Open Innovation é uma abordagem que promove a inovação por meio da colaboração. Por isso, adota um modelo descentralizado de gerar ideias. Entenda.
Toda empresa precisa se reinventar por meio de soluções disruptivas, se quiser conquistar vantagem competitiva. Dessa forma, consegue estar alinhada às expectativas do consumidor. A questão é: como alcançar esse equilíbrio? A resposta está no Open Innovation.
Também chamado inovação aberta, esse conceito consiste na colaboração entre diferentes stakeholders para quebrar paradigmas e encontrar novos meios de propor soluções aos problemas atuais. O resultado é uma atuação mais horizontal, que favorece a geração de ideias e compreende melhor as demandas da sociedade.
Como se inserir nesse ecossistema? Vamos responder essa pergunta no post, além de trazer outras informações relevantes sobre o assunto. Acompanhe.
O que significa Open Innovation?
Open Innovation, ou inovação aberta, é uma abordagem disruptiva, em que a criação de ideias é descentralizada. O objetivo é que vários agentes interajam para encontrar a melhor solução para os problemas. Entre eles estão:
- empresas de grande porte;
- startups;
- consumidores;
- incubadoras;
- aceleradoras;
- universidades.
O resultado é o alcance da inovação e a melhoria da empresa. Portanto, o nome inovação aberta se refere à geração de ideias, que não parte somente da equipe interna. Afinal, todos os stakeholders podem contribuir para o processo.
10 mandamentos da Open Innovation
Para atingir os propósitos, essa abordagem exige a aplicação de 10 mandamentos. Eles são:
- conhecer 100 ou mais startups do seu setor de atuação;
- interagir e contribuir com um conjunto de, pelo menos, 10 startups;
- contribuir com 1 ou mais startup em profundidade;
- saber identificar dores com aderência às soluções de startups;
- definir objetivos claros do relacionamento com startups;
- estruturar programas com processos específicos para alcançar os objetivos;
- dar visibilidade ao programa;
- oferecer informação sobre dores e oportunidades do mercado para orientar empreendedores;
- oferecer acesso a conhecimento, conteúdo e mais ferramentas que beneficiem as startups;
- compartilhar aprendizados sobre projetos que trouxeram resultados positivos e também aqueles que geraram consequências negativas para aprimorar os negócios.
Ou seja, a Open Innovation vai além da colaboração. A ideia é entender o que deu certo e errado, e aprender com as falhas cometidas. Dessa maneira, é mais fácil encontrar uma solução inovadora e aplicável à sociedade.
A evolução da Open Innovation
Essa abordagem foi criada na Universidade de Berkeley pelo professor Henry Chesbrough. Como já tinha sido gerente de uma empresa de tecnologia no Vale do Silício, ele procurava reduzir a distância entre teoria e prática. Foi nesse cenário que ele percebeu que o modelo de inovação empresarial era fechado.
Ou seja, a busca por novas ideias era feita somente entre os colaboradores, sem contribuição externa. Por isso, ele optou por testar um modelo descentralizado. O resultado foi positivo e trouxe vários benefícios, como veremos em seguida.
Quais são as vantagens da Open Innovation para empresas e profissionais?
A aplicação dessa abordagem inovadora deu tão certo que os investimentos estão em alta. Para ter uma ideia, o Panorama da Open Innovation entre Corporações e Startups no Brasil | 2016-2021 mostrou que o crescimento dos relacionamentos dentro dessa metodologia foi significativo.
Por exemplo, em 2019, foram registrados 8.050 relacionamentos. Em 2020, foram mais de 13 mil e ultrapassou 26 mil em 2021. Esses dados são derivados dos benefícios verificados com a inovação aberta. Conheça alguns dos principais.
Parcerias
Empresas de grande porte fazem uma parceria com startups, evitando que elas sejam suas concorrentes. Assim, conseguem lançar uma inovação disruptiva e evitar que esse negócio trabalhe com outra companhia da concorrência.
