Seja qual for o seu motivo para sair do Brasil, conheça os melhores países da Ásia para viver.
Os países da Ásia fazem parte dos destinos mais procurados para quem busca qualidade de vida e cultura. O continente asiático atrai pessoas com diversas motivações, como o turismo, estudo ou trabalho.
Em relação à extensão territorial, espaço é o que não falta, afinal, em questão de área, o continente asiático é o maior do mundo. A imensidão de terra e de água faz com que os visitantes e moradores encontrem praias, cachoeiras, montanhas e cidades encantadoras.
Quanto aos negócios, os asiáticos são reconhecidos pelo desenvolvimento na área de tecnologia e indústria. O setor financeiro tem atuação forte e dinâmica. Grande parte das mercadorias produzidas na Ásia são famosas por terem seus custos de alta competitividade.
Criamos este artigo para dar um panorama com as principais informações dos melhores países da Ásia para se viver. Vem com a gente que vamos contar tudo!
Japão
Conhecido por muitos como a terra do sol nascente — devido ao significado dos caracteres que compõem o seu nome —, o Japão venceu os danos causados pela Segunda Guerra Mundial e se tornou uma das mais importantes economias do planeta.
Segundo o Índice de Paz Global, GeoSure Global, classificações de segurança em viagem do Departamento de Estado dos EUA e estatísticas COVID-19, entre os principais países da Ásia, em questão de segurança, o Japão se destaca como o quinto lugar no mundo.
A capital do Japão, Tóquio, é citada como o terceiro lugar mais seguro para se viajar — antes de ir, faça uma cotação da moeda.
Clima do Japão
Com um clima definido corretamente pelas quatro estações, a região norte japonesa é a que sofre mais no inverno. Em geral, o país tem um alto índice pluviométrico, sofrendo ações de tufões no final do verão e início do outono.
Tipos de lazer e turismo no Japão
Com a definição climática, basta saber aproveitar o melhor de cada estação, pois, não faltarão opções de lazer para todos os gostos, como shoppings, zoológicos, museus, montanhas, além de praias paradisíacas e rios com águas cristalinas e áreas ideais para acampar.
Oportunidades de trabalho no Japão
Saindo do turismo e falando em trabalho, os brasileiros encontram várias oportunidades para trabalhar e ganhar dinheiro no Japão. Há vagas para atuar como operários nas fábricas, além das áreas de tecnologia da informação, engenharias, escolas de idiomas, moda e setores de investimento financeiro.
Morar no Japão
Quem não é descendente de japoneses e pretende morar no Japão encontra algumas maneiras de permanecer no país de maneira legal. Saiba quais são:
- visto de trabalho: oferecido para quem consegue um contrato de prestação de serviços com alguma empresa do país — a validade desse documento pode variar de 1 a 3 anos;
- visto de casamento: para aqueles que se casarem com nativos ou descendentes;
- visto de estudante: fornecido durante o período do curso.
A validade do visto de estudante é extinta assim que o aluno concluir o curso em que foi matriculado. No entanto, durante esse período, se a pessoa se casar, conseguir um emprego ou contrato de trabalho, poderá permanecer no Japão.
Outra maneira de conseguir morar no Japão é entrar por meio do visto de turista. A sua validade é de 3 meses, porém, se no decorrer desse tempo a pessoa se enquadrar nas outras condições citadas, poderá permanecer no país.
Documentos exigidos para visto no Japão
Independentemente do tipo de visto, quem pretende passear, estudar ou morar no Japão deve preparar alguns documentos. Normalmente, são os mesmos exigidos para outros países da Ásia. Confira quais são eles:
- passaporte válido (com mais de três meses);
- formulário de Solicitação de Visto (assinado e acompanhado do RG);
- fotografia tamanho 3 x 4 nítida e recente;
- certidão de casamento (se for o caso);
- certificado de elegibilidade;
- comprovantes de vínculo estudantil (carta de aceite da instituição de ensino) ou carta convite de empresa para contrato de trabalho.
