O investidor iniciante precisa estar munido de bastante informação antes de começar a aplicar o seu dinheiro. A informação não garante que não haverá riscos, mas ajuda o investidor a tomar decisões. Conhecer o perfil de investidor, por exemplo, ajuda a buscar opções mais alinhadas com os objetivos, expectativas e níveis de riscos que cada um está disposto a ter.
O perfil de investidor é classificado em três tipos: conservador, moderado e arrojado. Neste artigo, vamos mostrar quais são as características de cada um deles. Veja quais são e identifique o seu!
O que é perfil de investidor?
Perfil de investidor é uma análise feita com base nas características de interesse, expectativas e preferências de um determinado grupo. A avaliação considera três requisitos que dão base para a formação do perfil: segurança, liquidez e rentabilidade.
De acordo com as respostas do investidor, a análise faz um mapeamento de quais são os pilares mais importantes para ele. A partir das informações obtidas na análise é formado o perfil de investidor.
A descrição do perfil pode ser usada pelo investidor para encontrar investimentos mais alinhados com o que ele prioriza. Por exemplo, aquele que ainda não se sente seguro, pois tem medo de arriscar, será direcionado para títulos que ofereçam mais segurança e menos risco.
Quem prioriza a rentabilidade será direcionado para títulos mais arriscados, mas com possibilidade de retorno maior e assim por diante. Conheça a seguir, as características de cada perfil.
As características de cada perfil de investidor
Perfil de investidor conversador
O perfil de investidor conservador preserva a segurança, ou seja, não quer perder dinheiro. Pessoas com esse perfil buscam investimentos com baixo risco e que garantam a preservação do patrimônio.
É um perfil que pode ter tanto pessoas mais jovens ou inexperientes no mercado de ações, quanto pessoas mais velhas e mais experientes que querem ter um rendimento baixo, mas garantido.
Perfil de investidor arrojado
O investidor arrojado é o oposto do conservador. Esse perfil tolera o risco e busca investimentos que proporcionam mais retorno, mesmo que existam possibilidades de perda. Em geral, são pessoas que já investem há algum tempo e têm certa experiência com a Bolsa de Valores.
O perfil arrojado não é tão afetado pelas perdas quanto o conservador. Pelo contrário, ele sabe que para ganhar mais é preciso se arriscar mais e acredita que os ganhos no futuro vão compensar.
Isso, no entanto, não quer dizer que o investidor arrojado toma atitudes impensadas e sem estratégica. Quem tem um perfil mais arrojado se informa muito e acompanha as informações do mercado religiosamente, pois só assim consegue aproveitar as oscilações do mercado e fazer os melhores investimentos.
Outro ponto sobre esse perfil é que parte do seu capital pode estar investido em títulos conservadores, para uma reserva de emergência, por exemplo. Afinal, é um perfil que pensa e age de forma estratégica.
Perfil de investidor moderado
O investidor moderado é o equilíbrio entre os dois anteriores, pois incorpora características de um perfil conservador e de um perfil arrojado. Esse perfil preza pela segurança, mas tem consciência de que, às vezes, terá que abrir mão dela para ganhar mais.
Dessa forma, haverá situações em que o investidor moderado vai se arriscar mais e momentos em que será mais conservador, preservando seus pequenos ganhos. É um perfil que quer fazer o patrimônio crescer e tem mais confiança em seu conhecimento para arriscar quando for preciso.
Os perfis moderado e arrojado são os que mais se interessam por investimentos no exterior. Se você se enquadra em um desses dois e quer começar a investir em títulos de empresas estrangeiras, veja como a Remessa Online pode ajudar!