Um relatório anual feito pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas classificou 146 países. Conheça o mais feliz do mundo!
A Finlândia foi eleita o país mais feliz do mundo pelo quinto ano consecutivo, e outras nações europeias se juntaram a ela no relatório anual World Happiness Report.
Uma publicação da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas classificou 146 países em sua felicidade geral. Dados anteriores analisaram como a confiança dos cidadãos no governo e nas grandes instituições desempenhou um fator importante no nível de felicidade de um país.
“O Relatório Mundial da Felicidade está mudando a conversa sobre progresso e bem-estar. Ele fornece instâncias importantes de como as pessoas ao redor do mundo se sentem em relação à qualidade geral de suas vidas”. A fala é de Christopher Barrington-Leigh, professor da Universidade McGill em Quebec e pesquisador envolvido no relatório.
Quer saber mais sobre a pesquisa? Então, continue a leitura deste artigo!
Como o World Happiness Report é calculado?
O Relatório Mundial da Felicidade usa como base respostas da Gallup World Poll, que analisa seis fatores-chave:
- PIB per capita;
- apoio social;
- expectativa de vida;
- liberdade para fazer escolhas de vida;
- generosidade;
- níveis de corrupção.
A Finlândia pontua bem em todas essas categorias, embora se destaque com o fator generosidade.
Entretanto, o relatório é embasado em respostas à principal pergunta de avaliação de vida feita na pesquisa, a chamada de Escada de Cantril.
Primeiro, é pedido aos entrevistados que pensem em uma escada que representa sua qualidade de vida. O degrau 0 é o pior possível e o 10 o melhor.
Em seguida, é solicitado que os entrevistados avaliem suas próprias vidas atuais nessa escala de 0 a 10.
Quais são os 10 países mais felizes do mundo?
Usando os resultados da Gallup World Poll, a Finlândia ficou em primeiro lugar. Ela teve uma pontuação geral de 7,821 em 10, o que estava “significativamente à frente” de todos os outros países.
O norte da Europa parecia ser uma das regiões mais felizes do mundo para se morar. Todos os cinco países nórdicos — Finlândia, Dinamarca, Islândia, Suécia e Noruega — ficaram entre os oito primeiros.
Confira quais são os 10 países mais felizes e sua pontuação:
- Finlândia — 7,821;
- Dinamarca — 7,636;
- Islândia — 7,557;
- Suíça — 7,512;
- Holanda — 7,415;
- Luxemburgo — 7,404;
- Suécia — 7,384;
- Noruega — 7,365;
- Israel — 7,364;
- Nova Zelândia — 7,200.
Quais são os 10 países menos felizes do mundo?
O país mais infeliz, segundo o ranking, é o Afeganistão, com pontuação de 2,404. Jan-Emmanuel De Neve, diretor do Centro de Pesquisa de Bem-Estar da Universidade de Oxford, na Inglaterra, disse que o recente conflito no país foi o principal fator. Em agosto, o Talibã assumiu o país após a retirada militar dos EUA.
“Na parte inferior do ranking, encontramos sociedades que sofrem com conflitos e pobreza extrema”, disse De Neve. “Isto representa um forte lembrete dos danos materiais e imateriais que a guerra causa a suas muitas vítimas e a importância fundamental da paz e da estabilidade para o bem-estar humano”.
Confira os 10 países mais infelizes do mundo, juntamente à sua pontuação:
- Afeganistão — 2,404;
- Líbano — 2,955;
- Zimbábue — 2,995;
- Ruanda — 3,268;
- Botsuana — 3.471;
- Lesoto — 3,512;
- Serra Leoa — 3,574;
- Tanzânia — 3,702;
- Malawi — 3,750;
- Zâmbia — 3,760.
Como é viver no país mais feliz do mundo?
Pelo quinto ano consecutivo, a Finlândia liderou a lista do World Happiness Report.
Isso pode ser surpreendente para você. Afinal, a Finlândia é conhecida por seus invernos brutalmente frios e luz do dia limitada. Entretanto, saiba que isso não é surpresa para os finlandeses.
Confira, a seguir, alguns fatores que fazem com que a Finlândia seja pentacampeã no ranking da felicidade.
1. Educação de qualidade
Assim como no World Happiness Report, o sistema educacional da Finlândia tem repetido sucesso nos rankings nacionais, de acordo com o Los Angeles Times.
Os professores são extremamente valorizados pelas pessoas, incluindo a valorização do governo. Isso garante que os professores recebam treinamento de alto nível e excelente remuneração
Outro ponto extremamente relevante é que, na Finlândia, muitas pessoas falam inglês, além de sueco. Essas são as duas línguas oficiais ensinadas nas escolas, já que a Finlândia é oficialmente um país bilíngue.