Educação no Japão
A educação do Japão oferece vagas públicas por meio de cadastro na prefeitura das cidades. Nesse caso, os interessados devem ficar atentos à data de inscrição para conseguir as vagas. No caso das escolas particulares, o período para ingressar na instituição é mais maleável.
Quanto à qualidade do ensino, assim como nas outras atividades, os japoneses focam em tecnologia e inovação. Além disso, prezam pela seriedade e pelo respeito às tradições. Isso faz com que o Japão seja uma das referências em educação no mundo.
China
Dos países da Ásia, considerando a parte ocidental do continente, a República Popular da China — nome oficial — é o maior país em extensão territorial e em população. Tanto é que esse é um dos motivos de receber o apelido de gigante chinês. A capital é Pequim.
Outro motivo que faz da China uma gigante é a sua economia — ela faz parte das maiores do mundo. Uma das provas que os chineses sabem lidar com os negócios é que, mesmo em épocas de crises financeiras, eles conseguem números positivos na produção.
Clima da China
A imensidão do território chinês proporciona uma grande variação climática. Mas, para simplificar, vamos considerar algumas informações gerais. O início do ano é muito frio no Norte, mas, à medida que caminhamos para o meio do ano, o clima vai ficando menos gelado — mas é sempre bom ter uma blusa em mãos.
O verão começa em junho e o seu auge é em agosto, e julho é o mês mais chuvoso. As temperaturas em algumas regiões batem os 30° C. Lugares turísticos, como a grande muralha, ficam bem quentes. Em meados de setembro e início de outubro, a temperatura cai, para receber o inverno, que começa em novembro.
Tipos de lazer e turismo na China
Sem dúvidas, devemos citar a grande muralha da China, considerada uma das sete maravilhas do mundo, além das estátuas do exército de Terracota, a cidade proibida construída para abrigar a família do imperador Yung Lo.
A China também tem belas praias para serem visitadas no verão, como a Wuzhizhou, que tem águas claras ideais para mergulho e recebe competições de surfe. Para quem gosta de locais urbanos, Pequim mistura tradição com modernismo, e é conhecida como a capital bilionária do mundo.
Oportunidades de trabalho na China
A China é um dos países da Ásia com um bom relacionamento comercial com o Brasil, tanto é que ambos fazem parte do grupo econômico denominado BRICS — em que o “B” é de Brasil e o “C”, de China.
Isso é uma boa vantagem, pois quando países são aliados, a circulação entre os cidadãos acontece de maneira amigável. Logo, esse movimento de pessoas gera oportunidades de trabalho ou até mesmo de abrir uma empresa na China.
Para conseguir melhores ganhos e boas colocações no mercado, recomenda-se que o interessado tenha qualificação comprovada e, se possível, certificações. Dessa maneira, as pessoas do Brasil poderão atuar, por exemplo, no ensino de línguas, como português e inglês.
Outras áreas com alta demanda de oportunidades são as de Engenharia e de Tecnologia da Informação.
Morar na China
Para morar e permanecer na China por determinado tempo, os estrangeiros têm à sua disposição diferentes modalidades de vistos. Confira quais são:
- visto de turismo: pessoas que estão apenas a passeio;
- visto para estudantes: emitido para quem pretende fazer graduação ou pós-graduação na China;
- visto de trabalho: emitido para estrangeiros com contrato para trabalho;
- visto para jornalistas: destinado para profissionais da área do jornalismo que pretendem fazer trabalhos específicos ou entrevistas — válido por 180 dias;
- visto de negócios: para aqueles que pretendem realizar negócios, participar de palestras ou pesquisas — até 6 meses;
- visto para tripulantes: modalidade para trabalhadores de empresas aéreas, marítimas, ferroviárias e rodoviárias;
- visto de trânsito: modalidade emitida para viajantes que vão apenas passar pelo país;
- visto para residentes: emitido para indivíduos que atendem as exigências para residir no país.
