Pesquisa de palavras-chave para blog: guia simples e rápido

Uma boa pesquisa de palavras-chave fará total diferença para alcançar seu público e ter sucesso na estratégia do seu blog. Confira!

Sem dúvidas, realizar uma boa pesquisa de palavras-chave é essencial para o sucesso do seu blog. Assim, você conseguirá fazer com que seus conteúdos alcancem um público maior.

Portanto, antes de decidir as palavras foco dos seus artigos, faça um estudo apurado de modo a entender quais são os termos capazes de atrair uma audiência qualificada para seu blog.

Pensando na importância do uso das palavras-chave no desenvolvimento do seu site, preparamos este conteúdo. Aqui, você terá acesso a diversas informações importantes para fazer a pesquisa ideal desses termos. Continue a leitura!

O que são palavras-chave

As palavras-chave são termos que resumem o conteúdo de determinado texto.

Por exemplo, o usuário, a partir de uma determinada dúvida, se direciona aos buscadores de pesquisa, em que usará termos para encontrar um conteúdo que atenda às suas expectativas.

Assim, para que esse processo traga os resultados esperados, as palavras pesquisadas se tornam mecanismos para que os motores de busca encontrem conteúdos relacionados ao problema apontado pelo usuário.

Contudo, as palavras-chave são ferramentas necessárias para o público localizar conteúdos relevantes e capazes de sanar suas dores.

Importância de realizar a pesquisa de palavras-chave

A pesquisa para encontrar os termos certos é essencial, pois é possível identificar palavras relevantes para atingir a persona.

E, para definir esses termos de forma acertada, é primordial que saiba tudo sobre o público que deseja atrair. Pois, conhecendo seus principais problemas, será possível desenvolver conteúdos para saná-los e, assim, estabelecer uma conexão.

Além disso, o uso de palavras-chave traz inúmeros benefícios para a estratégia de marketing do seu blog. Confira:

  • contribui no aumento do tráfego orgânico: ao realizar uma pesquisa prévia, é possível utilizar os termos mais procurados pelo seu público-alvo, aumentando seu tráfego de forma orgânica;
  • aumenta as chances de conversão: atrair uma audiência maior e qualificada fará com que suas chances de conversão sejam maiores;
  • melhora o ranqueamento nos motores de pesquisa: com uma análise bem feita, é possível optar por termos relevantes, mas com baixa concorrência. Tal ação contribuirá para que fique nas primeiras posições dos mecanismos de busca;
  • eleva a autoridade da organização: como resultado do tópico anterior, se manter nas primeiras colocações fará com que seja reconhecido como autoridade no mercado.

Tipos de palavras-chave

Outro fator significativo quando o assunto é a pesquisa de palavras-chave é entender seus tipos. Afinal, saber as diferenças é essencial na hora de colocar as estratégias em ação.

Confira, abaixo, os principais tipos de palavras-chave!

1. Head tail

Tratam-se de termos genéricos e com grande volume de buscas. Por exemplo, entre as expressões mais buscadas nesse tipo de palavras-chave está “marketing”.

O uso das head tail é essencial para aumentar o tráfego no seu blog. Porém, é preciso ter em mente que o conteúdo deve ser relevante, pois alcançar boas posições nos motores de busca com esses termos não é uma tarefa simples. Afinal, a concorrência é altíssima.

Algumas das principais características das head tail são:

  • grande concorrência;
  • volume de tráfego maior;
  • audiência menos qualificada, pois o termo é não é específico;
  • necessidade de conteúdos completos e relevantes, pois é preciso se destacar da concorrência para ter sucesso.

2. Long tail

Também conhecidas como palavras-chave de cauda longa, as long tail são específicas. Assim, como resultado dessa ação, as chances de atrair a persona são maiores.

É interessante usar essa estratégia quando a conversão do seu blog está baixa. Por exemplo, você recebe 1000 visitas por dia, porém, apenas 5 realizam a ação esperada. 

Nesse sentido, o ideal é utilizar termos específicos, pois, mesmo que a audiência diminua, as chances de conversão serão elevadas, considerando que o público encontrará o que procura.

