A pensão por morte é um benefício previdenciário concedido aos dependentes de um segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que faleceu ou teve sua morte presumida reconhecida judicialmente. Destinada a garantir proteção financeira aos familiares do falecido, a pensão pode ser solicitada por cônjuges, companheiros(as), filhos menores de 21 anos, pais e irmãos dependentes.
Seu valor parte de 50% da aposentadoria do segurado, com acréscimos de 10% por dependente, até o limite de 100%. Além disso, o tempo de recebimento do benefício varia conforme a idade do dependente e o tempo de contribuição do segurado.
Se você quer entender quem tem direito à pensão por morte, como funciona o cálculo do valor e o processo para solicitar o benefício, continue lendo este artigo!
A pensão por morte é um benefício previdenciário pago aos dependentes do segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que faleceu ou teve a morte presumida declarada judicialmente. O objetivo é garantir a segurança financeira dos dependentes do falecido.
O benefício pode ser solicitado por cônjuge, companheiro(a), filhos menores de 21 anos ou incapazes, pais e irmãos dependentes. O valor da pensão é calculado com base na aposentadoria que o segurado recebia ou teria direito a receber.
A pensão por morte é um benefício previdenciário pago aos dependentes do segurado falecido que possuía qualidade de segurado no INSS. Seu corresponde a uma cota familiar de 50% do valor da aposentadoria que o segurado recebia ou teria direito se estivesse aposentado por incapacidade permanente na data do óbito, acrescido de 10% por dependente, até o limite de 100%.
Já o tempo de duração do benefício varia conforme a idade e condição do dependente, podendo ser temporário ou vitalício.
O direito à pensão por morte é garantido aos dependentes do segurado do INSS que era empregado sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), assim como de outros trabalhadores inscritos no sistema previdenciário.
Os dependentes são divididos em três classes:
A existência de dependentes em uma classe exclui o direito dos dependentes das classes subsequentes.
As regras para concessão da pensão por morte passaram por alterações com a Reforma da Previdência (EC 103/2019).
Mudanças regras para a pensão por morte:
A Lei 8.213/91 estabelece que a pensão por morte deve ser concedida aos dependentes do segurado do INSS, sem carência mínima de contribuições, desde que ele possua qualidade de segurado no momento do falecimento. O valor do benefício deve respeitar o limite mínimo de um salário-mínimo e o teto da Previdência Social.
O valor da pensão por morte é calculado com base na aposentadoria do segurado falecido, partindo de 50% do valor base, com acréscimo de 10% para cada dependente, até o limite de 100%. Se houver apenas um dependente, ele receberá 60% do valor total.
O valor mínimo da pensão por morte é de um salário-mínimo vigente no Brasil. Nenhum dependente pode receber menos do que esse valor, mesmo que a aplicação das regras de cálculo resulte em um valor inferior.
Para filhos menores de 21 anos ou com deficiência, a pensão por morte será calculada conforme a fórmula padrão: 50% da aposentadoria do segurado falecido, com acréscimo de 10% por dependente. Exemplo:
O pedido da pensão por morte pode ser feito pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou pelo telefone 135.
Idade do Dependente | Duração do Benefício |
---|---|
Menos de 22 anos | 3 anos |
Entre 22 e 27 anos | 6 anos |
Entre 28 e 30 anos | 10 anos |
Entre 31 e 41 anos | 15 anos |
Entre 42 e 44 anos | 20 anos |
A partir de 45 anos | Vitalício |
De acordo com o Art. 26 da Lei 8.213/91, a pensão por morte não exige um número mínimo de contribuições para ser concedida. Ou seja, mesmo segurados com poucas contribuições podem garantir o benefício para seus dependentes.
O Art. 33 estabelece que a renda mensal da pensão por morte não pode ser inferior ao salário-mínimo vigente e não pode ultrapassar o limite máximo de contribuição da Previdência Social.
O cálculo do benefício parte de 50% da aposentadoria do segurado falecido, com acréscimos de 10% por dependente, até o limite de 100% do valor total.
O Art. 40 determina que os dependentes da Previdência Social que recebam a pensão por morte têm direito ao abono anual, correspondente ao valor proporcional da pensão no mês de dezembro, semelhante ao 13º salário dos trabalhadores.
Situações que o benefício da pensão por morte pode ser cancelado:
De acordo com o Art. 77, quando há mais de um dependente habilitado, a pensão por morte será dividida em partes iguais entre todos os beneficiários. Caso um dos dependentes perca o direito à pensão, a cota será redistribuída entre os demais.
O Art. 77, §2º proíbe o recebimento simultâneo da pensão por morte com o seguro-desemprego, mas permite sua acumulação com outros benefícios da Previdência Social, como aposentadorias e auxílio-acidente.
Essas informações são fundamentais para entender os direitos e deveres dos beneficiários da pensão por morte. Caso tenha dúvidas sobre a solicitação do benefício ou queira saber mais detalhes sobre os critérios de elegibilidade, consulte o site oficial do Meu INSS ou entre em contato pelo telefone 135.
Ficou interessado nesse tema e não quer perder mais atualizações? Então, siga a Remessa Online no Instagram, LinkedIn, Facebook e YouTube.
Têm direito à pensão em caso de morte cônjuge, companheiro(a), filhos menores de 21 anos ou com deficiência, pais e irmãos dependentes.
A pensão por morte é vitalícia quando o cônjuge, como a esposa/viúva, tem 45 anos ou mais na data do falecimento do segurado.
O valor da pensão por morte é de 50% da aposentadoria do segurado, com acréscimo de 10% por dependente, até 100%. A duração varia conforme a idade do dependente e tempo de contribuição do falecido.
Crédito de imagem: Envato Elements
O dólar hoje abriu esta sexta-feira (21) em R$5,7029, após ter atingido a mínima de…
Se você ama a energia dos blocos de Carnaval de São Paulo, prepare-se porque a…
Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…
Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…
Precisa de uma mensagem de reflexão para vida? Veja nossa lista de frases e escolha…
O dólar hoje abriu esta quinta-feira (20) em R$5,7214, após ter atingido a mínima de…