Com exceção dos residentes e estudantes, a data de validade dos vistos é de 180 dias. No entanto, sempre que for programar alguma atividade na China, verifique as condições exigidas pelo país. Pois, podem ocorrer alterações nas regras, tornando-se mais rígidas ou mais flexíveis.
Documentos exigidos para visto na China
A China exige alguns documentos para os estrangeiros que pretendem emitir os vistos. Sempre confira no consulado quais os necessários para a sua modalidade. Conheça os básicos:
- uma foto 3×4 com fundo branco;
- passaporte com a validade de 6 meses;
- comprovante do pagamento da Taxa Consular;
- reserva de hotel;
- reserva de passagem aérea com localizador;
- certificado Internacional de vacinação contra febre amarela;
- formulário eletrônico preenchido.
A educação na China
Durante algum tempo a China disponibilizava para a grande massa da população o ensino básico. No entanto, os seus governantes perceberam que deveriam reformular a educação para alcançar o desenvolvimento socioeconômico.
Assim, a partir de 1980, o ensino passou por reformulações. Hoje, o ensino da China, além de ser um dos melhores dos países da Ásia, é exemplo mundial. Quem pretende se aprofundar no mundo dos negócios, por exemplo, os cursos de MBA chineses são uma ótima opção. As suas escolas são sinônimos de inovação e aprendizado avançado.
Vietnã
Na lista dos melhores países da Ásia para se viver, não temos apenas aqueles com imensidão territorial e considerados milionários. O Vietnã é um país situado na região sudeste asiática e tem se tornado rota de viajantes. A sua capital é Hanói.
O Vietnã chama a atenção pela rapidez do seu crescimento econômico — sendo um país que já foi devastado por guerras, é exemplo da garra de um povo. Mesmo com a crise financeira da Covid-19, o seu PIB foi um dos que menos sofreu.
Clima do Vietnã
O clima é considerado tropical, sofre alternância de temperatura e umidade pela ação de duas monções. Nos meses de outubro até março/abril, a monção de inverno deixa a região norte fria e a do sul, quente.
As monções de verão do Vietnã fazem a temperatura variar entre 30° e 40° C, elas acontecem do final de abril até outubro, provocando muitas chuvas. Sendo assim, a melhor época para turismo no Vietnã seria entre novembro e abril, pois o clima sofre menos ações das monções.
Opções de lazer e turismo no Vietnã
Assim como a maioria dos países da Ásia, o Vietnã oferece várias opções de lazer e turismo, como visitas culturais, cidades históricas, praias e belezas naturais. No parque nacional Phon Nha Ke Bang está situada a maior caverna do mundo — a Hang Thien Duong.
Na região de Sapa, o turista encontra terraços de arrozais. A cidade de Ho Chi Minh tem dezenas de atrações, como vestígios de guerra, túneis e variedades de lojas para compras. Quem gosta de água pode ir à praia Nha Trang ou fazer uma visita ao rio Mekong.
Oportunidades de trabalho no Vietnã
O Vietnã disponibiliza vários tipos de vagas de emprego para estrangeiros, sendo que algumas oportunidades exigem pouca qualificação, como para atendentes de bar e motorista.
Mas há também vagas para profissionais qualificados em tecnologia da informação, engenharia e ensino de línguas.
Morar no Vietnã
Os brasileiros precisam tirar visto para o Vietnã. Basicamente, são duas modalidades. Saiba quais são eles:
- visto de turismo;
- visto de negócios, trabalho e conferências.
Documentos exigidos para visto no Vietnã
Os documentos para entrada no Vietnã são:
- passaporte;
- visto ou carta de pré-aprovação, caso opte em apresentar o visto na entrada do país.
