Você sabe o que é um organograma, para que ele serve e por que é importante? Descubra a resposta para essas e mais outras questões sobre essa ferramenta de gestão neste artigo.
Poder visualizar a estrutura de uma empresa de forma padronizada, identificando quem são seus colaboradores e seus respectivos cargos, é fundamental para a boa comunicação interna e uma gestão eficaz. Por isso, o organograma surge como ferramenta valiosa para esclarecer as hierarquias, relações de autoridade e as interações entre departamentos e cargos.
Neste artigo, vamos falar sobre a função essencial dos organogramas, os principais tipos utilizados nas organizações e como elaborar um modelo eficaz para o seu negócio. Confira!
O que é um organograma?
Um organograma é um gráfico que mostra como é a estrutura hierárquica interna da organização de uma empresa. O documento ilustra como a equipe de uma companhia se ordena, desde cargos até os diferentes departamentos, funcionários e unidades.
Em outras palavras, um organograma ilustra quem concentra determinadas atribuições e responsabilidades e como os diferentes elementos de uma organização se encaixam na dinâmica de uma empresa.
Qual é a função de um organograma?
A função de um organograma é ilustrar como é a estrutura interna (cargos, departamentos, funcionários e hierarquias) de uma empresa.
As funções de um organograma são:
- Mostrar como é estruturada a liderança da empresa;
- Representar os departamentos internos da empresa;
- Auxiliar na tomada de decisões organizacionais da companhia;
- Apoiar o planejamento estratégico e definir metas para o futuro da empresa;
- Planejar a contratação de novos colaboradores;
- Corrigir problemas da estrutura organizacional da empresa;
- Guiar a avaliação de desempenho dos colaboradores e departamentos;
Mostrar como é estruturada a liderança da empresa
Um organograma mostra claramente quem está no topo da hierarquia organizacional e como essa hierarquia se desdobra até os níveis mais baixos da organização. Isso ajuda a identificar os líderes, gerentes e supervisores em cada departamento.
Representar os departamentos internos da empresa
Esse modelo facilita a compreensão de como a organização está estruturada, incluindo a divisão de departamentos, unidades, equipes e suas respectivas funções e responsabilidades.
Auxiliar na tomada de decisões organizacionais da empresa
Um organograma pode ser útil para a tomada de decisões organizacionais, pois ajuda a sinalizar quem é responsável por cada atividade ou setor e como as decisões fluem dentro da empresa.
Apoiar o planejamento estratégico e definir metas para o futuro da empresa
Esse documento é muito usado no planejamento estratégico, pois permite uma compreensão clara da estrutura organizacional, o que é essencial ao definir metas e estratégias.
Planejar a contratação de novos colaboradores
O organograma dá suporte no processo de recrutamento, pois fornece informações sobre as posições existentes e suas relações na organização. Também é útil para o treinamento de novos funcionários, para que compreendam a estrutura da empresa.
Corrigir problemas da estrutura organizacional da empresa
Com o organograma, é possível identificar lacunas na estrutura organizacional, como áreas que podem estar sobrecarregadas ou departamentos que precisam de reestruturação.
Guiar a avaliação de desempenho dos colaboradores e departamentos
O organograma serve como um norte para a avaliação de desempenho, pois mostra como os cargos estão relacionados, quais são as funções esperadas de cada posição e quem é responsável por supervisionar o trabalho de quem.
Quais são os principais tipos de organograma?
- Organograma Hierárquico, Clássico ou Vertical;
- Organograma Matricial;
- Organograma Funcional;
- Organograma Circular ou Radial;
- Organograma Horizontal;
- Organograma Linear de Responsabilidade;
- Organograma em Barras;
1. Organograma Hierárquico, Clássico ou Vertical
Organograma Hierárquico, Clássico ou Vertical é o tipo mais comum de organograma e representa a hierarquia organizacional de cima para baixo, mostrando como diferentes níveis de liderança se relacionam com os demais. Os cargos de nível superior estão no topo, e os de nível inferior estão abaixo, conectados por linhas verticais que indicam a relação de supervisão.
2. Organograma Matricial
O Organograma Matricial é um tipo usado em organizações onde os funcionários têm múltiplas responsabilidades e podem fazer parte de várias equipes ou departamentos. Ele mostra as relações funcionais e de projeto, destacando as conexões entre funcionários e equipes.
3. Organograma Funcional
O Organograma Funcional enfoca as funções ou departamentos da organização e como eles se relacionam. Cada função ou departamento é representado por uma caixa e as linhas indicam as relações entre eles.
