A alíquota afeta o preço dos produtos e regula os investimentos. Como é um percentual ou um valor fixo aplicado, ela é usada sobre uma quantia de dinheiro na hora de calcular diversos tipos de impostos.
No Brasil, atualmente, são cobrados cerca de 18 impostos diferentes, como Imposto de Renda (IR), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre Propriedade Predial (IPTU) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Cada um deles têm suas próprias alíquotas.
No caso do IR, as alíquotas variam entre 7,5% e 27,5%. Outro exemplo é o ICMS, imposto pago por comerciantes. Neste caso, as alíquotas cobradas influenciam diretamente o preço final dos produtos disponíveis para o consumidor.
Tipos de alíquota
As alíquotas de impostos podem ser fixas ou variáveis.
É fixa quando aplicada a todos os contribuintes, sem critérios que os diferencie; variável quando muda de acordo com a base de cálculo.
A alíquota também pode ser progressiva. Isso quer dizer que aumenta proporcionalmente quanto maior a base de cálculo. Outra possibilidade é a alíquota zero. Neste caso, há isenção do imposto.