A educação no Vietnã
O Vietnã leva muito a sério a sua educação, principalmente nas áreas de matemática e ciências. Para continuar o crescimento e manter a posição de um dos melhores países da Ásia, o governo trabalha para levar o ensino até as áreas rurais.
No Vietnã, os brasileiros podem encontrar várias escolas de nível superior para estudar. Grande parte delas oferece cursos de pós-graduação nas áreas de negócios internacionais, marketing e gestão administrativa.
Índia
A capital da Índia é Nova Delhi. É o segundo país em densidade populacional e o sétimo em extensão territorial do mundo. Sem dúvida é um dos países da Ásia considerados mais místicos.
Junto ao misticismo e à diversidade religiosa, a Índia é um grande polo de tecnologia. Ainda sofre a influência dos colonizadores ingleses — tanto que o inglês é uma de suas línguas oficiais.
Clima da Índia
Nas épocas mais quentes, as temperaturas na Índia chegam aos 40° C, enquanto nas estações mais frias, os termômetros ficam na faixa de pouco menos de 10 °C. Portanto, para não sentir muito calor ou frio, é recomendado verificar as condições do tempo das cidades ou atrações que pretende visitar.
Opções de lazer e turismo na Índia
A Índia é composta por vários pontos turísticos para deixar os estrangeiros de boca aberta. Confira os cinco que separamos para você!
- Taj Mahal: é um mausoléu (tumba) considerado a sétima maravilha do mundo, situado em Agra;
- Qutb Minar: torre de tijolos mais alta do mundo;
- Templo de Lótus: é um local onde peregrinos de qualquer religião fazem adoração ao seu Deus;
- Forte de Amber: antiga fortaleza;
- Porta da Índia: monumento em homenagem a soldados que morreram em guerra.
Oportunidades de trabalho na Índia
Para encontrar oportunidades de trabalho na Índia, existem opções interessantes. Uma delas é conseguir trabalho em empresas brasileiras com sede na Índia. Existem várias delas, no ramo de engenharia, mineração e siderurgia.
Para quem atua na área de inovação, como startups, pesquisa, tecnologia da informação e robótica, as portas estão abertas. Para isso, podem encaminhar o currículo e se preparar para entrevistas em agências de recrutamento. Redes sociais como o LinkedIn também são uma ótima opção para conseguir um contrato de trabalho.
Morar na Índia
A Índia, assim como os outros países da Ásia, disponibiliza diferentes vistos conforme o tipo de permanência do estrangeiro. Conheça as modalidades de visto indiano:
- visto de turista;
- visto de entrada;
- visto de emprego;
- visto de estágio;
- visto de negócios;
- visto de estudante, também conhecido como visto Yoga pelo grande número de pessoas que pretendem aprender essa arte;
- visto de conferência;
- visto de jornalista;
- visto filme;
- visto de pesquisa;
- visto médico;
- visto trânsito.
Documentos exigidos para visto na Índia
Os documentos exigidos para obter o visto na Índia variam conforme o tempo de permanência e atividade que o estrangeiro pretende exercer. Pois, poderão ter que apresentar contratos de trabalho, inscrições em curso, relatórios médicos entre outros.
A educação na Índia
Para os nativos indianos, a educação é considerada o caminho para o sucesso. Isso porque, em um país tão populoso, somente os indivíduos com formação acadêmica e com qualificação conseguem boas oportunidades de trabalho.
Para os estrangeiros que pretendem estudar na Índia, o país disponibiliza cursos superiores para graduação e pós-graduação, como MBA e mestrado. Grande parte das faculdades do país são reconhecidas internacionalmente. Quem estuda nelas, certamente, sairá fluente em inglês e entendendo o básico de hindi.
Coreia do Sul
Quando falamos da Coreia do Sul, um dos assuntos mais comentados é a velocidade da sua internet — a mais veloz do mundo. Enquanto trabalhamos com megabits, os coreanos usam redes de gigabits. A capital coreana é Seul.