4. Organograma Circular ou Radial
O Organograma Circular tem um formato de círculo com o líder no centro e os níveis hierárquicos ao redor. Pode ser útil para organizações com uma estrutura menos rígida ou hierarquia menos pronunciada.
5. Organograma Horizontal
O Organograma Horizontal é um modelo que representa a estrutura organizacional da empresa de forma horizontal. Ele pode ser útil quando a organização tem um foco mais colaborativo e menos hierárquico. Os cargos são dispostos de um lado para o outro.
6. Organograma Linear
O Organograma Linear é uma versão simplificada que mostra a estrutura organizacional em uma única linha, geralmente com os cargos mais altos à esquerda e os mais baixos à direita. É usado quando a organização é pequena e a estrutura é simples. Também é conhecido como Linear de Responsabilidade.
7. Organograma em barras
O Organograma em Barras é organizado visualmente usando barras gráficas verticais. Cada barra tem um tamanho de acordo com o nível de liderança que uma pessoa assume na empresa — ou seja, quem tem um cargo maior, fica com uma barra mais comprida. Logo, esse modelo tem enfoque na hierarquização dos cargos.
Como fazer o organograma da sua empresa?
1. Reúna informações sobre a organização da empresa
Colete informações sobre a estrutura organizacional da sua empresa, incluindo cargos, departamentos, unidades e nomes dos funcionários.
2. Escolha o tipo de organograma que atende melhor o seu negócio
Decida qual tipo de organograma é mais apropriado para representar a estrutura da sua empresa, considerando a hierarquia, as relações funcionais, valores e outras características específicas.
3. Liste os cargos e funcionários que fazem parte da organização
Crie uma lista de todos os cargos e funcionários da empresa, começando pelos cargos mais altos e descendo até os cargos de nível inferior. Assim será possível estruturar o organograma.
4. Identifique os níveis hierárquicos de autoridade da empresa
Defina os níveis de autoridade e supervisão na sua organização, a partir da identificação de todos os que fazem parte da empresa. Estabeleça a ordem de liderança e determine quem está subordinado a quem no organograma.
5. Desenhe o organograma com a estrutura hierárquica da empresa
Faça um rascunho à mão ou use um software de criação de diagramas. Você pode usar programas simples e acessíveis como o Microsoft PowerPoint ou o Google Slides para criar o organograma.
6. Organize as informações e conexões entre os funcionários e departamentos
Para cada cargo ou departamento, crie uma forma (geralmente retangular) e insira o nome do cargo, funcionário e departamento no organograma. Conecte as formas com linhas para representar as relações hierárquicas. Organize as formas de maneira clara e lógica para facilitar a leitura.
7. Inclua informações pessoais dos funcionários
Se desejar, você pode adicionar informações adicionais às estruturas do organograma, como números de telefone, endereços de e-mail ou responsabilidades específicas de cada cargo.
8. Revise o organograma e veja quais melhorias precisam ser feitas
Revisar o organograma garante que todas as informações estão validadas e corretas, e que a organização da empresa está representada com precisão. Faça ajustes conforme necessário.
9. Compartilhe o organograma com a equipe
Após a conclusão, compartilhe o organograma com os colaboradores e a equipe de gerenciamento. Ele é um recurso útil para comunicar a estrutura da empresa, que vai oferecer vantagens para todos, uma vez que vão saber com maior clareza o que é esperado de seus cargos.
Quais são as vantagens de um organograma?
Um organograma facilita o entendimento de como funciona a estrutura organizacional de uma empresa. Com ele, é possível facilitar a gestão de pessoas ao analisar as funções, cargos e hierarquias da companhia.
Dessa forma, as vantagens do organograma são:
- O organograma oferece transparência e organização para a empresa;
- Apoia a comunicação interna da companhia;
- Promove uma produtividade maior dos funcionários;
- Facilita a delegação de tarefas para cada cargo;
- Ajuda no onboarding de novos colaboradores;
- Dá suporte às mudanças organizacionais da empresa.
O organograma oferece transparência e organização para a empresa
Um organograma fornece uma representação muito clara e funcional da organização, tornando mais fácil para os funcionários e outras partes interessadas entenderem como a empresa está organizada. Isso permite que os colaboradores saibam como a empresa está estruturada e como as decisões são tomadas.
Apoia a comunicação interna da companhia
O organograma traz clareza em relação à organização da empresa e os níveis hierárquicos. Logo, é uma ferramenta eficaz para comunicar quais são as posições de liderança e as relações entre cargos, departamentos e unidades da organização, o que ajuda a evitar mal-entendidos e confusões.