2. Segurança em todos os lugares
É claro que em qualquer cidade haverá algum nível de criminalidade. Entretanto, mesmo na capital Helsinque não há grandes problemas de segurança, de acordo com TripSavvy .
Quando você chega às áreas mais rurais do país, o crime é quase inexistente. A Finlândia foi nomeada o país mais seguro do mundo, conforme um relatório do Fórum Econômico Mundial de 2017.
Além disso, de acordo com o Mapa de Risco de Viagem de 2019, a Finlândia tem o menor nível geral de ameaça. Esse mapa avalia o mundo em três categorias: riscos médicos, segurança e segurança rodoviária.
3. Assistência Médica Universal
A Assistência Médica Universal é vista pelos finlandeses como “a coisa certa a se fazer”. A economia subjacente é uma questão secundária.
O debate sobre isso está em andamento, mas o foco está principalmente em como atingir metas e não em como eliminá-las. Além disso, se tais benefícios são merecidos por quem os usa.
4. Contato com a natureza
Cerca de 70% do país está coberto de árvores e florestas, permitindo aos seus moradores acesso rápido e fácil à natureza. A pitoresca e cênica paisagem finlandesa parece convidativa, não importando em que parte do país a pessoa mora.
Mesmo em Helsinque, que abriga a maior parte da população total do país, é possível viver perto da natureza. Se você quiser dar um passeio na floresta, saiba que você pode.
Os finlandeses crescem sabendo que a natureza nunca está longe. A abundância de água também é uma característica fundamental da Finlândia, que é conhecida por ser a “terra dos mil lagos”.
O povo da Finlândia adora explorar o ar livre, desde seus 40 parques nacionais até as ilhas do Mar Báltico até o norte da Lapônia. Não é à toa que a população adora fazer caminhadas ou andar de bicicleta. Afinal, a paisagem finlandesa é espetacular.
5. Boas condições mesmo durante o inverno
Para quem tem aversão ao frio, pode ser difícil de acreditar, mas os finlandeses amam sua casa no inverno tanto, talvez mais do que durante o verão.
Isso acontece porque a vida nos meses de inverno não muda muito em relação ao verão. Em vez disso, os finlandeses se adaptam ao frio e ainda andam de bicicleta. Para eles, o inverno significa apenas atividades adicionais, como patinação no gelo, esqui cross-country e trenós puxados por cães.
A Lapônia continua sendo um destino popular durante o inverno, e toda a neve a torna um destino perfeito para esquiar ou praticar snowboard.
Além disso, as chances de observar a aurora boreal são altas. Na Lapônia, elas podem enfeitar o céu dezenas de noites por ano.
6. Culinária excepcional
Se você acha que os finlandeses dependem apenas de peixes e batatas, você terá uma grande surpresa. A nova gastronomia nórdica usa ingredientes locais e depende muito da sazonalidade, incorporando frutas vermelhas, ervas e vegetais selvagens.
7. Pontualidade é uma virtude
Na Finlândia, tudo é feito na hora: 16h significa 16h, não 16h02. Se um programa/reunião está programado para começar às 16h, ele começará exatamente às 16h.
Os finlandeses praticam rigorosamente a pontualidade e esperam que os outros façam o mesmo.
Quer irritar um finlandês? Chegue atrasado e invente desculpas como você perdeu o ônibus ou trem por pouco!
8. Honestidade como um pilar da sociedade
Se você perguntar a um finlandês “como vai?”, esteja pronto para ouvir uma resposta honesta.
Ao participar de uma conversa, as pessoas na Finlândia são engajadas e presentes. Além disso, falam de maneira amigável, porém, direta. Não há nenhum floreio em torno do que eles dizem, e conversa fiada definitivamente não é o forte deles.
Mas o que os finlandeses dizem realmente é o que está passando pela cabeça deles. Por isso, eles ganham a reputação de serem genuínos e autênticos.
Como enviar dinheiro para a Finlândia?
Você pode enviar dinheiro para a Finlândia por meio de uma remessa internacional, que é uma forma simples e descomplicada de enviar dinheiro para muitos países!
A Remessa Online é a primeira plataforma de transferências internacionais de qualquer natureza totalmente online do Brasil. Você envia e recebe dinheiro do exterior de um jeito simples, com menos burocracia e muito mais barato do que um banco.
Quer saber mais sobre o envio de dinheiro no exterior? Acesse o site da Remessa Online!
Resumindo
Pelo quinto ano seguido, a Finlândia foi escolhida como sendo o país mais feliz do mundo.
O país mais infeliz, segundo o World Happiness Report, é o Afeganistão, com pontuação de 2,404.