Pablo Spyer: Alastramento do Coronavírus segue derrubando bolsas globais

Coronavírus segue deixando o mundo – e os mercados financeiros – em alerta máximo. Vírus se espalha, mas China tem forte plano para tentar controlar alastramento da doença. Bolsas globais caem em ritmo acentuado e dólar dispara, indo a R$4,22.

Bom dia Brasil!

A preocupação está voltando ao mercado financeiro porque o Coronavírus está se espalhando mais rápido do que a gente esperava. Se vocês lembrarem, sexta-feira nós fomos para casa com 26 mortos e hoje já está em 80.

A China está tomando diversas providências para evitar que esse vírus se alastre. Viagens de longa distância de ônibus foram canceladas, o feriado lunar foi estendido até dia 2 de fevereiro, um domingo. Não se pode entrar e nem sair do país e se não usar máscara toma multa.

Olha que interessante: a China tem os seus futuros que ficam abertos na Inglaterra e eles estão afundando mais do que 5%. Para completar, na Alemanha a confiança empresarial veio abaixo do esperado e ajuda a derrubar ainda mais as bolsas na Europa. Na média a Europa cai 1,7%, mas tem mercado caindo mais de 2%.

Nos Estados Unidos, a bolsa está caindo 1,2%. Outra coisa interessante: está tendo corrida de qualidade, está tendo corrida para os títulos públicos. Nos Estados Unidos, o T10, que é o pré-fixado de 10 anos, está afundando. Na Grécia está caindo, na Itália também está caindo. Está caindo juros em tudo quanto é lugar.

Por aqui a temporada de balanços do quarto trimestre vai começar, olho nos bancos. A partir de amanhã, as grandes empresas de tecnologia nos Estados Unidos também vão divulgar seus resultados: olho nisso.

Aqui a agenda está fraca, mas nos Estados Unidos vai ter venda de casas novas e vai ter Fed, decisão de juros nos Estados Unidos quarta-feira. Quinta-feira tem o IGP-M aqui no Brasil, que antecede o Copom. Os juros na semana que vem.

Hoje saem os números fechados das contas do setor externo para 2019.

Cuidado hoje, gente! Eu sou o Pablo, bons negócios!

Força touro!

Pablo Spyer é diretor da Mirae Asset CCTVM e conselheiro da Ancord.

Acompanhe a cotação das principais moedas mundiais em tempo real!

Related posts

Dia será marcado por novos acertos para o pacote fiscal

Mercado asiático fecha em alta com boas projeções para China

Reuniões do G20 podem trazer turbulências