Promove uma produtividade maior dos funcionários
Essa ferramenta colabora para melhorar a coordenação, integração e a colaboração entre departamentos, pois destaca as conexões, os pontos em comum e sugere formas como as diferentes partes de uma organização podem atuar em conjunto.
Facilita a delegação de tarefas para cada colaborador
O organograma mostra claramente as linhas de responsabilidade, tornando mais fácil para os líderes delegar tarefas e atribuições aos membros da equipe.
Ajuda no onboarding de novos colaboradores
Quando um novo colaborador é contratado, é imprescindível que essa pessoa se sinta acolhida e bem informada sobre como a empresa é estruturada. Ela deve saber, por exemplo, quem deve procurar ou a quem se reportar caso precise de ajuda. Um organograma é útil nesses casos.
Dá suporte às mudanças organizacionais
O organograma pode ser usado para repensar a estrutura organizacional e promover mudanças. Assim, usa-se esse documento como parâmetro antes que sejam implementadas, permitindo que as partes interessadas compreendam as alterações.
Qual a diferença entre um organograma e um fluxograma?
Enquanto os organogramas se concentram na demonstração de como funciona a estrutura organizacional de uma empresa, os fluxogramas se concentram na ilustração de processos e fluxos de trabalho.
Um organograma é usado para ilustrar de forma visual e gráfica como funciona a estrutura e as funções em uma organização, mostrando relações entre cargos e departamentos. Já o fluxograma representa graficamente um processo ou fluxo de trabalho, detalhando as etapas sequenciais e procedimentos.
Assim, a principal diferença entre um organograma e um fluxograma está na sua finalidade e na forma como eles representam visualmente as informações.
Qual organograma é o mais usado?
O modelo de organograma mais comumente usado é o hierárquico, também chamado de clássico ou vertical. Esse modelo é bastante utilizado por empresas mais formais e tradicionais. Ele representa as relações organizacionais de cima para baixo, destacando a hierarquia e como os demais diferentes níveis de cargos interagem.
Ele é simples de criar e entender, o que o torna amplamente utilizado para comunicar a estrutura de liderança e supervisão em empresas e organizações de todos os tamanhos.
Apesar do tipo de organograma variar de acordo com a organização, sua estrutura e suas necessidades de comunicação, ele permanece como o tipo mais comum e é frequentemente usado em muitas organizações.
Escolha o organograma ideal para o seu negócio
Os organogramas desempenham um papel fundamental na gestão organizacional, fornecendo um modelo visual para compreender a estrutura hierárquica de uma empresa e das relações entre seus diversos departamentos e cargos.
Como vimos, existem vários tipos de organogramas. O mais interessante neste ponto é que, para além dos modelos mais tradicionais, como os hierárquicos, existem opções para empresas que desejam implementar um modelo diferenciado de gestão, sem relações hierárquicas.
Assim, o papel do organograma está centrado justamente na questão de trazer clareza sobre a estrutura de uma empresa e comunicar de forma visual e objetiva para toda equipe como o negócio se organiza.
A elaboração de um organograma eficaz requer uma compreensão objetiva da estrutura da organização, a definição precisa das atribuições de cada cargo e um formato gráfico claro e fácil de compreender.
Ao utilizar organogramas adequadamente, as organizações podem melhorar a comunicação interna, otimizar processos e tomar decisões estratégicas com mais precisão, contribuindo assim para o sucesso e a eficiência de suas operações.
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Resumindo
Um organograma é um gráfico que mostra como é a estrutura hierárquica interna da organização de uma empresa. O documento ilustra como a equipe de uma companhia se ordena, desde cargos até os diferentes departamentos, funcionários e unidades.
1. Organograma Hierárquico, Clássico ou Vertical;
2. Organograma Matricial;
3. Organograma Funcional;
4. Organograma Circular ou Radial;
5. Organograma Horizontal;
6. Organograma Linear;
7. Organograma em Barras.
1. Reúna informações sobre a organização da empresa;
2. escolha o tipo de organograma que atende melhor o seu negócio;
3. liste os cargos e funcionários que fazem parte da organização;
4. identifique os níveis hierárquicos de autoridade da empresa;
5. desenhe o organograma com a estrutura hierárquica da empresa;
6. organize as informações e conexões entre os funcionários e departamentos;
7. inclua informações pessoais dos funcionários;
8. revise o organograma e veja quais melhorias precisam ser feitas;
9. compartilhe o organograma com a equipe.