Portanto, se você busca criar uma conta gratuita ou mesmo paga, é interessante comparar o OneDrive com os concorrentes para ver qual traz mais vantagens para você. Assim, você toma a melhor decisão!
Quer mais dicas como essa? Pois segue a Remessa no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube!
O OneDrive é um serviço de armazenamento multimídia em nuvem. Ele foi desenvolvido pela Microsoft, a mesma empresa por trás do e-mail Outlook e dos programas Office (Excel, Word, OneNote etc.). Disponível desde 2007, ele é amplamente usado ao nível global. Para acessá-lo, você pode entrar diretamente na plataforma, baixar o programa para o notebook/PC ou fazer o download do app no seu celular.
Para criar sua conta no OneDrive acesse onedrive.com e clique em “Experimente gratuitamente”. Em seguida, crie um endereço de e-mail, seguindo o exemplo, e escolha uma senha, depois clique em “Próximo”. Preencha o formulário com seu nome, localidade e data de nascimento; depois, clique em “Próximo” novamente. Para garantir a segurança, confirme que não é um robô e prossiga clicando em “Próximo”. Com essas etapas concluídas, sua conta estará criada e pronta para uso. Automaticamente, você será redirecionado para a página inicial do OneDrive.
Você pode mudar de categoria de plano, passando da versão gratuita para qualquer uma das três pagas (Basic, Personal e Family) ou, caso já possua uma versão paga, você pode realizar o upgrade de plano para um nível acima do seu atual. A segunda alternativa é adquirir alguma promoção personalizada para expansão do serviço. A própria Microsoft costuma ofertar aos usuários, em especial, quando eles estão próximos do limite de armazenamento.
Descubra os melhores lugares baratos para viajar no Brasil em 2025, com opções acessíveis em…
Descubra como aproveitar as deduções e incentivos fiscais no IRPJ 2025 para reduzir sua carga…
Aproveite os cupons de desconto exclusivo da Remessa Online e economize em suas transações internacionais…
Pesquisa JOLTS deve dar sinais do mercado de trabalho americano e influenciar o Fed. Saiba…
Descubra os primeiros sinais de gravidez, identificando desde os sintomas mais comuns até o menos…
Os pagamentos do Bolsa Família em abril começam no dia 15, com um repasse mínimo…