Personal shopper é uma profissão que oferece consultorias importantes para quem deseja ter compras com ótimo custo-benefício nos EUA. Saiba mais!
O mercado está em constante evolução e a todo tempo surgem novas tendências que moldam as profissões do futuro. Exemplo desse cenário é o personal shopper, uma profissão que existe há algum tempo nos Estados Unidos e que promete crescer no Brasil.
Nesse sentido, esse profissional presta serviços tanto para pessoas físicas quanto jurídicas durante o processo de compras de produtos — com base nas preferências dos clientes, tendências do mercado e equilíbrio entre custo e benefício.
Se você deseja entender mais sobre o assunto, nós vamos ajudar! Continue a leitura deste post e confira o que é o personal shopper, o que o profissional faz, quais as características e como contratar essa consultoria nos EUA.
O que é o personal shopper?
O personal shopper é um profissional que presta consultoria em compras, ou seja, realiza e otimiza as compras dos clientes. Sendo assim, ele entende os gostos e objetivos do cliente, faz pesquisas para encontrar melhores oportunidades e efetiva as compras.
Em outras palavras, um personal shopper é contratado para comprar produtos seguindo critérios individualizados. Uma função que está ganhando cada vez mais espaço nos Estados Unidos e proporciona maior comodidade e praticidade para os clientes.
O que esse profissional faz nos EUA?
O mercado estadunidense é reconhecido pela grande variedade de marcas, produtos e estabelecimentos. Além disso, é onde a maioria das novidades surge, principalmente em relação aos produtos tecnológicos, moda e diversos outros segmentos.
Em vista disso, ir às compras é algo que requer tempo e pesquisa, para encontrar boas condições de compra e adquirir o que precisa. Nesse momento, o personal shopper é ideal e contribui para preservar o tempo e adquirir os produtos de forma inteligente.
Sendo assim, o shopper faz uma reunião com o cliente para conhecer suas necessidades, assim procura as melhores condições no mercado — o que pode ser tanto em lojas físicas quanto virtuais, e também envolve a busca por promoções em shoppings e outlets.
O personal shopper também pode ser contratado por pessoas que desejam comprar produtos nos Estados Unidos e não residem no país. Por exemplo, se você quiser comprar um produto nos EUA, basta contratar o profissional para fazer a aquisição da melhor forma e enviar ao Brasil.
Por que contratar um personal shopper?
A consultoria e apoio oferecido por um personal shopper é importante para quem deseja ter compras precisas e otimizadas. Por esse motivo, os serviços desse profissional se encaixam perfeitamente para pessoas que têm uma rotina corrida e precisam realizar compras específicas.
Sobretudo, a contratação também é vantajosa para estrangeiros que desejam comprar produtos nos EUA com maior segurança. Afinal, ele avalia presencialmente os itens no mercado americano, seleciona as melhores condições e envia para o país de destino.
Além disso, veja a seguir outros motivos para contratar um personal shopper!
Economia de tempo
Uma das maiores vantagens de contratar um personal shopper é a economia de tempo para realizar compras. O profissional vai em busca dos produtos e realiza todas as pesquisas para encontrar condições atrativas, sem o cliente ter qualquer esforço ou deslocamento.
Por isso, é a oportunidade ideal para pessoas que passam por uma rotina repleta de compromissos e nem sempre tem tempo para ir a uma loja. Desse modo, é possível ter os produtos que precisa, pagando preços justos e sem perder tempo.
Compras com melhor custo-benefício
Para preservar o orçamento pessoal, a melhor estratégia é procurar condições atrativas e ter os produtos sem gastar muito. Entretanto, encontrar bons preços requer pesquisas em diversos estabelecimentos, o que exige tempo e paciência.
Com o apoio de um personal shopper, o acesso a essas condições atrativas é prático e mais rápido, pois o profissional tem expertise no assunto. Assim, o cliente tem a tranquilidade de adquirir os produtos com um ótimo custo-benefício, sem dores de cabeça.
Facilidade para encontrar inovações
Como você viu até aqui, o personal shopper atua como um consultor de produtos, indicando as melhores inovações do mercado. Diante disso, o cliente tem facilidade para comprar produtos que são considerados de ponta, ou seja, na versão mais atualizada.
O apoio desse profissional é essencial para evitar gastos desnecessários e garantir a qualidade dos produtos adquiridos.
