Você já teve seu pagamento retido no Google AdSense? Saiba que não foi só com você. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para receber os rendimentos no Google AdSense e não sabem o que fazer e como resolver.
Neste artigo, você vai saber como resolver o problema de pagamento retido no Google AdSense. Se estiver com o pagamento atrasado, continue lendo este artigo e encontre a resposta para resolver isso agora mesmo.
Por que o pagamento no AdSense pode atrasar?
Algumas pessoas têm reclamado nas redes sociais sobre os atrasos nos pagamentos do Google AdSense. Além do pagamento não cair na conta no dia previsto no cronograma, tem acontecido do valor ser liberado só no fim do dia, sendo que, antes, o Google sempre pagava no início do dia.
Com relação ao atraso de dias, os atrasos podem estar relacionados com os dias úteis nos Estados Unidos. Quando a data de pagamento não cai em um dia útil, o pagamento é feito no próximo dia, desde que não seja um final de semana.
Dessa forma, se o seu pagamento cai sempre no dia 21, mas em um determinado mês essa data é feriado nos Estados Unidos, o pagamento será transferido para o dia 22. Agora, se o dia 21 for um feriado e uma sexta-feira, o pagamento vai cair só na segunda-feira, ou seja, no dia 24.
Você pode acompanhar os feriados nos Estados Unidos por meio desse calendário publicado no blog da Remessa Online. Agora, saiba mais sobre o cronograma de pagamentos do Google AdSense.
Entenda o cronograma de pagamentos do Google AdSense
O Google AdSense trabalha com um ciclo de pagamento mensal. Os ganhos são acumulados ao longo de um mês. No início do mês seguinte, os ganhos são registrados e lançados no seu saldo. Você pode acompanhá-los na página de Pagamentos.
Os valores registrados são transferidos para a sua conta entre os dias 21 e 26 do mês seguinte, desde que não estejam retidos por algum motivo. A página de Pagamentos será atualizada, mostrando o progresso dos seus pagamentos.
Que dia é feito o pagamento do AdSense?
Veja como é o cronograma do Google AdSense de acordo com os dias:
- Dia 3: o Google faz uma estimativa dos seus ganhos do mês anterior e lança na página Pagamentos. Nessa página, você vai ver a informação de todos os seus ganhos adicionados. Você também vai ver todas as deduções relativas às taxas e ajustes.
- Dia 20: esse é o prazo limite para que as suas informações de pagamentos sejam ajustadas. Todas as alterações feitas depois desse dia vão entrar apenas no mês seguinte. O saldo acumulado até esse dia precisa atingir um limite mínimo de pagamento. Caso não alcance esse valor ou se houver uma retenção no pagamento, o valor não será pago naquele mês, acumulando para o mês seguinte.
- Dias 21 a 26: nesse período, você vai ver uma linha de “Pagamento em andamento” em sua página Pagamentos. Ela indica que os ganhos foram processados e serão emitidos pelo banco. Quando a linha for atualizada para “Pagamento iniciado”, é porque o banco já aceitou o pagamento e ele está sendo processado.
Após todo esse processo, em até sete dias úteis seu pagamento será realizado. Caso não receba o valor até o final do mês, entre em contato com o seu banco.
Por que o pagamento é retido no Google Adsense?
Pagamento retido no Google AdSense pode acontecer por alguns motivos. Veja quais são eles e como resolver:
- Você não enviou suas informações fiscais: verifique se o seu endereço de pagamento é de um país onde o Google pode exigir determinadas informações fiscais. Caso a resposta seja sim, envie suas informações fiscais ao Google.
- Você não verificou sua identidade: verifique se você enviou os documentos necessários para o Google. Caso não tenha enviado, envie e verifique a sua identidade.
- Você não verificou seu endereço: se você recebeu um PIN (Número de identificação pessoal) pelo correio, informe esse código para verificar seu endereço de pagamento.
- Você não configurou uma forma de pagamento: nesse caso, primeiro, você deve conferir se os seus ganhos já atingiram o limite de seleção da forma de pagamento. Em seguida, configure sua forma de pagamento.
- Você não removeu uma autorretenção de pagamentos: verifique se você optou por pausar seus pagamentos do Google AdSense, talvez tenha feito isso por engano. Para resolver, basta remover a autorretenção de pagamentos para voltar a recebê-los.
Além disso, as retenções também podem ser por causa de outros problemas relacionados a pagamentos. Sempre que seus pagamentos estiverem retidos, um alerta aparecerá em sua página de Pagamentos. Clique no alerta e veja o que precisa fazer para remover a retenção e se qualificar para receber os pagamentos.
Outra situação em que seus pagamentos podem ser retidos é por compliance. Nesses casos, você precisa informar alguns dados para o time de pagamentos do Google AdSense para confirmar sua identidade antes de efetuar o pagamento. Verifique se você recebeu uma solicitação da equipe do Google Payments para verificar suas informações pessoais e envie os dados solicitados.
Sua conta também pode estar em revisão para verificação de compliance com as políticas do programa Google AdSense. Isso é feito para garantir que as contas obedecem às políticas da plataforma e que não há atividades inválidas entre os usuários. Quando isso acontece, os pagamentos ficam retidos temporariamente, enquanto a investigação é feita.
Você não precisa fazer nada quando isso acontece, pois se a conta estiver em conformidade, a retenção será removida em breve.
O que é reter o pagamento?
O ato de reter o pagamento é quando um determinado valor fica bloqueado na conta, não podendo ser acessado pelo titular.
O que é retenção de conta?
Quando acontece a retenção de uma conta, todos os valores que estão depositados nela ficam impedidos de transferência. Ou seja, você não consegue mexer no dinheiro até que a conta seja liberada novamente.
Como reter pagamento AdSense?
Você mesmo pode reter seus pagamentos no AdSense por até um ano. Quando você configura a autorretenção, impede o Google de enviar os pagamentos na data. Porém, continua acumulando ganhos na sua conta. Caso o saldo na conta atinja o limite mínimo de pagamento e não houver outras retenções, o Google emitirá um único pagamento dos ganhos aculumados alguns dias depois da data definida para o fim da retenção.
Veja como configurar a autorretenção:
- Acesse sua Google AdSense;
- Clique em Pagamentos, no painel de navegação à esquerda;
- Em seguida, clique em Gerenciar configurações.
- Clique em Escrever, ao lado do “Calendário de pagamentos”;
- Agora, informe a data que você deseja que a retenção do pagamento expire;
- Se quiser, você pode aumentar o limite de pagamento para um valor maior;
- Por fim, clique em Salvar.
Os pagamentos podem ser retidos por até um ano. Você nao pode postergar o pagamento do mês atual se tiver colocado uma retenção na sua programação do pagamento depois do vigésimo dia do mês. A retenção deve ser aplicada até o dia 20, se quiser adiar seu próximo pagamento para uma data posterior.
Gostou desse conteúdo, aprenda mais sobre o Google AdSense em outros posts do blog.
Resumindo
O ato de reter o pagamento é quando um determinado valor fica bloqueado na conta, não podendo ser acessado pelo titular.
O pagamento pode atrasar se a data cair em um feriado nos Estados Unidos.
Você mesmo pode reter o pagamento no Google AdSense, ou outros fatores podem fazer com que o pagamento seja retido, como falta de validação de identidade, dados cadastrais incompletos, atualização de conta para verificação de segurança e outros impedimentos de compliance. Veja como resolvê-los.