Bom dia Brasil! Ontem o presidente Trump falou aos Estados Unidos. Ele tentou tranquilizar as pessoas, disse que está tudo sob controle e que vai investir o que for necessário para conter o Coronavírus. Mas isso não foi o suficiente para acalmar os mercados…
Logo depois que ele falou, foi notificado que na Califórnia uma pessoa que não viajou e nem teve contato direto com quem viajou está infectada com o Coronavírus. Isso levantou a suspeita de que o vírus pode estar se espalhando na sociedade de pessoa para pessoa. Isso ligou um sinal de alerta.
Os futuros no mercado viraram. A autoridade sanitária disse que a gente deve estar preparado para uma pandemia mundial de Coronavírus, assustando ainda mais os mercados.
A Europa, que estava afundando mais de 2%, melhorou um pouco e agora cai 1,6%. Os Estados Unidos estão caindo 0,5%.
A Microsoft, que tem um peso relevante na NASDAQ, também anunciou que cortou as projeções porque os resultados serão machucados. A AB InBev também anunciou hoje que perdeu USD 170 milhões de receita e está no prejuízo. Outra coisa importante é que o Citibank e o Goldman Sachs também avisaram que a venda está só começando. É para tomar cuidado e não comprar por agora.
O Coronavírus chegou na Dinamarca e na Estônia, cada país com um caso confirmado.
A probabilidade de corte de juros nos Estados Unidos aumentou para 40%. Na agenda teremos IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), que é a inflação do aluguel por aqui. Teremos também PIB dos Estados Unidos, o que é muito importante.
Eu sou o Pablo. Força touro!
Pablo Spyer é diretor da Mirae Asset CCTVM e conselheiro da Ancord.
Acompanhe a cotação do dólar e das principais moedas mundiais em tempo real!
Leia também: Dólar ainda sofre desgaste com política e Coronavírus