Quanto ganha um profissional shopper?
O personal shopper recebe por comissões em cada serviço e consultoria realizada, que pode ser tanto por item ou por serviço prestado. Sendo assim, cada negociação é conduzida de uma forma, para oferecer condições compatíveis com cada perfil de cliente.
Assim, os valores podem variar entre uma taxa fixa para os serviços de consultoria e compra, ou uma pequena comissão a cada produto comprado. Fretes e encargos também são pagos pelos clientes, principalmente em situações de envio internacional.
Como funciona a consultoria do personal shopper?
O trabalho de um personal shopper não se limita a ir às lojas e procurar os produtos que o cliente deseja, mas oferece uma consultoria completa. Antes de ir às compras, o profissional realiza alguns procedimentos, para entender exatamente quais são as necessidades do cliente.
Esse processo é crucial para a realização de compras precisas e que vão garantir a satisfação do cliente. Afinal, na maioria das situações, o shopper vai até a loja para comprar os produtos sem a presença do cliente, por isso, entender tudo sobre perfil é muito importante.
Saiba quais as principais etapas do trabalho de um personal shopper!
Reunião
O primeiro passo é a realização de uma reunião com o cliente seja presencialmente ou em meio virtual. Nessa ocasião, o shopper e o cliente avaliam todas as preferências, estabelecem o orçamento máximo e todas as particularidades desejadas pelo contratante.
Planejamento
Após levantar todas as informações e definir o orçamento com o cliente, o personal shopper realiza o planejamento e define a lista de produtos. Com tudo pronto, o planejamento é apresentado ao cliente, para possíveis correções e acerto final.
Compras e entrega
Com todas as informações definidas e aprovadas, o personal shopper vai aos locais para fazer as compras. Por conhecer bem o mercado, acaba encontrando condições exclusivas e descontos para cada item da lista. Após a aquisição, o próprio personal organiza a entrega dos produtos — seja no país ou no exterior.
Quais as áreas de atuação do personal shopper?
O personal shopper é um profissional que atua em diferentes áreas, prestando serviços para pessoas físicas e jurídicas. São profissionais que dominam as estratégias de mercado e estão aptos para oferecer consultoria em produtos de todos os segmentos.
Uma das áreas de atuação mais comuns do são as compras internacionais. Além disso, também atuam em consultorias em empresas.
Como contratar um personal shopper com segurança?
A contratação de um personal shopper acontece principalmente por meio dos perfis nas redes sociais e profissionais. Principalmente, para pessoas que desejam comprar produtos nos Estados Unidos e receber no Brasil, com o apoio e intermediação do profissional.
Dessa maneira, para contratar o profissional faça uma pesquisa na internet a fim de encontrar os perfis e entrar em contato. É importante avaliar a experiência e reputação do shopper, para ter confiabilidade e contratar serviços com segurança.
E para garantir a contratação de um profissional qualificado é importante tomar os seguintes cuidados:
- avalie a experiência de outros clientes;
- pesquise os comentários sobre os serviços do profissional;
- avalie a segurança nos canais de pagamento;
- pesquise sobre o perfil do personal shopper;
- avalie as redes sociais com cuidado;
- contrate um personal shopper especialista nos produtos que deseja comprar;
- verifique se o profissional tem experiência em importar e exportar.
Como pode notar, o personal shopper é uma profissão moderna e que oferece consultorias extremamente úteis. Além de otimizar o tempo dos clientes, contribui para ter itens de qualidade, de acordo com as preferências e facilidade para encontrar melhores condições.
Gostou do post? Não perca tempo e siga nossas páginas das redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube!
Resumindo
Trata-se de um profissional que presta consultoria em compras, ou seja, planeja, realiza e otimiza as aquisições dos clientes. O shopper estuda os gostos e objetivos da pessoa, faz pesquisas para encontrar melhores oportunidades, efetiva e entrega as compras.
A contratação de um personal shopper é vantajosa em diversos sentidos, principalmente para quem deseja comprar produtos nos EUA. O profissional procura por condições atrativas e contribui para economizar sem abrir mão da qualidade.
Os principais motivos são:
economia de tempo;
compras com melhor custo-benefício;
facilidade para encontrar inovações;
consultoria de produtos;
opinião profissional.