Por aí, já podemos imaginar o que esse país nos prepara em termos de tecnologia e inovação. A palavra-chave da Coreia do Sul é rapidez. Para os coreanos temos que ser dinâmicos em todas as nossas ações, por mais simples que sejam.
Clima da Coreia do Sul
Nas regiões montanhosas, as temperaturas chegam aos -20° C. Mas, não se assuste, o restante do país não é assim. O clima continental oferece amplitude térmica e as estações do ano são bem características das suas épocas.
Os meses recomendados para os turistas passearem na Coreia do Sul são abril e maio, que estão dentro da primavera. Ou então, no outono, entre setembro e outubro.
Opções de lazer e turismo na Coreia do Sul
A Coreia do Sul não foge às regras dos países da Ásia em termos de misturar tradição e tecnologia. Desse modo, os turistas vão encontrar cidades com arquiteturas futuristas e palácios centenários.
Além disso, tem praias e parques imperdíveis para as pessoas visitarem na Coreia do Sul. Listamos aqui, dez que acreditamos que não podem ficar de fora do roteiro da viagem. Confira:
- Everland;
- Lotte Word;
- PooPoo Land;
- Seoul Land;
- Gyeongju World;
- Petit France;
- E-World;
- Eco Land Theme Park;
- Seoul Children’s Grand Park;
- Jeju Loveland.
Oportunidades de trabalho na Coreia do Sul
Se a internet é a mais rápida do mundo, já podemos concluir que o país respira tecnologia. Portanto, os profissionais de TI, engenharias de software entre outras profissões desse ramo são bem-vindos para agregar os seus conhecimentos — e professores de inglês também.
Morar na Coreia do Sul
Brasileiros que pretendem ir para a Coreia do Sul devem preencher um formulário eletrônico disponível no site do Consulado Geral da República da Coreia, em São Paulo. Cada situação requer um tipo de pedido de visto. Veja quais são:
- estudante;
- atletas e artistas;
- visita de curto prazo (permanência menor que 90 dias);
- trabalho de curto prazo (permanência menor que 90 dias);
- curso de curto prazo (permanência menor que 90 dias);
- coreanos do exterior;
- casamento.
Documentos exigidos para visto na Coreia do Sul
Os documentos para a emissão do visto coreano variam conforme a intenção da pessoa que precisa entrar ou permanecer no país. Consulte sempre o site do consulado, pois, em alguns casos, não é necessário apresentar todos os listados.
Veja os documentos básicos para os vistos da Coreia do Sul:
- original e cópia de passaporte válido;
- original e cópia autenticada do documento de identidade brasileiro (RG);
- uma foto (3.5 cm x 4.5 cm), tirada dentro de 6 meses;
- comprovante de residência no Brasil (conta de luz, água, telefone e outros);
- carta convite escrita pelo cônjuge coreano, explicitando o motivo da visita ao país;
- documento comprobatório da relação familiar (pais, cônjuge ou filhos);
- certidão de nascimento de solicitante emitido no Brasil + carta de permanência + certidão de casamento da Coreia;
- cópia do documento de identidade do cônjuge coreano (documento de registro civil, carteira de habilitação de motorista ou passaporte coreano);
- passagens de ida e volta.
A educação na Coreia do Sul
A Coreia do Sul pretende ser um dos países da Ásia mais competitivos do mundo. Por isso, tem aberto as portas para professores e estudantes estrangeiros. Assim, acreditam que a troca de experiências na educação por meio de diferentes culturas pode favorecer o seu desenvolvimento.
Indonésia
A Indonésia é um arquipélago formado por 14 mil ilhas. Esse é um dos países da Ásia que cada vez mais vem atraindo turistas brasileiros. Lá poderemos conhecer vulcões, além de animais exóticos como o famoso dragão de Komodo, tigres e até cangurus. A economia está em desenvolvimento. A capital é Jacarta.