Além disso, são firmadas parcerias com universidades, incubadoras e aceleradoras. Isso gera um compartilhamento de experiências positivo, que tende a aumentar o engajamento e a geração de valor.
Transferência de tecnologia e conhecimento
A colaboração entre os stakeholders gera uma transferência de tecnologia e conhecimento importante. A empresa aproveita o conhecimento produzido pela startup, a partir de ideias internas e também de outros colaboradores.
Isso ajuda a levar a gestão da inovação a um patamar mais elevado. Isso porque a média é de 100 projetos para aplicar 12 inovações de sucesso. Com a transferência de tecnologia e conhecimento, a chance de ter êxito é maior, já que existe uma mudança de perspectiva a partir do know-how dos diferentes stakeholders.
Inovação disruptiva
A inovação disruptiva consiste em substituir um produto, serviço ou tecnologia por uma versão superior. Ela é mais benéfica para os consumidores, inclusive por ser mais simples, acessível e/ou conveniente.
Com a Open Innovation, esse processo é natural, já que a busca pela inovação gera esse resultado. Por existir um compartilhamento de experiências e de conhecimento, é possível ter novas perspectivas. Assim, a geração de ideias é mais adequada às necessidades do mercado e quebra paradigmas até então existentes.
Um exemplo claro são as plataformas de câmbio. Antes, todo o processo deveria ser realizado por meios convencionais. Ao serem criadas, essas fintechs especializadas conseguiram realizar processos mais eficientes, rápidos e com custos mais baixos.
Visibilidade de mercado
A empresa que trabalha a inovação de forma constante e entrega soluções mais adequadas às necessidades de mercado alcança mais visibilidade como consequência. Ela tende a atingir um público maior e ter o reconhecimento de marca fortalecido. Ou seja, passa a ser conhecida no mercado e tem mais chances de atrair e fidelizar clientes.
Atração e retenção de talentos
A dinamicidade da sua empresa e a capacidade de inovar ajudam a atrair e reter talentos. Isso porque os times multidisciplinares e o desenvolvimento de ideias descentralizado permitem potencializar a criatividade.
Isso também contribui para o engajamento, especialmente porque é estabelecido um forte networking. Ou seja, profissionais de diferentes áreas se conhecem, interagem e alcançam resultados em conjunto.
Agilidade
As grandes companhias têm muito a ensinar para as startups, mas essas últimas conseguem mostrar como colocar a agilidade em prática. Isso porque elas são caracterizadas por um ambiente dinâmico e resiliente, capaz de se adaptar às mudanças necessárias. Além disso, a inovação se torna mais rápida graças ao compartilhamento de informações interno e externo.
Devido a esse cenário, o desenvolvimento de produto é aprimorado. Isso também leva à agilidade na produção, com o posicionamento da sua empresa à frente da concorrência. Como resultado, ainda é possível destacar o aumento da autoridade da empresa no mercado, a elevação do potencial de vendas e a identificação de melhorias.
Exemplos de empresas que investem em Open Innovation
A inovação aberta segue alguns princípios importantes, que precisam ser considerados por quem deseja fazer parte desse ecossistema. Eles são:
- abertura para outras mentalidades, empresas, conexões e culturas;
- colaboração com diferentes iniciativas para se abrir e ter mais perspectivas diferentes;
- observação de tudo o que for possível e conexão com startups para fomentar o aprendizado.
Dentro desse cenário, existem vários exemplos de Open Innovation. Veja alguns deles para se inspirar.
Walmart e Cuponomia
A rede de supermercados criou uma parceria com a plataforma de cupons. O objetivo era resolver o problema de engajamento dos consumidores. Assim, passou a oferecer descontos de até 15% nas compras. O resultado foi um crescimento de 21%.
Arcos Dourados
A franquia do McDonald’s tinha um grande problema com o recebimento e a gestão de documentos fiscais. Todos eram armazenados em e-mail, o que gerava a falta de confiabilidade nas informações. Em parceria com a Arquivei, as notas passaram a ser geradas de forma automática e organizadas no sistema em nuvem.