Algumas das principais características das long tail são:

  • menor tráfego;
  • audiência qualificada;
  • conteúdos com temas específicos;
  • textos que visam resolver dúvidas de forma rápida.

5 principais ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Existem diversas ferramentas que podem contribuir em uma boa pesquisa de palavras-chave para seu blog. A seguir, selecionamos as principais delas. Confira!

1. Google Trends

O Google Trends permitirá que fique por dentro das maiores tendências, ou seja, dos assuntos mais pesquisados do momento.

Com a ferramenta, você poderá pesquisar por um tema e analisar como está o interesse do público em relação a ele. Além disso, é possível fazer uma avaliação específica, por exemplo, verificando os resultados sobre o local do público.

Ter a noção de que determinado assunto está sendo comentado e procurado é primordial para alavancar resultados do seu blog. Portanto, sempre faça pesquisas antes de definir as suas palavras-chave.

2. Semrush

No Semrush, é possível verificar várias informações sobre as palavras pesquisadas e ter acesso a diversos termos relacionados.

Outro ponto é que a ferramenta permite a identificação dos seus principais concorrentes, possibilitando analisar quais são as expressões mais usadas por eles.

3. Keyword Planner

Outra ferramenta disponível para pesquisa de palavras-chave é a Keyword Planner. Trata-se de uma ferramenta gratuita do Google Ads.

Ela disponibiliza diversas sugestões de termos relacionados ao digitado na opção de busca da solução.

4. Keywordtool

Sendo uma ferramenta simples de utilizar, ela disponibiliza diversas sugestões de palavras-chave para ter sucesso nos conteúdos do seu blog.

Além de ser prática de usar, a Keywordtool não tem anúncios, facilitando a navegação.

5. Ubersuggest

A Ubersuggest disponibiliza diversas sugestões de palavras-chave. Para isso, ela utiliza o termo aplicado inicialmente na sua busca.

Lembre-se que essas são apenas algumas das inúmeras ferramentas do mercado que podem contribuir em uma boa pesquisa de palavras-chave!

Passo a passo para fazer uma pesquisa de palavras-chave

Agora que aprendeu a parte teórica, é preciso entender como colocar as informações em prática. Portanto, pensando nisso, selecionamos um passo a passo para te auxiliar nessa missão. Veja!

Defina um tema

Primeiramente, é necessário definir quais são seus objetivos. Para isso, pense nos serviços que sua empresa oferece, pois, isso poderá te guiar durante o processo de definição das palavras-chave.

Por exemplo, caso atue em uma empresa que preste serviços de tecnologia, busque termos que estejam fazendo sucesso no mercado, como cloud computing e big data.

Escolha as melhores ferramentas

A partir da escolha do tema geral, verifique as melhores ferramentas para começar a identificar as oportunidades de desenvolvimento dos conteúdos do seu blog.

Selecione as melhores oportunidades

Por fim, é preciso avaliar o que encontrou no passo anterior. Para facilitar, anote os melhores resultados e oportunidades para produzir seus conteúdos.

Lembre-se que na hora de fazer a pesquisa de palavras-chave é preciso identificar os objetivos do seu negócio. Por exemplo, caso esteja em busca de audiência, valerá a pena optar por termos head tail. Porém, se deseja aumentar a conversão, as long tail são as opções ideias!

Conclusão

Aproveite todas as informações do texto para alavancar os resultados do seu blog. Afinal, com uma boa pesquisa de palavras-chave, sua empresa conseguirá atrair o público certo e, assim, aumentar o número de conversões.

Agora, para ter acesso a mais conteúdos sobre o tema, siga a Remessa nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn.

Resumindo

Como pesquisar palavras-chave?

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar nesse processo. Algumas delas são: 

Semrush;
Keywordtool;
Übersuggest;
Google Trends;
Keyword Planner.

Como achar uma boa palavra-chave?


– defina um tema;
– escolha as melhores ferramentas;
– selecione as melhores oportunidades.

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