Países mais fáceis de conseguir visto de trabalho

Muitos brasileiros têm o sonho de trabalhar e viver no exterior. Eles são atraídos não apenas pelos bons salários, mas principalmente pela segurança e qualidade de vida oferecidos fora do Brasil. Assim, caso você esteja pensando em procurar emprego em outro lugar, vale saber quais são os países mais fáceis de conseguir visto de trabalho.

Com esse conhecimento, você terá melhores condições de avaliar as possibilidades para tomar decisões que aumentem as chances de realizar os seus planos. Desse modo, há menos riscos de ter o visto negado e ser impedido de trabalhar no exterior.

Neste conteúdo, vamos mostrar quais os países mais fáceis de conseguir visto de trabalho e apresentaremos as principais dicas para auxiliar nessa jornada. Confira!

Quais são os países mais fáceis de conseguir visto de trabalho?

Confira a lista dos países mais fáceis de conseguir o visto de trabalho:

1. Canadá

Conseguir um emprego no Canadá não é difícil. Atualmente, o governo oferece oportunidades para que intercambistas e profissionais de outros países integrem o mercado de trabalho canadense.

O método mais usado pelos estrangeiros é ingressar no país como estudante e solicitar o “post-graduation work permit”. Essa permissão de trabalho é oferecida para estudantes que concluíram um curso de pelo menos 8 meses no país e desejam trabalhar no Canadá. Ela é válida por 3 anos. Porém, após esse período, o estrangeiro pode solicitar o visto de permanência no país.

Outra alternativa é ser contratado por uma empresa canadense e solicitar o visto de trabalho. Em províncias como Quebec existem programas de contratação de estrangeiros. Outra dica é se inscrever no portal de empregos do governo, o Job Bank, e se inscrever nas vagas.

2. Austrália

O governo australiano oferece vagas para profissionais nas áreas de Saúde, TI e Engenharia. Essas ocupações são carentes de profissionais no país e, para atrair mão de obra qualificada, o governo facilita o visto de trabalho.

Para aproveitar essa oportunidade, vale a pena consultar a lista de profissões com mais vagas abertas no site oficial do país. Em seguida, o candidato deve enviar uma carta de intenção chamada de “Expression of Interest (EOI)” e uma série de documentos. Caso seja aprovado, ele pode iniciar a solicitação de visto permanente.

Outra opção de visto de trabalho procurada pelos brasileiros é combinar estudo e trabalho. Essa modalidade permite que o intercambista estude e trabalhe durante meio período.

3. Nova Zelândia

A Nova Zelândia é um país famoso por oferecer oportunidades de emprego para estrangeiros. Assim como outros destinos, o melhor caminho para trabalhar legalmente é solicitar um visto de estudante e arrumar um emprego em meio período, enquanto realiza o curso.

Caso o intercambista conquiste um emprego na sua área de atuação, pode conseguir uma permissão de trabalho com duração de 2 anos. Após isso, basta solicitar um visto permanente. Para tanto, ainda é preciso cumprir requisitos como ter uma fluência em inglês, viver no país por 5 anos e ter uma boa reputação.

4. Irlanda

A Irlanda concentra muitos brasileiros. Para conseguir emprego no país, os estrangeiros combinam trabalho temporário com estudos. Em média, eles têm uma carga horária de 20 horas por semana e devem conciliá-lo com os estudos.

Também é possível solicitar o visto de trabalho após ser contratado por uma empresa irlandesa. Nesse caso, o procedimento é um pouco burocrático e considera a duração do período de trabalho no país.

5. Chile

O Chile é um dos países mais desenvolvidos da América do Sul. Com isso, ele tende a atrair profissionais interessados em aproveitar oportunidades e morar em um local com maior estabilidade econômica. Uma vantagem é que os brasileiros podem morar por 1 ano no país para procurar emprego, sem a necessidade do visto.

Vale destacar que o país tem uma lei de imigração, reestruturada em 2022, trazendo diferentes categorias de vistos. Quem deseja trabalhar no país, precisa obter o Visto de Residência Temporária. Ele tem validade de 2 anos, podendo ser renovado.

O documento também pode ter diversas subcategorias, como permissão para trabalhadores estrangeiros, para trabalhadores sazonais, entre outros. Então, pesquise o tipo mais adequado para a sua forma de atuação e necessidades.

6. Portugal

Portugal é um país que costuma atrair bastante brasileiros pela proximidade do idioma local com o português do Brasil. Ele também é desenvolvido e localizado em uma região bastante atrativa.

Para conseguir o visto de trabalho em Portugal, é preciso já ter um contrato de trabalho ou, ao menos, uma promessa de contrato. Entretanto, em 2022 foi criado um visto específico para procurar emprego, com duração de 120 dias.

Caso consiga trabalho, ele pode ser estendido por mais 60 dias. Também é possível solicitar o pedido de residência permanente, caso o contrato tenha duração superior ao prazo do visto.

7. Alemanha

A Alemanha é outro país bastante desenvolvido que costuma atrair profissionais. Em relação ao visto de trabalho, os brasileiros podem conseguir um documento com prazo de 6 meses para procurar emprego no país, desde que cumpram requisitos específicos. Por exemplo, ter ensino superior e uma carta de motivação.

Essa é uma opção para quem deseja ir ao país procurar trabalho. Também é possível solicitar outros tipos de visto, como o de especialistas, de au pair, estágio e outros.