NASA e Freelancer.com
A agência espacial americana tinha dificuldade de encontrar talentos para todas as suas iniciativas. A partir de uma parceria com a plataforma de freelancers, a NASA disponibiliza uma página com desafios para os profissionais do mundo todo. Quem ganhar a competição, recebe a remuneração.
Coca-Cola Brasil
A empresa lançou o programa Open Up. Ele promove desafios online, com premiação para as melhores ideias. Um exemplo de solução a ser conseguida foram as maneiras de aprimorar a logística de entrega das bebidas.
Qualquer que seja o exemplo, a verdade é que uma empresa se conecta a uma startup e, juntas, buscam a solução para um problema. Nesse processo, contam com a ajuda de toda a sociedade.
Dicas para se inserir no ecossistema de Open Innovation
Se você achou essa abordagem interessante, talvez queira aplicar no seu negócio. Nesse caso, precisa seguir algumas dicas práticas. Veja quais são elas.
Promova uma cultura colaborativa
A Open Innovation tem como base a cultura colaborativa entre diferentes profissionais e stakeholders. É necessário estimular a democratização de ideias, mostrando que os erros levam ao aumento do conhecimento.
Isso também contribui para a implementação de uma cultura de inovação. Ela prevê a mudança de algumas atitudes cotidianas, mas que favorecem a cooperação e a competitividade. Por exemplo:
- direcionamento de investimentos para a inovação;
- implementação de mudanças operacionais;
- incentivo à qualificação de colaboradores para gerar inovações;
- otimização de processos e práticas;
- experimentação para descobrir o que dá certo;
- atenção às mudanças do mercado.
Faça o networking
Sua empresa precisa ter todos os talentos e recursos humanos necessários para implementar a inovação. O networking contribui para esse processo e facilita a aplicação da Open Innovation. Ao mesmo tempo, isso faz os projetos serem mais divulgados e estarem acessíveis ao público.
Ou seja, é estabelecida uma relação de ganha-ganha. Enquanto a empresa consegue solucionar um problema, a startup conquista visibilidade. Ambas têm uma perspectiva melhor do mercado em que atuam e os profissionais que integram a equipe se sentem valorizados pelo foco no conhecimento.
Realize eventos de nicho
Os eventos específicos da sua área de atuação são importantes para fazer o networking, conhecer novas ideias e identificar problemas que precisam de solução. Por meio deles, é possível entender o que surge de novo no mercado, as tendências de inovação do setor e profissionais que podem ajudar a encontrar parcerias.
Como você pôde perceber, a Open Innovation é uma oportunidade de melhorar o seu negócio. Essa abordagem permite rever todos os processos de negócio e até expandir a atuação para o exterior. Dessa forma, você consegue ganhar em dólar, conquistar uma fatia de mercado mais relevante e se destacar.
Nesse caso, apenas precisa contar com uma plataforma de câmbio, como a Remessa Online. Assim, você consegue superar os desafios existentes e fazer as operações com agilidade e com menos custos e mais benefícios.
De toda forma, a Open Innovation é uma abordagem útil para ganhar vantagem competitiva. Por meio dela, sua empresa ou startup se destaca, encontra soluções importantes e se torna uma referência.
Pretende levar sua empresa para outro patamar e destacá-la? Veja outras informações relevantes assinando a newsletter da Remessa Online e recebendo os melhores conteúdos.
Resumindo
A Open Innovation é traduzida como inovação aberta. Essa é uma abordagem que promove a disrupção por meio de parcerias estratégicas.
O objetivo da Open Innovation é encontrar soluções inovadoras para os problemas atuais, quebrando paradigmas.
A inovação aberta pode ser:
– inbound: quando a empresa se apropria de uma inovação para ser transformada por meio de seu próprio processo;
– outbound: a empresa desenvolve algo derivado do processo de inovação e oferece para parceiros externos;
– coupled: consiste na união de duas ou mais empresas para gerar ideias inovadoras.