Nesta quarta-feira, 10 de maio de 2023, o Google anunciou o PaLM 2 na sua conferência anual, o Google I/O 2023. O PaLM 2 é uma atualização de inteligência artificial generativa e uma forma do buscador mais popular do mundo concorrer com outros sistemas de IA, como o GPT-4, da OpenAI, e o LLaMA, da Meta.
Inicialmente anunciado em abril de 2022, o PaLM 2 é uma atualização do Pathways Language Model (PaLM), sistema que processa linguagem do Google. Chamado de “modelo de linguagem unificada do Google”, o PaLM 2 resolve problemas matemáticos, decodifica, traduz em diversas línguas e é utilizado em 25 produtos da empresa. Entre eles estão o chatbot Bard, Gmail, Google Docs, Sheets e YouTube.
Ficou curioso para saber mais sobre o PaLM 2? Continue lendo!
O que é PaLM 2?
O PaLM 2 é o novo sistema de inteligência artificial generativa do Google, atualização do processador de linguagem anterior, o PaLM. O sistema é utilizado em 25 produtos do Google e gera respostas, soluções e traduções multilíngues em mais de 100 idiomas.
O propósito da atualização é aumentar a versatilidade em conversas com humanos. O PaLM 2 cria códigos de programação, inclusive em linguagens específicas, como Prolog e Fortran, além de resolver cálculos matemáticos. Ele pode realizar escrita criativa, produzir análises e revisões textuais.
Quais são os benefícios do PaLM 2?
O PaLM 2 oferece benefícios como decodificação de mensagens, tradução em mais de 100 idiomas e programação em TI. A ferramenta torna possível rascunhar textos criativos e informais, revisa conteúdo e otimiza a escrita com sugestões de frases e palavras.
Submodelos do PaLM 2
O Palm 2 tem quatro submodelo: Gecko, Otter, Bison e Unicorn. O Gecko, enquanto sistema mais leve, é utilizável em dispositivos móveis e pode processar 20 tokens por segundo. Outros tamanhos do PaLM atendem a necessidades e circunstâncias distintas, podendo ser mais rápidos ou produzir respostas mais complexas.
Med-PaLM 2
Uma variação do PaLM 2, o Med-PaLM 2, está em fase de testes e será capaz de responder a questões médicas. O sistema foi treinado por equipes de pesquisadores especialistas na área da saúde e responde a perguntas, resume conceitos e elabora relatórios médicos.
Durante a fase de testes, o Med-PaLM 2 performou em nível expert no exame médico dos EUA, o United States Medical Licensing Examination (USMLE). O sistema é versátil e consegue analisar exames de raio-x e escrever relatórios sobre doenças.
Qual a relação entre PaLM 2 e Google Pathways?
PaLM 2 é a 2ª geração do modelo de linguagem Pathways Language Model (PaLM), desenvolvido pela Google AI. A arquitetura inovadora do PaLM cria sistemas de IA que compreendem e se adaptam com mais facilidade ao usuário. Há anos, o Google utiliza os sistemas criados pela Pathways em tarefas secundárias, como filtrar spam, melhorar a qualidade de fotos e traduzir comandos de voz em dispositivos inteligentes.
O PaLM 2 é seguro?
O PaLM 2 é visto com certo nível de insegurança, assim como outros modelos de inteligência artificial generativa. Empresas que oferecem serviços de IA, como OpenIA, Meta e Google, afirmam que monitoram o seu uso e estão atentos aos problemas do sistema. Informações imprecisas, uso indevido de bots e eliminação do trabalho humano são algumas das críticas feitas sobre a IA e seus fornecedores.
Lideranças no Google, como Zoubin Ghahramani, defendem o uso do sistema pelos benefícios. Segundo a empresa, o objetivo de avançar a tecnologia é para oferecê-la às pessoas e minimizar os riscos para os usuários.
O Google se intitula como uma empresa baseada na inteligência artificial desde 2016 e, por muitos anos, foi a líder no segmento. Modelos de IA, como o Chat GPT, explodiram no mercado e forçaram a Alphabet, empresa do Google, a correr atrás do prejuízo. Assim nasceu o Bard, o PaLM e, agora, o PaLM 2. O objetivo é frear o crescimento de concorrentes, como o Bing, que adotou tecnologia do Chat GPT em seu mecanismo de busca.
Um dos inventores da inteligência artificial moderna, o especialista Geoffrey Hinton, se demitiu do Google em maio. Ele argumentou que o sistema de IA levará à desinformação e à perda de empregos. Hinton teme que fique cada vez mais difícil diferenciar o que é real e o que é gerado pela AI.
Preocupações com o PaLM 2
As preocupações que urgem com o PaLM 2 são quanto a confiabilidade, privacidade e proteção de dados, face a necessidade de treinamento com várias informações de cunho pessoais ou sensíveis. Informações não confiáveis poderiam treinar o modelo para gerar informações falsas ou enviesadas.
O PaLM 2 já está disponível?
O PaLM 2 está disponível para testes restritos a clientes que usam sua versão anterior pelo Google Cloud. O PaLM-2 já é aplicado em 25 dos produtos Google, incluindo Gmail, Google Docs, Google Sheets, YouTube e Google Bard, chatbot disponível apenas nos Estados Unidos.
O PaLM 2 é um avanço do Google e um novo personagem na corrida pela liderança da inteligência artificial. Independentemente dos seus problemas e benefícios, tanto críticos quanto entusiastas entendem que os avanços da AI vieram para ficar.
Gostou de saber mais sobre o PaLM 2? Assine nossa newsletter e garanta mais conteúdos como este no seu e-mail.
Resumindo
O PaLM 2 é o novo sistema de inteligência artificial generativa do Google, atualização do processador de linguagem anterior, o PaLM. O sistema é utilizado em 25 produtos do Google e gera respostas, soluções e traduções multilíngues em mais de 100 idiomas.
O PaLM 2 oferece benefícios como decodificação de mensagens, tradução em mais de 100 idiomas e programação em TI. A ferramenta rascunha textos criativos e informais, revisa conteúdos e otimiza a escrita com sugestões de frases e palavras.
O PaLM 2, assim como outros modelos de inteligência artificial generativa, é visto com certo nível de insegurança. Empresas que oferecem serviços de IA, como a OpenIA, Meta e Google afirmam que monitoram o uso de inteligência artificial e estão atentos aos problemas do sistema.