Muitos países facilitam o visto de trabalho visando atrair mão de obra qualificada. Nesse sentido, Tecnologia da Informação, Saúde, Engenharia e Comunicação são algumas das áreas que costumam oferecer boas oportunidades.

Em outros casos, alguns países permitem que o intercambista possa estudar e trabalhar simultaneamente. Se for empregado de uma empresa local, ainda é possível solicitar um visto de permanência.

Qual o país mais fácil para brasileiro imigrar?

O país que traz maior facilidade para a imigração de brasileiros é Portugal. Isso acontece, primeiramente, devido à língua portuguesa. Logo, mesmo quem não tem fluência em outras línguas consegue se adaptar com maior facilidade após a mudança.

Além disso, o governo de Portugal costuma ofertar programas de incentivo para facilitar a entrada de estrangeiros no país. Por exemplo, em 2020 foi criado um programa que garantia um valor de até 4.827 euros. Trata-se do “Emprego Interior MAIS – Mobilidade Apoiada para Um Interior Sustentável”.

Com ele, interessados podem se mudar para o país para trabalharem em territórios do interior do país. Porém, a medida é válida apenas para os trabalhadores que firmarem contrato até 31 de dezembro de 2023.

Qual o país com mais oportunidades de emprego?

Países que costumam oferecer mais oportunidades de emprego:

  • Alemanha;
  • Austrália;
  • Canadá;
  • Irlanda;
  • Espanha;
  • Estados Unidos;
  • Japão;
  • Suécia;
  • Portugal.

Porém, tenha em mente que não existem garantias em relação à autorização para trabalhar no país desejado. Tudo dependerá dos processos de análises realizados pelo consulado e demais órgãos relacionados após a solicitação do visto.

Ademais, ainda que existam países com maior ou menor facilidade para contratar brasileiros, vale analisar as oportunidades de maneira ampla. Questões como custo e qualidade de vida, requisitos necessários, idioma e características desejadas para o local de moradia devem ser consideradas.

Lembre-se também que as oportunidades podem variar conforme a área de atuação e questões econômicas. Portanto, liste os países de interesse e aprofunde as suas pesquisas sobre ele para tomar decisões mais acertadas.

Quais são as dicas para obter o visto de trabalho?

Algumas dicas para obter visto de trabalho são:

  1. tenha proficiência comprovada no idioma local;
  2. invista no seu currículo profissional e acadêmico;
  3. planeje-se financeiramente para a mudança;
  4. separe toda a documentação necessária para o visto;
  5. acesse sites como LinkedIn e de vagas de emprego no exterior;
  6. faça atualizações profissionais e cursos atrativos para o exterior.

Em alguns casos, a mudança para estudar e trabalhar pode ser interessante, permitindo que você aprimore as suas qualificações enquanto atua profissionalmente.

Esse preparo maior tende a ampliar as oportunidades recebidas e, consequentemente, as chances de conseguir a aprovação do seu visto. Afinal, as empresas contratantes auxiliam nesse processo.

Apesar desses países terem flexibilizado o visto de trabalho, o processo seletivo ainda é burocrático. Cada governo tem suas próprias regras, seus requisitos e programas para avaliar cada estrangeiro.

Por isso, é importante acessar o site do consulado do país desejado para obter informações completas sobre o processo. Assim, você pode verificar questões como documentação exigida, custos envolvidos na documentação e outros detalhes relevantes para obter o visto.

Envie dinheiro pela Remessa Online

Se você trabalha no exterior, mas ainda tem família no Brasil, pode ter interesse em enviar dinheiro para auxiliá-los. Assim, saiba que pode utilizar a Remessa Online para enviar ou receber dinheiro do exterior, sem precisar sair de casa e pagar mais por isso. Por meio da plataforma online, você recebe suas remessas internacionais em apenas 1 dia útil. 

Além disso, as tarifas cobradas são as mais baixas do mercado e é possível enviar dinheiro para mais de 100 países. O procedimento é intuitivo, com um sistema fácil de usar.

Sabendo quais são os países mais fáceis de conseguir visto de trabalho, você pode conferir mais detalhes sobre as oportunidades, o custo de vida e outras características relevantes. Assim, será possível traçar os objetivos mais adequados para a sua mudança.

Quer planejar as suas finanças para viajar ou morar em outro país? Acesse o site da Remessa Online e faça a cotação de quanto dinheiro será enviado ao exterior a partir do câmbio do dia.

Resumindo

Qual o lugar mais fácil de conseguir visto?

Os países mais fáceis para conseguir visto de trabalho são:
– Canadá;
– Austrália;
– Nova Zelândia;
– Irlanda;
– Chile;
– Portugal;
– Alemanha.

Quais países não precisam de visto para trabalhar?

Argentina, Paraguai e Uruguai são alguns dos países que não exigem visto de trabalho para brasileiros. É possível morar nesses países por até 2 anos sem o documento. Já no Chile, o prazo é de 1 ano para procurar emprego, sem a necessidade do visto.

Quais países contratam brasileiros?

Oito países que mais contratam brasileiros:
1. Alemanha;
2. Austrália;
3. Canadá;
4. Chile;
5. Estados Unidos;
6. Irlanda;
7. Nova Zelândia;
8. Portugal.

Related posts

Ripple: o que é, como comprar, cotação e mais!

Passo a passo de como fazer um inventário

Confira as notas de corte da Fuvest 2025