Clima da Indonésia
O clima da Indonésia é agradável para os brasileiros. Nas épocas quentes, as temperaturas variam entre 30° C e 32° C; nas estações consideradas frias, ficam entre 23° C e 25° C. O turista precisa ficar atento apenas com os períodos chuvosos, em janeiro e fevereiro.
Opções de lazer e turismo na Indonésia
O turismo é o ponto forte da Indonésia. As suas ilhas oferecem praias, montanhas e selvas. A gastronomia é excelente, muitos locais têm a certificação Halal. Esse é um dos países da Ásia ideal para quem quer descansar do agito de grandes centros urbanos.
Veja uma lista de lugares imperdíveis desse país de beleza exótica.
- Ilhas Gili (local tranquilo onde é proibido circular carros e moto);
- Ilha de Komodo (moradia do famoso lagarto);
- Templo Borobudur (maior templo budista do mundo);
- Floresta Sagrada dos Macacos (moradia dos macacos considerados sagrados);
- Monte Krakatau (vulcões).
Oportunidades de trabalho na Indonésia
A Indonésia é um país em desenvolvimento que ainda não oferece tantas facilidades para estrangeiros. Como nos outros países da Ásia, uma forma tradicional é por meio de contrato de trabalho.
Para isso existe uma permissão de trabalho denominada KICAS — para consegui-la, é preciso desembolsar cerca de 2.000 dólares. Há vagas em restaurantes, resorts, na área de turismo e nas indústrias. Como não é o melhor dos países da Ásia para trabalhar, a Indonésia atrai os nômades digitais.
Morar na Indonésia
Quem pretende ir do Brasil para a Indonésia e passear por menos de 30 dias basta apresentar um passaporte com validade de 6 meses. Porém, para outras estadias existem algumas exigências. Confira os tipos de vistos da Indonésia:
- turismo acima de 30 dias;
- visto de negócios;
- estudante (Darmasiswa).
Documentos exigidos para visto na Indonésia
Os documentos além do passaporte são os exigidos para os tipos de visto da Indonésia. Conheças os principais.
- solicitação de visto;
- fotografia 3×4;
- carta convite de empresa;
- confirmação de hotel;
- certificado de vacinação;
- aprovação no processo de intercâmbio do Darmasiswa (para estudantes).
A educação na Indonésia
Para o povo nativo da Indonésia a educação não é tão destacada quanto as dos outros países da Ásia. As escolas particulares costumam ter um melhor ensino por serem menos dependentes do governo.
Para os estrangeiros com curso superior existem boas opções na área de negócios com os cursos de MBA. As melhores universidades estão em Jacarta e Bandung, respectivamente Atma Jaya e Padjadjaran.
Esperamos ter contribuído para enriquecer o seu conhecimento acerca dos melhores países da Ásia para viver, independentemente do motivo que você encontre para fazer as suas malas e da sua família. Nós da Remessa Online lhe desejamos boa viagem, bons estudos e ótimos negócios.
Seja um dos primeiros a receber as nossas informações. Assine a nossa newsletter e receba os nossos conteúdos direto na caixa postal do seu e-mail.
Resumindo
– Brunei
– Camboja
– Filipinas
– Indonésia
– Laos
– Malásia
– Mianmar
– Cingapura
– Tailândia
– Timor Leste
– Vietnã
– Cazaquistão
– Quirguistão
– Tadjiquistão
– Turcomenistão
– Uzbequistão
– Bangladesh
– Butão
– Índia
– Maldivas
– Nepal
– Paquistão
– Sri Lanka
– Rússia
– China
– Japão
– Coreia do Sul
– Coreia do Norte
– Taiwan
– Mongólia
– Afeganistão
– Arábia Saudita
– Armênia
– Azerbaijão
– Barein
– Chipre
– Emirados Árabes Unidos
– Geórgia
– Iêmen
– Iraque
– Irã
– Israel
– Jordânia
– Kuwait
– Líbano
– Omã
– Palestina
– Qatar
– Síria
– Turquia